Porque o gaúcho fala tu?

Perguntado por: anascimento9 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

Devido à proximidade do espanhol rioplatense, o pronome já circulava na boca do povo da então Província de São Pedro antes das fronteiras do Estado serem como conhecemos hoje. Depois, os italianos que chegaram ao Rio Grande do Sul, por também terem tu em seu idioma materno, incorporaram o “tugaúcho com facilidade.

Sempre que o verbo estiver conjugado na segunda pessoa do singular, deve ser usado Tu. O pronome você, embora também seja segunda pessoa do singular, concorda com verbos conjugados na terceira pessoa. O você, usa a mesma a concordância de ele / ela.

Embora tu e você se refiram à segunda pessoa do discurso, tu pertence à 2. ª e você pertence à 3. ª pessoa gramatical, exigindo as formas verbais e os pronomes respectivos. Mas o rumo evolutivo da língua aponta a supremacia absoluta do você e a retirada de cena de tu/vós.

Apesar de terem a mesma pronúncia e escritas semelhantes, são palavras com significados distintos. com acento (la tilde) refere-se à segunda pessoa do singular, equivalente ao tu e você em português. Já tu sem acento é utilizado para indicar posse, equivalente ao “teu” e “tuaou “seu” e “sua” do português.

Os pronomes pessoais indicam as pessoas do discurso: quem fala (1.ª pessoa: eu, nós), com quem se fala (2.ª pessoa: tu, vós) e de quem se fala (3.ª pessoa: ele/ela, eles/elas).

pronome pessoal de dois géneros
1. Primeira pessoa do singular gramatical, geralmente com funções de sujeito ou de predicativo do sujeito; a minha pessoa.

Significado de "fala tu". O que é fala tu: "Fala tu" é uma gíria que é usada como um cumprimento - Exemplo: " Pessoa 1 -"Oi! Tudo bem?" Pessoa 2 -"Fala tu!

É uma gíria semelhante a "E aí". Forma de cumprimentar alguém.

Como é a preferência por “tu” e “você” pelo Brasil
Belém: “tu” conjugado na segunda pessoa. Maranhão: “tu” conjugado na segunda pessoa. Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Minas Gerais: não falam tu, mas “você”. Demais estados: Usam tanto “tu” como “você”.

Cunha e Cintra (2008) descrevem os pronomes pessoais como as três pessoas gramaticais: (a) primeira pessoa (quem fala) é representada pelos pronomes eu (singular) e nós (plural), (b) segunda pessoa (como quem se fala) é representada pelos pronomes tu (singular) e vós (plural), (c) terceira pessoa (pessoa ou coisa de ...

Na gramática tradicional, o pronome possessivo 'teu' deve ser usado em frases com o pronome pessoal 'tu'. Já o 'seu' associa-se a 'você'. Mas, na oralidade brasileira, é comum haver a associação cruzada. A observância à norma culta acontece basicamente em textos literários.

O uso em referência não é aceite pela norma, porque, depois de preposição, a forma pronominal correspondente a vocês (usada como sujeito) é também vocês. Sendo assim, espera-se que, nas frases em questão, ocorra sempre «de vocês», e não «de vós».

persona-pessoa). Vossa mercê se transformou em vossemecê. De vossemecê se passou a vosmecê e desta forma por intermedio das formas hipotéticas vosm'cê e voscê, se fez você, que ainda se alterou para oeê e finalmente para cê. No Brasil o o de você é fechado e não aberto, como em Por- tugal.

te – com referência à 2ª pessoa singular (pronome pessoal- tu), ligado diretamente aos verbos. ti – com referência à 2ª pessoa singular (pronome pessoal- tu ), sempre junto de preposição (a / para).

Continuar lendo Como gaúcho fala tchê?