Porque o gás faz barulho?

Perguntado por: vmeireles . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

Isso significa apenas que a válvula está aberta e liberando o gás para entrar em contato com as chamas e você poder cozinhar.

A presença de água no botijão de gás não traz um risco imediato ao uso do produto, já que o botijão é feito de chapas de aço muito resistentes. Contudo, a parte da válvula de segurança pode ser danificada pela água. Saiba mais!

Quando o consumo ultrapassa esse valor, o processo de despressurização do GLP passa a exigir mais calor do que o botijão consegue trocar com o ambiente. Como resultado, a superfície do botijão esfria e dá a impressão de que está suando.

É normal escapar um pouquinho de gás no momento em que o cone-borboleta pressiona a válvula do botijão, antes de estar completamente conectado. A pressão da saída do gás provocará um pequeno chiado. O som deve desaparecer assim que a peça estiver perfeitamente ajustada à válvula do botijão cheio.

Se você sentir cheiro de gás em casa, ATENÇÃO! Vazamento de gás é super perigoso e significa que alguma coisa está errada com o seu fogão. Se você inalar muito o gás, pode ter sérios problemas de saúde e o contato com faíscas pode resultar em uma explosão.

Que riscos oferece um vazamento de gás? Um vazamento de gás pode levar a falta de ar pois a molécula do gás LP é mais pesada que o ar e ocupa o lugar do oxigênio no ambiente, incêndios e até mesmo explosões. A falta de oxigênio pode ocasionar tontura, fadiga, náuseas, dor de cabeça, e respiração irregular.

asfixia: como no exemplo do gás de aquecedor, o vazamento de um botijão de cozinha também causa asfixia, principalmente se a pessoa no local estiver dormindo ou inconsciente por alguma razão; intoxicação: com um vazamento grave, o ar vai se tornando cada vez menos respirável.

Onde Armazenar os Botijões de Gás
Deverão ficar distantes do fogo (no mínimo 80cm);

Nas condições normais, quando não há vazamentos, o seu gás produz fogo de forma segura. Mas se houver um vazamento em um ambiente fechado – como na sua cozinha, por exemplo – o gás se espalha por todo ambiente e apenas uma pequena faísca pode causar incêndios, ou até mesmo explosões.

1- Água quente
Essa é uma das técnicas mais usadas. Basta ferver um pouco de água e jogar no botijão. O nível de gás coincidirá com a parte em que a parede estiver fria quando você encostar a mão. O gás liquefeito do botijão absorve o calor e resfria as paredes dele.

GLP

O GLP tem alto poder calorífico, o que o torna uma fonte de energia bastante econômica, ou seja, a duração do botijão azul da Ultragaz é muito mais prolongada do que as demais marcas.

O ideal é a instalação fora da cozinha, em local coberto e arejado. Instalar o botijão longe de ralos, grelhas ou canaletas de escoamento de água. O gás GLP pesa mais que o ar, assim, em caso de vazamento, o gás pode se infiltrar em seu interior, acumulando-se e explodir.

Mantenha a manutenção do seu fogão em dia, isso pode te ajudar a diminuir o consumo do gás. Pois, o seu fogão pode apresentar entupimentos nas bocas que não mudam a cor da chama ou mesmo vazamentos que podem acabar com o seu gás muito rápido.

som ao acender o fogão: tanto as bocas quanto o forno podem fazer barulho quando ligados por causa da liberação de gás de cozinha, apenas indicando que a válvula está aberta; barulho nas mangueiras: quando o gás de cozinha passa do botijão para o fogão, ele pode fazer um som baixo nas mangueiras.

Isso significa apenas que a válvula está aberta e liberando o gás para entrar em contato com as chamas e você poder cozinhar. Mangueiras: um ruído baixo também pode ser ouvido das mangueiras que fazem a passagem do gás do botijão para os queimadores, por meio do regulador.