Porque o Hades foi expulso do Olimpo?

Perguntado por: uresende . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.1 / 5 18 votos

O submundo de Hades foi conquistado durante uma luta pela tomada do reino Olimpo, que estava sob o poder de seu pai Cronos. A guerra foi realizada contra a geração de deuses titãs. Juntos, Hades e seus irmãos (Zeus e Poseidon) venceram. Dessa forma, cada um tornou-se responsável por um mundo.

Reside e governa o lugar mais sombrio da Terra, para onde vão as almas dos mortos. Dono de uma personalidade impiedosa, Hades era repugnante, insensível, monstruoso e poucos tinham coragem de pronunciar seu nome. Assim, na mitologia grega ele é considerado o mais temido dos deuses.

Era casado com Perséfone (Cora para os romanos), que raptou do mundo superior, para ter como sua rainha. Este mito ficou muito conhecido como o rapto de Cora . Ele a traiu duas vezes, uma quando teve um caso com a ninfa do Cócito e também quando se apaixonou por Leuce, filha do Oceano.

Sísifo

Sísifo soube enganar a Morte, mas arrumou novas encrencas. Desta vez com Hades, o deus dos mortos, e com Ares, o deus da guerra, que precisava dos préstimos da Morte para consumar as batalhas.

O submundo de Hades foi conquistado durante uma luta pela tomada do reino Olimpo, que estava sob o poder de seu pai Cronos. A guerra foi realizada contra a geração de deuses titãs. Juntos, Hades e seus irmãos (Zeus e Poseidon) venceram. Dessa forma, cada um tornou-se responsável por um mundo.

Os gregos consideravam Zeus o deus supremo e comandante do Universo. Era o deus dos céus, do raio e do trovão. Era considerado pai dos homens e dos deuses. Resgatou seus irmãos, devorados por seu próprio pai, Cronos.

A Titanomaquia, na mitologia grega, foi a guerra entre os titãs, liderados por Cronos, contra os deuses olímpicos, liderados por Zeus, que definiria o domínio do universo.

Irado, Apolo vingou-se matando os Ciclopes a flechadas. Como punição para esse crime, foi expulso temporariamente do Olimpo e enviado à Terra para trabalhar como mortal no reino de Admeto, onde permaneceu até o final do castigo como pastor dos rebanhos do rei.

Acontece que, durante a viagem, Hades acaba sendo atingido em seu coração por uma flecha lançada por Eros. A flecha faria Hades se apaixonar por alguém e, eventualmente, ele cruzou o caminho de Perséfone enquanto ela estava em uma pradaria colhendo flores.

Depois que abandonou o seu reino, Hades foi flechado por um dardo lançado por Eros, filho de Afrodite e conhecido como deus do amor. Pouco depois de ser alvo do dardo de Eros, Hades avistou Perséfone e se apaixonou por ela.

Narciso – alguns estudiosos da mitologia grega associam essa flor ao rapto de Perséfone, que, ao parar para colhê-la, é capturada por Hades. O nome representa “entorpecimento”.

Forçado a escolher entre a sua filha e os deuses, Kratos fica com a segunda opção, matando Perséfone e prendendo Atlas no pilar do mundo e sofrendo, uma vez mais, com a separação – desta vez definitiva.

Perséfone foi a deusa grega da vegetação e da agricultura, conhecida também como esposa de Hades, deus do submundo. Passava parte do ano com Hades e outra parte, com Deméter. Perséfone era deusa da vegetação e da agricultura, conhecida também como senhora do submundo.

O mito de Sísifo fala sobre um personagem da mitologia grega considerado o mais inteligente e esperto dos mortais. Entretanto, ele desafiou e enganou os deuses e, por isso, recebeu um castigo terrível: rolar uma grande pedra montanha acima por toda a eternidade.

3 – Hades e suas amantes
Minta e Leuce eram amantes de Hades.

O verdadeiro fim no inferno de hades
Depois de uma reunião alegre, Zagreus descobre que está vinculado ao submundo e não pode permanecer na superfície. Depois de adoecer, ele é arrastado de volta ao submundo, mas jura procurar sua mãe novamente, porque ainda tem dúvidas.

O Reino de Hades, ou mundo inferior (BR) ou submundo (PT) na mitologia grega, é a terra dos mortos, o local para onde a alma das pessoas se dirigiria após a morte.

Hades era o deus do submundo, para onde iam os mortos, com Cérbero, o cão de três cabeças, sendo seu guardião. No Hades, as almas dos mortos eram julgadas de acordo com suas ações em vida, e aqueles que tiveram boas ações teriam acesso aos Campos Elísios, um lugar de descanso no interior do Hades.

Hades e Perséfone tiveram três filhos: Melinoe, deusa dos fantasmas, pesadelos e da loucura; Zagreu, deus da religião órfica; e Macária, considerada a deusa da morte abençoada.

Zeus foi a principal divindade da religiosidade da Grécia Antiga, sendo o deus dos céus, do raio e do trovão. Era filho de Cronos e Reia, e tornou-se senhor dos homens e dos deuses depois de resgatar seus irmãos do ventre de seu pai e liderar uma guerra contra os titãs. Ficou marcado por ser infiel a sua esposa, Hera.

Hércules

Hércules é o nome desse herói dado pelos romanos, enquanto os gregos o chamavam de Herácles. Ele era um semideus, pois era filho de Zeus e de uma mulher, Alcmena. Foi perseguido por Hera, e, em um acesso de loucura, causado pela deusa, matou sua primeira família.

Continuar lendo Quem destruiu o Olimpo?