Porque o gavião é o símbolo do Corinthians?

Perguntado por: lhipolito . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 3 votos

Segundo o pesquisador do Corinthians Fernando Wanner, a escolha desse animal como símbolo do time deu-se pelo fato dessa ave ser muito comum no campus da USP (Universidade de São Paulo), onde estudava boa parte dos torcedores que fundaram o grupo.

Bem, o gavião é o símbolo de uma das principais torcidas organizadas do Timão, os 'Gaviões da Fiel', o que fez muita gente ligar o ave ao clube paulista.

Conheça o Gavião Carcará, novo mascote do Grêmio Prudente.

História. A Gaviões foi criada em 1969, mas desde 1965 já vinham sendo realizadas reuniões entre torcedores corintianos com o objetivo de criar uma entidade que pudesse não apenas atuar como uma torcida organizada, mas também tivesse atuação na área político-administrativo do Corinthians.

Devido ao espírito de luta e valentia do Timão, que sempre estão presentes em seus jogos, o mascote do Corinthians foi retratado como o Mosqueteiro, assim como o Thomaz havia descrito os jogadores daquela partida.

Chico Malfitani, fundador da Gaviões da Fiel, revela no Bola da Vez: 'Vi a força do povo ao se organizar' Um dos fundadores da Gaviões da Fiél, Chico Malfitani, foi o Bola da Vez desta semana.

Fundado em 2009, o Gavião Kyikatejê é o primeiro time de futebol profissional indígena do Brasil. De Bom Jesus do Tocantins, interior do Pará, a equipe disputa a elite do campeonato estadual pela terceira vez.

Inspirados na tradição do Corinthian Football Club, que tinha São Jorge como padroeiro, os operários do Corinthians Paulista adotaram para o clube o também patrono da Inglaterra. Entre 1955 e 1977, no conhecido jejum de títulos, a capela de são Jorge foi construída no clube.

Atual vencedor da competição, o Palmeiras é o maior campeão da história do Brasileirão, com 11 títulos.

O Coelho, do América-MG, o Fura-Cão, do Athletico, o Galo, do Atlético-MG, o Super-Homem, do Bahia, o Cachorro, do Botafogo, o Touro, do Bragantino, o Mosqueteiro, do Corinthians, o Vovô Coxa, do Coritiba, a Raposa, do Cruzeiro, o Dourado, do Cuiabá, o Urubu, do Flamengo, o Guerreiro, do Fluminense, o Leão, do ...

Para completar a Liga Paulista, chegou o Corinthians, que até então era uma equipe de várzea. O Timão passou a ser o quarto mosqueteiro. Para ser aceito, teve que demonstrar sua garra e vontade, assim como o personagem do romance francês de Alexandre Dumas.

O Mosqueteiro, do Corinthians, é uma das figuras representadas. Na ilustração, o mascote corinthiano aparece de forma monocromática, na cor preta, e com uma robusta armadura.

Corinthians

Gambá: apelido pejorativo dado aos torcedores do Corinthians.

Foi aí que Thomaz Mazzoni, jornalista que trabalhava na Gazeta, apelidou a torcida alvinegra de Fiel Torcida, por conta da fidelidade dos torcedores corinthianos com a pátria brasileira - veja o episódio completo abaixo.

A Gaviões da Fiel, do Corinthians, é a maior torcida organizada do Brasil. Segundo o site oficial da própria torcida, em 2018, eram 115 mil associados.

Golfinhos

Golfinhos: a inteligência na água
Entre todos os animais conhecidos, o golfinho é considerado o mais inteligente. Como esse mamífero possui um cérebro grande e evoluído, ele é capaz de se comunicar com outros da sua espécie.

crocodilo-do-nilo

O crocodilo-do-nilo lidera o ranking com uma mordida que pode chegar a 5000 PSI ou inacreditáveis 2267 kg de força.

sabiá-laranjeira

A ave símbolo do Brasil é o sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris).

Existem duas versões sobre o motivo de São Jorge ser padroeiro do Timão. A primeira é por conta da inspiração do Corinthians, o Corinthian FC. O santo era padroeiro do clube, que tinha residência na Inglaterra. Excursionado pelo Brasil em 1910, o nome e as cores serviram de inspiração para o Time do Povo.

A escolha do urubu como mascote do Flamengo ocorreu como uma forma de enfrentamento às provocações de outros clubes e torcedores, que usavam o termo “urubu” como uma ofensa racista. Os flamenguistas, em vez de se abaterem com o preconceito, adotaram o urubu como símbolo de resistência e orgulho.