Porque o gelo cresce?

Perguntado por: ualves . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 7 votos

No estado líquido, as moléculas estão mais afastadas umas das outras, mas à medida que vão congelando, as moléculas se aproximam mais e formam mais ligações de hidrogênio, adquirindo uma organização específica (hexagonal) com espaços vazios. Esses espaços são os responsáveis pela expansão da água.

O gelo flutua na água, porque sua densidade é menor do que a da água líquida em temperatura ambiente. A água ao congelar, expande seu volume em cerca de 10% (razão pela qual, em regiões muito frias, pode até arrebentar encanamentos, ocasionando grandes transtornos).

Solidificação: passagem de uma substância do estado líquido para o sólido. Para que ocorra, é necessário que a substância perca calor. Quando a água no estado líquido forma o gelo no freezer, por exemplo, estamos observando a solidificação.

É a alta pressão que impede o congelamento desse líquido. Então, não tem jeito: por mais grossa que seja a camada de gelo da superfície, a água no fundo dos oceanos não congela mesmo!

Isso faz com que a densidade do gelo seja menor que a da água líquida. A densidade da água no estado líquido é 1,0 g/cm3, enquanto a do gelo é 0,92 g/cm3.

Solidificação: passagem da fase líquida para a sólida. Exemplo: água líquida colocada no congelador para formar gelo. Condensação: passagem da fase gasosa para a líquida.

Ao ganhar calor, um corpo tem sua temperatura aumentada e vice-versa. Um cubo gelo colocado em um copo de água derrete porque ganha calor da água no copo. Essa água, ao final, fica mais fria porque perdeu calor para o gelo.

Isso porque a temperatura do gelo começa a aumentar, passando de -5 ºC para -4 ºC, depois para -3 ºC e assim por diante até chegar em 0 ºC. Essa é a temperatura em que o gelo começa a derreter. Portanto, podemos dizer que o ponto de fusão ou temperatura de fusão do gelo é igual a 0ºC (ao nível do mar).

Parece irônico, mas o gelo feito de água quente é mais resistente do que o com água fria, pois ele congela de forma mais compacta, logo, dura mais tempo.

Pykrete

O gelo eterno, chamado Pykrete, não tem sua composição alterada, então continuam sendo dois elementos no estado sólido e de forma independente, mas que, unidos, formam o chamado compósito.

pykrete

Mesmo que o material não seja adequado para fazer um porta-aviões ou construir enormes domos para turistas, é fato que o pykrete é bem mais resistente que o gelo comum. Por isso, fazer o "gelo inquebrável" em casa pode ser uma boa ideia: dá para colocá-lo no cooler e gelar sua cerveja por mais tempo.

Na estrutura do gelo, 2 pares de elétrons dos átomos de O estabelecem ligações covalentes com átomos de H, constituindo as moléculas de água de comprimento de ligação médio 1,001A.

O iceberg flutua porque o gelo possui uma densidade menor que a água do mar, sua parte visível (acima da água) é de apenas 10% do seu volume total.

Esse fluido é o mel, tratando-se do líquido mais denso de todos os que foram analisados.

Na verdade, congela, sim. O Oceano Ártico e o Antártico variam a extensão de mar congelado todo ano. Entre o auge do verão e o auge do inverno, a área congelada do Oceano Antártico cresce de 2 milhões de km² para até 20 milhões de km². O mesmo acontece no Ártico, onde o mar congelado varia entre 4 e 15 milhões de km².