Porque o Guarani e Bugre?

Perguntado por: rcavalcante . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

A construção do apelido Bugre foi feita por associação ao nome do time, usado quase como um sinônimo ao índio guarani. Porém, os próprios indígenas não se sentem nem um pouco satisfeitos com a escolha desta alcunha, por considerarem o termo preconceituoso.

[Figurado] Pessoa sem cultura, rude, selvagem e inculta. [Figurado] Quem evita o convívio, preferindo estar sozinho; arisco.

O termo bugre originou-se num movimento herético, na Europa, durante a Idade Média, representando uma força contrária aos preceitos ditados pela ortodoxia da Igreja. Surgiu no século IX, na Bulgária, tendo sido batizado como bogolismo inspirado no nome do padre Bogomil, considerado fundador da seita herética.

A palavra bugre é uma das mais antigas palavras relacionadas a um índio. No dicionário, remete ao tempo de chegada dos europeus ao Brasil, um tempo em que indígenas nem sequer eram considerados humanos, por serem pagãos, “sem alma”.

Francisco Cavalcante

Fazemos um trabalho altamente artesanal — conta Cavalcante. Foi seu pai, Francisco Cavalcante, quem fundou a empresa há 46 anos. O auge da marca ocorreu no início dos anos 1980, quando eram produzidos 60 carros por mês.

Caboclo, mameluco, cariboca ou curiboca é o mestiço de branco com índio. Também era a antiga designação do indígena brasileiro.

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão certas. Devemos privilegiar o uso da palavra buggy para referir uma espécie de veículo e a palavra bugre para referir uma espécie de índio. Contudo, é habitual a utilização das palavras bugre e bugue para indicar um buggy.

Para designar o indivíduo, prefira o termo indígena a índio. Indígena significa "originário, aquele que está ali antes dos outros" e valoriza a diversidade de cada povo.

Os bugreiros, como ficaram conhecidos os indivíduos especializados em atacar e dizimar aldeias inteiras, eram contratados pelos governos imperiais das províncias do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Por vezes, somente meninas indígenas eram “poupadas” e escravizadas.

6. Bugre. Bugre é uma denominação dada a indígenas por serem considerados não cristãos pelos europeus. Meu bisavô era um bugre.

Bugre seria o mesmo que chamar alguém de selvagem. É uma palavra usada no sentido pejorativo, para ofender um indígena. Qualquer um que chama um indígena de bugre está o ofendendo da forma mais desumana”, diz Kellen Natalice Vilharva, 25, outra que se irrita com o apelido do campeão brasileiro de 1978.

A denominação Campo dos Bugres, atribuída ao desbravador Antônio Machado de Souza, foi a primeira a identificar o território de Caxias do Sul. Na tentativa de criar um caminho entre Montenegro e os Campos de Cima da Serra, em 1864, deparou-se com uma grande clareira artificial, no interior da mata percorrida.

A Bugre é a marca mais antiga em produção no país e lançou seu primeiro Buggy em 1970. Após 11 modelos e um projeto, a empresa agora vende o Bugre VII, que tem chassi tubular em duplo “U”. Utilizando componentes novos, o Bugre VII tem motor 1.6 Flex da VW e transmissão manual de cinco marchas.

Pedro Torquato Leite Rocha

Somente em 1.878, chegaram os primeiros povoadores da área onde se plantariam os fundamentos da atual cidade de Barra do Bugres. Naquele ano se instalou Pedro Torquato Leite Rocha, procedente de Cuiabá acompanhado de familiares.

Cafuzos: a miscigenação a partir dos índios com os negros africanos; Mulatos: o resultado da mistura entre os brancos europeus e negros africanos, na época do Brasil Colonial; Mamelucos: mistura de indivíduos brancos com índios.

As nascentes do rio dos Bugres vem da região conhecida como Campo dos Padres, uma área plana de campos de altitude. O campo é recortado abruptamente por um penhasco gigante, onde a queda despenca no cânion do Rio dos Bugres.

“Índio”, portanto, reforça estereótipos preconceituosos, que geralmente retratam os povos indígenas como selvagens, atrasados e preguiçosos. Por outro lado, o termo "indígena” significa "natural do lugar em que vive".

Além do motor de quatro cilindros, o buggy usa o câmbio de seis marchas da moto, mas com trocas por meio de uma alavanca na mão.

Preço médio FIPER$ 76.950.

— No Brasil, temos uma variação de pele índigena: na região Centro-Oeste, há um predomínio do mameluco, isso é, de um tom de pele meio amarelado, para quem são indicados tons de rosa e bronze. Já os índios do Norte têm a pele mais escura ou avermelhada, que fica melhor com tons de vermelho escuros e dourados.

A população brasileira foi formada, basicamente, por três grupos distintos: os negros, os índios e os brancos europeus. Os índios formam os agrupamentos descendentes daqueles que aqui habitavam antes do período do descobrimento efetuado pelos portugueses.