Porque o furo do piercing fede?

Perguntado por: ateixeira . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 12 votos

É normal que durante a cicatrização o piercing cause mau-cheiro em função do pus que a região perfurada libera. Para evitar isso, é recomendado manter a área sempre higienizada.

Ao usar brinco na orelha o mau cheiro gerado se dá pelo acúmulo de bactérias e sujeiras no local, o que promove um odor. Para evitar que esse mau odor ocorra deve-se higienizar constantemente o local, de modo a retirar diariamente o brinco da orelha para fazer sua higienização, bem como, limpar a orelha.

Em geral, o mau cheiro está relacionado a alguma secreção que pode causar infecção. Antes de tudo, é essencial notar a aparência do ouvido, por exemplo, se há acúmulo de água ou de sangue. Quando não tratado da forma correta, o problema pode prejudicar a audição e levar, até mesmo, à perda auditiva.

Casca no Piercing
Você deve removê-las quando for higienizar com o sabão antisséptico e, em seguida, lavar com soro fisiológico. Na segunda situação, as cascas geralmente se formam a partir de um atrito e pode ocasionar um machucado.

Para otimizar o processo de cicatrização é fundamental que o paciente siga as orientações do profissional especializado que realizou o furo, como, por exemplo, higienizar o local, mantê-lo arejado e seco, além de desinfetar a região e aplicar um creme cicatrizante, caso seja prescrito.

12) Não utilize álcool ou água oxigenada no piercing. Por mais que ajudem a esterilizar a perfuração, eles podem ressecar a área, matando a pele saudável e prolongando o tempo de recuperação.

Para este método, é necessário fazer uma compressa de salmoura para higienizar o seu piercing. Para isso, você precisará de 1 colher de café de sal marinho e 100ml de água destilada, mineral ou purificada morna. Umedeça uma gaze estéril e fazer uma compressa por aproximadamente 7 a 15 minutos.

Sua rotina de cuidados nesse novo período será: duas limpezas com cotonetes e soro fisiológico, e uma compressa morna (a qual deve ser feita após o banho). A compressa morna dilata os vasos sanguíneos do local, ajudando na cicatrização.

Essa região já é propensa a odores mais forte devido a ser uma área de acúmulo de suor. Porém a se descartar patologias , acúmulo de resíduos de produtos capilares, etc. Procure seu clínico ou dermatologista para maiores esclarecimentos. Vc pode ter uma dermatite seborreica com ou sem infecção fúngica.

Talvez perceba que alguma tem um pequeno buraquinho na parte superior da cartilagem. Ele se chama seio ou fosseta pré-auricular e costuma passar despercebido. Na maioria dos casos, ele é apenas uma curiosidade a mais do corpo humano. Mas, em alguns grupos étnicos, pode estar presente em até 10% da população.

Quem nunca colocou um piercing ou fez um furo na orelha e ficou com medo de desenvolver queloide? Essa cicatriz avantajada, que normalmente se caracteriza por uma bolinha ou lesões salientes de cores escuras, ocorre quando há um crescimento excessivo do tecido de cicatrização no local de um ferimento ou corte.

Use o dedo indicador para lavar o local (uma ou duas vezes por dia). Depois, com a ajuda de uma haste flexível, você pode passar um tônico adstringente por dentro e por fora da orelha, com o cuidado para os dois produtos não caírem no ouvido.

Limpe o furo com soro fisiológico e sabonete, mexa no brinco constantemente para não grudar a pele e opte por brinco de ouro no começo. Agora, se o brinco causou coceira ou criou casquinha, pode ser uma alergia. Retire o brinco e procure um especialista para saber como tratar.

Como é o corrimento: líquido, de coloração branca ou cinza e com odor forte, semelhante ao de peixe estragado.