Quando o homem começou a contar?

Perguntado por: inogueira . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.4 / 5 8 votos

O número surgiu a partir do momento em que existiu a necessidade de contar objetos e coisas e isso aconteceu há mais de 30.000 anos. Os homens nessa época viviam em cavernas e grutas e não existia a ideia de números, mas eles tinham a necessidade de contar.

O número surgiu da necessidade que as pessoas tinham de contar objetos e coisa. Nos primeiros tempos da humanidade, para contar eram usados os dedos, pedras, os nós de uma corda, marcas num osso... Com o passar do tempo, este sistema foi se aperfeiçoando até dar origem ao número.

Talvez eles indiquem que os homens primitivos já contavam usando marcas. Mas não somente desenhando nas paredes de grutas: também faziam riscos em ossos de animais ou pedaços de madeira.

30 de agosto de 1911

Contagem foi transformada em município em 30 de agosto de 1911, pela Lei nº 556. Antes disso pertenceu à Comarca do Rio das Velhas, distrito do município de Sabará e, em 1901 foi vinculada à Santa Quitéria, atual Esmeraldas.

Contagem não teve fundadores, tiveram sim, muitos trabalhadores, pessoas que vieram em busca de oportunidade. Estes desbravadores construíram e fizeram da cidade de Contagem um dos pólos industriais mais importantes do país.

A contação de história surgiu antes mesmo da escrita, pois, desde o princípio a humanidade sentia a necessidade de repassar, através da oralidade, fatos históricos que faziam parte do passado de cada povo.

Os antigos gregos usavam a clepsidra, um relógio d'água, que consistia de um reservatório de água dotado de um furo. Media-se o tempo que a água levava para passar da vasilha superior para a inferior. Usava-se também a ampulheta, que marcava o tempo pelo escoamento da areia de um compartimento para o outro.

Contagem do Tempo na História. A Contagem do Tempo na História varia de acordo com cada povo e época. Os primeiros povos fizeram seus calendários tendo como referência os ciclos da natureza, suas crenças e seus costumes. Por isso, nem todos os países seguem o mesmo calendário.

6 O Sistema de numeração Indo-Arábico
O primeiro número inventado foi o 1 e ele significava o homem e sua unicidade, o segundo número 2, significava a mulher da família, a dualidade e o número 3 (três) significava muitos, multidão.

Os sistemas de escrita numérica mais antigos que se conhecem são os dos egípcios e dos babilônios, que datam aproximadamente do ano 3500 a.C.. Os egípcio usavam um sistema de agrupamento simples, com base 10.

O mais antigo método de medir a passagem do tempo data justamente dessa antiguidade remota: já em 3500 a.C. o ser humano anotava a passagem do dia e da noite com um relógio solar. A criação do "gnômon" foi uma das mais importantes da hu-manidade, embora menos badalada do que a da roda ou a da televisão.

O zero foi o último número natural a ser criado. Sua origem deveu-se não à necessidade de marcar a inexistência de elementos num conjunto, mas uma concepção posicional da numeração.

Os números inteiros positivos foram os primeiros números trabalhados pela humanidade e eram utilizados para contagem. O conjunto dos números inteiros não negativos recebe o nome de conjunto dos números naturais, sendo ele: ={0,1,2,3,4,5,6…}

Eram caçadores e coletores, o que os fazia nômades, em busca constante de fontes de alimento. Seu modo de vida impunha a existência de um grupo pequeno. Assim que aperfeiçoaram o fabrico de peças para a caça, feitas a partir de pedra e ossos de animais, conseguiram também desenvolver maneiras de resistir ao frio.

Clique aqui e consulte nossas políticas. Agosto será marcado pelas comemorações do aniversário de 111 anos da emancipação política e administrativa de Contagem.

Edificação construída no século XVIII, tradicionalmente conhecida como "Casa do Registro", é considerada a casa mais antiga da cidade e um dos núcleos de origem da antiga "Contagem das Abóboras". A construção simboliza o "posto de registro" instalado na região das por volta de 1716.

O aniversário de 112 anos de Contagem está sendo comemorado, durante todo o mês de agosto, com uma série de entregas à população e atrações culturais pelas oito regiões da cidade, tais como “Festival Gastronômico de Abóboras”, show do cantor João Gomes, Bike Kids, entrega de Unidades Básicas de Saúde, entre outros.

Fazia-se, assim, a “contagem” e cobrança de taxa sobre as mercadorias. Nestes postos, os viajantes, mercadores de escravos e tropeiros eram obrigados a parar e, enquanto as mercadorias eram registradas, aproveitavam para descansar e cuidar dos animais de carga, bem como fazer negócios.