Porque o gato gosta de dormir em cima da gente?

Perguntado por: ofarias . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.2 / 5 5 votos

Os gatos são animais territorialistas, que marcam o território com cheiros que não sentimos, chamados feromônios. Muito provavelmente, a cama está cheia desse aroma. Por isso, o gato a considera como algo dele. Sendo assim, ele vai se deitar nela e permitir que você fique lá, o que é um excelente sinal de confiança.

Quando um gato quer estar perto de você o tempo todo, deitando no seu colo ou rodeando um cômodo específico, ele mostra que você precisa de uma limpeza energética. O próprio bichinho quer fazer isso por você, já que ele atua como uma esponja de negatividade, mas é importante não sobrecarregá-lo.

Os gatos percebem o que não conseguimos
Inclusive, as energias que cercam uma pessoa também (seja nós mesmos ou outros). Talvez você já tenha reparado que os gatos gostam de dormir sobre a televisão, o microondas ou o computador. Então, isso é porque eles podem sentir as ondas emitidas pelos dispositivos eletrônicos.

Os gatos escolhem seus tutores
Em geral, quando os gatos tendem a se aproximar de pessoas que não os obrigam a fazer nada, eles associam a presença a algo positivo.

Quando um gato olha para você, é um sinal de que ele se sente calmo e seguro ao seu lado. É também uma maneira de fazer você entender que é importante em sua vida e que ele precisa de você. Portanto, quando seu gato olha para você, você deve se sentir grato porque ele te ama e quer demonstrar isso.

Segundo especialistas, esse comportamento comum à maioria dos gatos tem basicamente duas explicações: é sinal do afeto que une donos e animais, mas também tem origem no instinto territorialista (leia-se “espaçoso” mesmo) dos gatinhos. “Os tutores podem representar um porto seguro para seus bichanos.

Segundo o biólogo e autor do livro “Cat Sense”, os bichanos enxergam os humanos como semelhantes e não mudam o comportamento quando estão perto dos humanos. Diferente dos cachorros, por exemplo, os felinos têm atitudes de comportamento parecidas das que exercem quando estão diante de outros gatos.

Os gatos têm a missão de limpar energeticamente a nossa casa de más energias. O ódio, a inveja, o estresse, o ressentimento, a crítica, etc., com os quais lidamos diariamente nas ruas e em nossos empregos, nós os trazemos para nossas casas e nossos felinos são responsáveis para que essas energias ...

Enquanto o cão é frequentemente mencionado na Bíblia, para o bem ou para o mal, o gato nunca é mencionado. Isto porque os gatos não tinham outra função que não fosse puramente estética, e portanto tinham pouco lugar no mundo pragmático da época.

12 – 18 anos

Se alguém da família tem alergias ou outro problemas de saúde, dormir com gato faz mal. Caso contrário, de modo geral, não há problemas”, afirma o veterinário. Por isso, pode deixar seu peludo subir em sua cama sem medo. O especialista, entretanto, reforça que é necessário atenção para a segurança de ambos os lados.

A sensibilidade dos gatos faz com que eles sejam capazes de absorver energias, assim como um filtro, limpa o que é negativo, como tristezas e angústias, tanto de pessoas como do ambiente que vive. Quando eles dormem, transmutam essa energia as eliminando, por isso são animais que costumam dormir bastante.

Gatos são protetores espirituais por natureza. A explicação do porquê os gatos tiram as vibrações negativas vem de uma enorme energia espiritual e cósmica que carregam naturalmente, como nenhum outro animal é capaz.

Os gatos adoram flores, especialmente as rosas, as margaridas e os lírios. Porém, você deve saber que eles podem cheirá-las, mas não comê-las. Algumas flores são tóxicas e, se ingeridas, podem causar muitos problemas de saúde, ou inclusive matá-los, em muitos casos.

A questão é que, ao contrário do que é intuitivo, esse carinho não deve ser feito na barriga, visto que essa região é extremamente sensível. “Eles sentem como se fosse uma cócega bem grande no local, por isso costumam atacar quando alguém coloca a mão ali”, explica a especialista.

Um gato sente ciúmes de uma pessoa, um objeto, um brinquedo e às vezes até de um cantinho específico da casa. O gato fazendo xixi fora do lugar, miando excessivamente e até arranhando superfícies que antes não arranhava são algumas coisas que ele pode fazer para demonstrar seu descontentamento.

Em sua análise, os pesquisadores perceberam que os bichanos possuem um senso de apego pequeno, muito menor que os cães, por exemplo. Isso significa que eles não se sentem dependentes de seus tutores e, consequentemente, não se incomodam tanto quando estão sozinhos.

Escutando o som, o gato apresentava sinais de reação apenas ao ouvir seu nome, como: levantar a orelha ou a cabeça, concluindo então, que os gatos reconhecem o nome sim. Além disso, através da pesquisa foi possível identificar que os felinos possuem mais facilidade de reconhecer nomes com a letra “i”.

Não é possível estabelecer por quanto tempo um gato lembra do dono. A única certeza é que os felinos amam os tutores e sentem a falta deles. A idade chega para os pets assim como para os humanos!