Porque o horário de Cuiabá é diferente?

Perguntado por: omartins . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

Como a Terra gira de oeste para leste, partindo de um determinado fuso, a cada 15° que nos movemos para oeste o horário local aumenta em uma hora. De modo semelhante, a cada 15° que nos movemos para leste o horário local é reduzido em uma hora.

Desde 30 de outubro de 2013 seis estados usam dois fusos horários dentre suas fronteiras: Amazonas; Espírito Santo; Pernambuco; Rio Grande do Norte (e extraoficialmente Mato Grosso e Mato Grosso do Sul).

Os fusos horários existem em razão da forma esférica da Terra e pelo movimento de rotação que a mesma realiza, além, é claro, do interesse do homem. O movimento de rotação corresponde ao giro que a Terra executa em torno de si mesma.

O Brasil está oficialmente inserido em quatro fusos horários. O principal e oficial é o horário de Brasília, três horas atrasado em relação a Greenwich. Existem quatro fusos horários no Brasil, que são GMT -2, GMT -3 (conhecido como horário de Brasília, que é a hora oficial do país), GMT -4 e GMT -5.

Nascer do sol, pôr do sol, duração do dia e hora solar de Mato Grosso

  • Nascer do sol: 05:54.
  • Pôr do sol: 17:27.
  • Duração do dia: 11h 34min.
  • Meio-dia solar: 11:40.
  • A hora local em Mato Grosso está 20 minutos atrás da hora solar aparente.

O horário oficial é o de Brasília
Os fusos horários no Brasil são divididos em quatro por causa da sua grande extensão (Leste-Oeste). Todos esses fusos estão atrasados em relação às regiões que estão localizadas a Leste, incluindo o Meridiano de Greenwich.

-3 horas

A maior área do país se encontra sob o fuso horário de -3 horas (GMT-3), registrado como o horário oficial de Brasília, contemplando dentro dessa faixa os estados de Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, o Distrito Federal, Goiás, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, ...

Os estados com duas horas a menos que o horário de Brasília são Amazonas, Rondônia e Roraima.

Porque o Acre tem duas horas a menos
O Decreto 2.784 de 1913 estipulou que o Acre e a extremidade ocidental do Amazonas fariam parte do fuso horário UTC-5, calculado em cinco horas a menos que a hora no Meridiano de Greenwich, ou duas horas a menos que o Rio de Janeiro.

Porque Brasilia pertence ao segundo fuso horario ou seja o mais importante. O segundo fuso horário brasileiro abrange mais de 50% do território nacional, inclusive a capital federal. Porque Brasilia é a capital do brasil, portanto a cidade mais desenvolvida e importante do país.

É o primeiro país do mundo a mudar de ano, na ilha de Kiritimati, devido ao fuso horário, de modo que a República de Quiribáti é o país mais adiantado em questão de horário.

O país que possui o maior número de fusos horários do mundo é a Rússia.

Como a Terra gira no sentido oeste-leste, a cada 15º, partindo de Greenwich para o leste, as horas aumentam e para o oeste, diminuem.

3º Fuso – quatro horas de atraso em relação a Greenwich – envolvia a metade oeste do estado do Pará, além de Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e a maior parte do Amazonas.

Fuso 1

Fuso 1 (-2 GMT): A 30°O do Meridiano de Greenwich, surge o primeiro fuso brasileiro, o qual abarca as ilhas oceânicas de Fernando de Noronha e Trindade e Martim Vaz.

Continuar lendo É bom morar em Cuiabá?