Porque o gato rosna pro dono?

Perguntado por: acavalcanti . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

Agora, quando o gato rosna para os humanos também é sinal de que ele está irritado. Pode ser algo que você está fazendo, desde uma brincadeira inconveniente ou até mesmo carinho em uma região que ele não gosta. Por isso, se o seu bichinho começar a rosnar para você, pense no que você pode estar fazendo de errado.

O bichano fica tão excitado com a presença do tutor que pode atacá-lo com força desmedida. Esse tipo de ataque também pode acontecer quando o pet se vê acuado ou se sente inseguro. Nesse caso, os gatilhos mais comuns são a presença de outros animais ou pessoas estranhas e barulhos altos.

É um sinal de que ele está feliz, satisfeito e bem instalado no seu colo, a adorar a atenção recebida -gostando de muita confusão e atenção – ou será mesmo assim? Todos sabemos que os gatos expressam os seus sentimentos ronronando, do mesmo modo que, quando estamos felizes, sorrimos e os cães agitam as suas caudas.

Quais sinais sugerem que o gato está estressado?

  1. urinar fora da caixa de areia;
  2. lamber-se excessivamente;
  3. vocalizar muito;
  4. ficar mais agressivo;
  5. ficar mais isolado, diminuindo a interação com o tutor;
  6. dormir mais que o normal;
  7. ficar sem apetite ou ter problemas intestinais.

Insistir em fazer carinho ou tentar acalmá-lo não irá resolver o problema. Espere seu gato se acalmar sozinho e tente se aproximar quando ele estiver mais calmo. Quando ele voltar ao estado normal, oferecer um petisco pode ser uma boa alternativa.

Gatos são um pouco temperamentais, então podem rosnar por diversos motivos. Normalmente os rosnados são direcionados a outros animais. É um sinal de ameaça, um aviso para que o outro animal em questão não brinque com ele ou não banque o esperto.

Além de medo, algumas outras motivações podem fazer com que seu gato seja bravo ou agressivo. Como predisposição genética, traumas, proteção de território, mudança de ambientes, entre várias outras. De qualquer maneira, um comportamento agressivo pode tornar a convivência com seu gatinho um pouco mais desafiadora.

Medo ou incômodo
Isso porque, apesar de serem habilidosos predadores, os felinos são presas na natureza. Ao serem pegos por alguém no colo, a sensação que eles têm é serem apreendidos por predadores. Isso explica exatamente por que os gatos mordem quando fazemos carinho: podem achar que é uma ameaça.

Deve segurar o gato com firmeza mas com suavidade, nunca deve magoar o seu pet, o que deve fazer é marcá-lo para ele saber que o que está fazendo não é bom. Repita esta ação cada vez que for necessário e tente usar o mesmo tom de voz forte e firme.

Gato mordendo por estresse
Ele costuma viver no próprio ritmo: come quando quer, recebe carinho quando pede e brinca com quem se sente à vontade. Por isso, quando algo perturba essa tranquilidade, causando estresse e ansiedade, o pet pode ficar mais agressivo e morder.

Isso significa que ele se sente completamente confortável e protegido para dormir na posição que deixa sua barriga mais vulnerável. Essa atitude é um grande sinal de confiança do bichano com você!

Local para não fazer carinho
Muitos gatos não gostam de receber carinho na barriga, diferentemente dos cachorros, podendo até se estressar com o ato. Isso ocorre porque a barriga é o local de fraqueza do felino e, quando alguém toca nela, eles sentem que precisam se proteger.

Um fator que explica porque os gatos dormem nos pés das pessoas ou nas outras partes do corpo é o afeto. O seu pet simplesmente gosta de você e procura seu aconchego durante a noite. Mesmo que ainda tenham parte dos instintos selvagens, os bichanos são muito amorosos e gostam demais dos tutores.

Embora os gatos vejam, sintam o cheiro e o toque dos humanos, os felinos podem reconhecer o tutor apenas pela voz! Apesar de o olfato também ser um sensor que identifica o tutor de longe, nesse caso, a audição é o mais importante, pois o olfato dos felinos não é tão potente quanto o dos cachorros.