Porque o gato fica com a barriga inchada?

Perguntado por: amartins . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

O gato com barriga inchada e mole ou dura pode ter diferentes causas, desde um até um gato com gases. O sintoma pode ser ainda um caso de ascite felina (ou barriga d'água), que acontece quando há um acúmulo de líquido na região abdominal como consequência de algum problema de saúde.

O que causa a barriga inchada? A principal causa da barriga inchada é o acúmulo de gases no estômago. É um sintoma temporário que acontece quando uma refeição foi farta demais ou pelo excesso de algum alimento que libera mais gases durante sua digestão.

Qual tratamento pode ser feito nesse caso?

  • praticar atividades físicas;
  • beber muita água diariamente;
  • comer alimentos ricos em fibras e com casca, como a maçã;
  • ingerir mais legumes e verduras;
  • evitar o estresse.

Abdômen inchado: Um gato infestado de vermes tende a ficar com o abdômen bastante inchado, o que popularmente chamamos de "coxinha", pois o tórax fino e a barriga grande lembra a silhueta de uma coxinha. Isso é bastante comum em filhotes cuja mãe não foi vermifugada antes do parto, transmitindo os vermes aos filhotes.

Tratamento. Quando o abscesso em gato é diagnosticado, o profissional irá realizar uma drenagem no nódulo. Após a incisão, o tutor deverá limpar o local todos os dias e utilizar remédios para abscesso em gatos, com produtos recomendados pelo veterinário.

Sinais clínicos

  1. Vômito.
  2. Perda de peso.
  3. Diarreia.
  4. Fezes com sangue.
  5. Letargia.
  6. Diminuição do apetite.

Sintomas de flatulência nos gatos

  1. Dores no estomago ou intestinos, que se forem fortes podem levar o gato a emitir vocalizações de dor.
  2. Zona abdominal mais dura.
  3. Mal estar generalizado.
  4. Perda de apetite.
  5. Queixas do trato gastrointestinal, como vómitos, diarreia e náuseas.

. Fornecer medicação anti-gases (Luftal ou Simeticona gotas), começando 24 horas antes do exame, de 6 em 6 horas. Para animais até 10 kg, fornecer 2 ml e, acima de 10 kg, 3ml, via oral.

Canela e gengibre podem ajudar a limpar o organismo, então aposte em uma xícara de chá para desinchar a barriga antes de ir se deitar. O chá de menta também pode ajudar a aliviar o mal estar no estômago, então lembre-se dessa opção se precisar aliviar o organismo depois do jantar.

Elas podem surgir pela contaminação por vírus, fungos ou bactérias, que trazem vários problemas para o sistema digestivo. Uma das bactérias mais comuns é a Helicobacter pylori, também chamada de H. pylori.

A sensação de barriga inchada, geralmente, está relacionada ao excesso de gases no organismo, provocado pelo consumo de alimentos de digestão mais lenta. Feijão, brócolis, repolho, ervilha, milho e lentilha são alguns deles.

Beba água
Tomar água de forma lenta pode ajudar a liberar o excesso de gases de duas maneiras: Ajuda a digerir qualquer alimento que possa intensificar o problema de gases. Torna o intestino mais forte para realizar as contrações que ajudam na liberação.

Ou seja, se a barriga do seu pet está inchada e com formato arredondado, é um sinal de alerta. Ao notar o gato com barriga inchada e mole, busque ajuda de um veterinário para um diagnóstico e tratamento!

De acordo com estudos, cerca de 70% dos pets possuem a giárdia em seu organismo. Apesar de não ser considerado um problema grave, a giárdia merece atenção por ser uma zoonose. Assim, é um dos vermes de gato que pega em humano. Seus sintomas de verme em gatos costumam ser diarreia, fraqueza e apatia.

- Administrar Luftal Gotas: 1 gota/Kg, no começo do jejum e duas horas antes da realização do exame.

Cetoprofeno ou ketoprofeno: Com a mesma finalidade do Meloxicam, é considerado muito seguro para gatos!