Porque o gato pisca para o dono?

Perguntado por: emedeiros . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.9 / 5 12 votos

Se você já reparou o seu gato piscando lentamente para você, saiba que isso é um ótimo sinal! Um estudo publicado pela revista Scientific Reports comprovou que quando o gato pisca, ele está, na verdade, sorrindo para você.

Conversámos com os mais experientes encantadores de gatos para conhecermos os seus infalíveis sinais de felicidade.

  • Os 10 sinais inquestionáveis de que o seu gato é o mais feliz do mundo. Alegria a rodos. ...
  • O pequenote ronrona. ...
  • Esfrega o nariz no seu. ...
  • É comunicativo. ...
  • Rebola pelo jardim. ...
  • A cauda está erguida.

Cuidado com áreas sensíveis
Na hora de acariciar o rosto do gatinho, tome cuidado com as bochechas, onde ficam os bigodes dele, já que essa região é bem sensível e desconfortável ao toque. Regiões da barriga e bochechas são proibidas para a maioria dos gatos!

Gato mordendo: pode ser amor
Alguns gatos usam a mordida como uma forma de comunicação amorosa, assim também pode ser a resposta do gato quando ele está recebendo nosso carinho e nos retribui com uma mordida leve como demonstração de afeto.

Confiança: os felinos são muito desconfiados e sabem que a hora do sono é um momento em que estão mais frágeis. Assim, quando o gato dorme com o tutor ele está demonstrando que confia plenamente que nada de ruim vai acontecer, Calor: por fim, os gatos adoram dormir no conforto.

Lambidas entre os felinos são formas de demonstração de afeto muito comuns. Elas ocorrem com mães e filhotes, por exemplo. Os bichanos tendem a repetir esse hábito com os tutores, especialmente quando se sentem seguros e confiantes em um ambiente.

Embora os gatos vejam, sintam o cheiro e o toque dos humanos, os felinos podem reconhecer o tutor apenas pela voz! Apesar de o olfato também ser um sensor que identifica o tutor de longe, nesse caso, a audição é o mais importante, pois o olfato dos felinos não é tão potente quanto o dos cachorros.

Os gatos sorriem de uma forma muito característica: para mostrar a sensação de felicidade, cerram os olhos e usam este gesto tanto com humanos como com outros amigos felinos. Se o seu gato a semicerrar os olhos, devolva o “sorriso”, cerrando os olhos para o fazer entender que compreende.

Como identificar se o gato está triste
Se mesmo acordado o felino parece mais preguiçoso do que o normal, só fica deitado e não brinca, pode ser que se trate de um gato triste.

Muitos gatos não gostam de receber carinho na barriga, diferentemente dos cachorros, podendo até se estressar com o ato. Isso ocorre porque a barriga é o local de fraqueza do felino e, quando alguém toca nela, eles sentem que precisam se proteger.

Basta chegar perto do gato para um breve carinho que ele já mostra as garras e dentes, além de assumir uma postura de ataque ou defesa. Se não há motivos para medo ou estresse que levam a esse comportamento, isso pode ser um indício de que o gato não gosta de você.

12 – 18 anos

Júlia Martinez, do Vida de Bicho, explica que os felinos têm esse hábito tanto para marcar território quanto para demonstrar carinho.

Eles não pedem desculpas não por que são rudes, mas simplesmente porque não é um conceito que eles entendam. Se um gato machuca outro em uma brincadeira, leva uma patada. Se ele se afastar ou deitar no chão não significa que está pedindo desculpa, e sim reagindo a um estimulo negativo que ele quer que pare.

Pode ser usado como uma forma de comunicação tátil e de feromônios entre o gatinho e a mãe. Os gatos têm glândulas odoríferas nas partes macias das patas e, quando amassam, essas glândulas liberam feromônios (mensagens químicas usadas para se comunicar).