Porque o garfo fica do lado esquerdo?

Perguntado por: ecaetano . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 3 votos

Garfos e facas ficam nos lados correspondentes às mãos que vão utilizá-los para cortar, não para comer. O garfo, seguro na mão esquerda, retém a peça que é cortada com a faca segura na mão direita.

Passos

  1. Segure o garfo com a mão esquerda. A maioria dos europeus segura a faca com a mão direita para cortar e mantém o garfo na mão esquerda para comer. ...
  2. Use o garfo com pontas viradas para baixo. Essa é a etiqueta tradicional europeia. ...
  3. Pegue a faca com a mão direita. ...
  4. Coma a sua refeição.

A colher de sopa fica do lado direito, depois da faca, e os garfos à esquerda do prato. Talheres de sobremesa podem ser colocados acima do prato, em sentido horizontal, com a colher e a faca com os cabos voltados para direita e o garfo para esquerda.

Pode empurrar a comida com a faca? – ao contrário do que dizem alguns especialistas, pode sim.

Apoiar os cotovelos na mesa é considerado falta de educação por potenciar a adoção de uma postura incorreta (deselegante e desrespeitosa) à mesa. Por outro lado, ao colocar os cotovelos na mesa, as costelas comprimirão o estômago dificultando a digestão dada a incorreção da postura adotada.

Sempre segure o garfo com a mão esquerda e corte os alimentos tendo a faca na mão direita.

Copos, xícaras e taças
Também seguindo a regra dos femininos e masculinos, os copos ficam à esquerda do prato e as taças à direita. Se a mesa (e a ocasião) for mais informal, use copos de vidro. Se não, use somente taças. Os tamanhos corretos são três e ficam posicionadas da maior para a menor.

Como Comer uma Pizza adequadamente!

  1. Corte e coma com garfo e faca . Esta é a forma mais educada de comer pizza, provavelmente. ...
  2. Dobre uma fatia no meio. Coloque dois lados juntos, de modo a crosta crie uma forma de "U". ...
  3. Retire todos os recheios e coma.

Uma vez que tenhamos terminado um prato e queiramos que nos sirvam o seguinte, será necessário deixar os talheres cruzados sobre o prato. A faca deverá ser colocada de forma transversal sobre o prato, com a serra para baixo, e o garfo perpendicularmente sobre este.

Para cortar a comida, pegue sua faca e segure-a com a mão direita. O dedo indicador deve ficar esticado e descansar perto da base do lado cego, superior da lâmina. Os outros quatro dedos devem envolver o cabo.

O serviço à inglesa direto é semelhante ao serviço à francesa, porém, o garçom apresenta a travessa pelo lado direito e serve pelo lado esquerdo. É muito utilizado em restaurantes com serviços à la carte.

Não só para o jantar como no almoço, as taças de vinhos devem ser dispostas:

  1. À direita do convidado, geralmente com a de vinho branco na ponta direita,
  2. Em seguida fica a taça de vinhos tinto,
  3. E mais à esquerda fica disponível uma taça com água.

A Forma correta
Ambas as formas abaixo estão corretas, visto que a faca está sempre ao lado direito, o garfo sempre ao lado esquerdo, as taças à direita e o guardanapo ou em cima do prato ou ao lado esquerdo.

Posição dos talheres: pode haver descanso de talheres ao lado do prato, mas, muitas vezes os talheres são deixados nos pratos mesmo. Nunca coloque os talheres apoiados no prato com os cabos na mesa, sempre os cabos sobre os pratos.

Ponta da mesa: O líder sempre senta nessa posição, para que consiga ver todas as pessoas e controlar a reunião, com braços cruzados e um ar de superioridade.

Chapéus sujos
Os homens usavam chapéus para evitar que os restos da queima de carvão sujassem os cabelos e o rosto. Quando sentavam-se à mesa, eles tiravam os chapéus para não derramar sujeira ou fuligem sobre a mesa ou o alimento.

Em meio a essa operação tão complexa, os guardanapos servem como itens de decoração, asseio e ornamento, embelezando mesas e auxiliando os convidados a manterem a elegância que a ocasião pede.

Coma com a boca fechada
Ou seja, quando estiver na mesa não fale com a boca cheia e nem gesticule com as mãos enquanto estiver com os talheres. Além disso, sempre que alguém te fizer uma pergunta, solte os talheres que tiver nas mãos e só depois responda.

Comidas no estilo finger food são servidas em pequenas porções, que podem ser consumidas sem o uso de pratos ou talheres — e até mesmo sem a necessidade de sentar-se à mesa. Essa proposta não se limita a apenas os tradicionais lanches de padaria, mas engloba uma versão mini e sofisticada de diferentes receitas.

Quando montarmos um prato, devemos dividi-lo em três partes: - 50% deve ser reservado para os alimentos reguladores: hortaliças A e B (verduras e legumes); - 25% deve ser composto por alimentos construtores: proteínas; - 25% deve conter alimentos energéticos: carboidratos, como a mistura de arroz e feijão.