Porque o galão de água não pode ficar no chão?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.7 / 5 12 votos

Mesmo lacrado, o garrafão pode apresentar vazamentos. No mesmo local onde sai a água, entram microorganismos que podem prejudicar a saúde.

POR QUE ACONTECE? Quando a gente coloca água quente dentro da garrafa, acaba esquentando também o ar que está dentro dela. O ar aquecido contido na garrafa aumenta sua pressão e parte dele escapa e, quando fechamos, o ar que saiu não tem como voltar.

Quando ocorre a exposição à luz, as algas, microrganismos existentes na água mineral, que é retirada direto da fonte, realizam a fotossíntese. Ao realizar esse processo, as algas liberam clorofila, que é o ativo responsável pela coloração verde na água. É por essa razão que a água fica esverdeada.

É muito comum o aparecimento de algas (limo) em água mineral, mesmo fechados e lacrados. Isto pode ocorrer basicamente devido à exposição do produto ao calor ou à luminosidade. As algas são organismos do reino vegetal, presentes naturalmente na microbiótica das águas minerais.

Lugares escuros e com temperaturas mais amenas são ideais para guardar as garrafas. Evite armazenar seus produtos de água na garagem, sob o sol, perto de fumaça de gasolina, pesticidas e outros produtos químicos que poderiam, no mínimo, afetar o cheiro e o gosto do líquido.

Para saber as principais diferenças entre a água mineral de galão, água de filtro ou de purificador, devemos buscar pela qualidade. O primeiro passo, e o mais importante, ao comprar água de galão, é procurar o selo do Inmetro, o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial.

Existem formas adequadas de se armazenar água potável em casa para que sua durabilidade e consequentes efeitos benéficos à saúde sejam obtidos e aproveitados ao máximo.
...
Formas corretas de se armazenar água potável em casa

  1. Evite o sol ou lugares quentes. ...
  2. Mantenha longe de produtos químicos. ...
  3. Dê uma chance ao filtro de barro.

Outro problema relatado por consumidores é quando a água fica verde. Isso acontece quando a garrafa fica exposta ao sol e microorganismos deixam o líquido esverdeado por causa da fotossíntese. O resultado é um gosto amargo caso seja ingerida, explicou o químico Fabricio Martelli.

O que aconteceu? sua volta (pressão atmosférica), e por isso o ar atmosférico empurra a água para o interior do copo, fazendo-a subir. A água ao subir vai comprimir o ar e aumentar novamente a pressão no interior do copo.

A pressão atmosférica, que age em todas as direções aplica uma força através dos furos da garrafa e segura a água dentro. Como essa pressão não age diretamente na parte de cima quando está fechada, a água não cai.

O uso do galão de água vencido pode trazer riscos para sua saúde. Um deles é que o recipiente se desgasta com o tempo, o que favorece a contaminação por microrganismos que podem provocar doenças e intoxicações alimentares.

Lave a cuba com água fervente ou você pode fazer uma solução com hipoclorito de sódio (1 gota para cada litro de água), deixando escorrer pela torneira do bebedouro para que ele fique completamente higienizado. Evite ter contato direto com o gargalo ao colocar o galão no bebedouro.

Doenças associadas às bactérias do lodo
Quando invadem um sistema de água de poço particular, podem causar doenças graves, como hepatite e males gastrointestinais, causados por Shigella, E. coli, Campylobacter e Salmonella, juntamente com outros agentes patogênicos e substâncias químicas.

O acúmulo deste material no corpo humano, devido a ingestão de água com níveis excessivos, podem causar graves problemas de saúde, visto que prejudica o fígado e o sistema nervoso central provocando sintomas como rigidez muscular, tremores das mãos e fraqueza.

As alterações podem ser notadas no gosto, na cor ou odor. No caso de haver ferrugem, a água ficará amarelada em razão de uma reação dos metais solúveis e o oxigênio, que podem ocorrer em um determinado tempo após o repouso e a precipitação, trazendo alterações visuais que são facilmente notáveis.

Não utilize águas de poços, fontes, nascentes ou minas para consumo e higiene humana. Tomar banho, escovar os dentes, encher a piscina e fazer comida utilizando água de fontes alternativas podem causar riscos a sua saúde.

Não existe um risco direto do consumo de garrafas PET para a saúde quando utilizada de forma moderada. A questão que as autoridades sanitárias ressaltam, no entanto, diz respeito a quantidade de água engarrafada que é consumida ao longo de um ano todo.

O vidro é um excelente material para conservar a água e é também totalmente reciclável.