Porque o gelo flutua na superfície da lagoa?

Perguntado por: aguedes9 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

Por ser menos denso, o gelo flutua na superfície da água líquida, como podemos ver em um iceberg ou nos cubos de gelo em um copo de chá gelado. Nos lagos e lagoas, uma camada de gelo se forma na superfície da água líquida, criando uma barreira isolante que impede que as plantas e animais do lago congelem.

Isso se dá em razão do tipo de força intermolecular que existe entre as moléculas de água, que é a ligação de hidrogênio.

O gelo é menos denso do que a água líquida, pois as moléculas da água em estado gasoso estão mais afastadas do que quando se encontram em estado líquido.

Em geral, a ponta do iceberg corresponde a menos de 10% do volume total do mesmo. O gelo tem uma densidade ligeiramente menor do que a água, próxima do ponto de fusão da mesma. Assim, os icebergs flutuam devido à menor densidade do gelo.

Se ele tiver uma densidade maior do que a da água, irá afundar; se a densidade for menor, irá boiar. Simples assim! Por isso dizemos que a densidade é relativa à densidade da água.

As forças que atuam no corpo são o seu peso mg, exercido pela Terra, e o empuxo E, devido ao líquido. O corpo flutua porque o módulo do empuxo é igual ao módulo do seu peso.

A boia consegue flutuar porque tem peso menor do que a força que a água exerce sobre ela. Essa força chama-se empuxo.

Esse fluido é o mel, tratando-se do líquido mais denso de todos os que foram analisados. A água trata-se do segundo líquido mais denso dos analisados, sendo mais pesada do que o azeite e álcool etílico, e mais leve do que o mel.

Solidificação Mudança de estado líquido para o estado sólido provocado pelo arrefecimento ou resfriamento. Além disso, o "Ponto de Solidificação" da água é de 0ºC. O exemplo mais visível são os cubos de água que colocamos no refrigerador para fazer os cubos de gelo.

O gelo funciona como um isolante térmico porque o seu calor específico (2,03 J/g . ºC) é menor que o da água (4,18 J/g . ºC). É por isso que os esquimós usam o gelo na construção de iglus.

O que é tensão superficial? Trata-se da formação de uma fina película sob um líquido devido à desigualdade de atrações entre as moléculas que o compõe. Esse fenômeno ocorre de maneira mais acentuada nos líquidos que possuem forças intermoleculares intensas, como a água.

É a alta pressão que impede o congelamento desse líquido. Então, não tem jeito: por mais grossa que seja a camada de gelo da superfície, a água no fundo dos oceanos não congela mesmo!

Para manter por mais tempo o congelamento, deve-se tentar minimizar as trocas térmicas usando isolantes fechados, ao abrigo da luz (que carrega energia da irradiação solar e de outros corpos quentes), e, em último caso, reduzindo a pressão no recipiente que contém o gelo (quando isso é possível).

O gelo flutua na água, porque sua densidade é menor do que a da água líquida em temperatura ambiente. A água ao congelar, expande seu volume em cerca de 10% (razão pela qual, em regiões muito frias, pode até arrebentar encanamentos, ocasionando grandes transtornos).

Eles são derivados de geleiras ou plataformas de gelo, sendo, por essa razão, compostos por água doce. Uma pequena porção da estrutura dos icebergs se encontra acima do nível do mar, ao passo que a maior parte de sua massa fica submersa, representando assim um grande perigo para navios e outras embarcações.

Pesquisadores acreditam que a profundidade do iceberg seja de 150 metros abaixo do nível do oceano. O iceberg tem sido chamado de A81. Atualmente, é a segunda maior plataforma de gelo flutuando pelo oceano.

No texto Por que o gelo flutua na água?, explicou-se que a densidade do gelo é menor que a da água, pois à medida que vão se congelando, as moléculas de água formam ligações de hidrogênio entre si, que resultam em uma disposição tridimensional com espaços vazios.

Como a água é mais densa, ela ficará na parte inferior e a gasolina na parte superior.

As pessoas conseguem boiar na água porque, embora algumas partes do nosso corpo – os ossos, por exemplo – sejam um pouco mais densas que a água, outras partes, como as gorduras, são menos densas.