Porque o GLP não explode?

Perguntado por: ucampos . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

Os botijões grandes têm uma válvula de segurança que impedem a sua explosão. Quando há alguma explosão o que realmente ocorre é a explosão causada pelo acúmulo de gás dentro da casa, que vazou por algum defeito técnico.

O GLP não é venenoso, mas é asfixiante. Por ser mais pesado que o ar, quando há vazamento de GLP, num local fechado, este vai se acumulando ao nível do chão e expulsa gradualmente o oxigênio do ambiente, causando asfixia em quem permanecer ali. Logo, botijão com vazamento precisa ser removido para um local aberto.

Quando uma tubulação se rompe ou por outras razões, pode haver um vazamento de gás significativo. Nesse caso, uma grande quantidade de gás passa de um ambiente de alta pressão para um ambiente de baixa pressão, gerando um processo de expansão e uma reação chamada de endotérmica, que provoca o congelamento do material.

A maneira mais comum de detectar um grande vazamento é pelo cheiro do gás, que pode ser tóxico quando armazenado em locais sem saída de ar. Por ser mais pesado que o ar, ele se espalha pelo piso, e qualquer contato com energia elétrica ou fogo pode causar chamas, que queimam o GLP do ar e não o botijão de aço.

Quanto à explosão, ela pode ser causada por:
Há a convergência simultânea de oxigênio (ar), um material inflamável - que nesse caso é o gás -, e uma fonte de ignição em um raio em particular, fazem com que a temperatura e pressão aumentem.

“A mistura GÁS LP (propano mais butano) face às suas características expostas é transportada em dutos no estado líquido. Portanto, um vazamento de GÁS LP líquido representa um risco muito maior do que um vazamento em forma de vapor, pois a massa vazada será maior, face à taxa de expansão na mudança de fase.”

Gases liquefeitos na fase líquida devem sempre ser considerados como um fator de risco, ou seja, há probabilidade de um incidente acontecer. Tratando-se de gases inflamáveis, o perigo é geralmente maior, porém controlável.

Muitas pessoas imaginam que ao deixar o recipiente na posição horizontal é possível aproveitar o finalzinho do gás e continuar cozinhando. Não faça isso! Além de não cumprir a finalidade (render mais), quando o vasilhame é deitado o GLP pode vazar pela mangueira e danificar o regulador de pressão.

Os recipientes de GLP, cheios ou vazios, não podem ser colocados perto de portas, escadas ou locais normalmente destinados ao livre trânsito de pedestres ou veículos.

Fazemos parte do seu dia a dia, seja na cozinha de sua casa ou nos produtos que você usa. O Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), também conhecido como “gás de cozinha” ou “gás de botijão”, é um combustível destinado principalmente para uso doméstico e industrial.

A importação de Gás Natural Liquefeito (GNL) deixou de ser esporádica no Brasil e passou a ser sistemática, por ser o combustível uma necessidade para o suprimento das usinas térmicas.

A formação do gelo acelera drasticamente o processo de nucleação, o que acaba por expulsar todo o gás carbônico da bebida. Além de haver a perda do gás, o sabor e a textura do produto são completamente alterados, pois há perda de inúmeros outros compostos que formam a bebida como a conhecemos.

Solução: Compre outro botijão. 2) Tipo 2 de congelamento: Seu consumo/hora (vazão) está maior do que a capacidade de vazão do cilindro. Solução: Adicione + cilindro(s) e abra-os simultaneamente, ou troque seu cilindro por um cilindro maior. Assim você terá + "vazão".

natural. Geralmente isso acontece no inverno, devido a. temperatura baixa que dificulta o processo de calor. necessário para o botijão de gás funcionar.

Os botijões devem ser guardados em locais limpos, ventilados, livres de óleo e graxa, protegidos contra chuva, sol, e outras fontes de calor; 3. Botijões de gás domésticos não devem ficar juntos do fogão.

Os botijões deverão ser armazenados em locais ventilados, para que, em caso de vazamento, o gás de dissipe rapidamente; Não deverão ficar em compartimentos fechados como armários, gabinetes, vãos de escada, porões, entre outros; Deverão ficar distantes do fogo (no mínimo 80cm);