Porque o frio deixa a gente triste?

Perguntado por: dribeiro . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 20 votos

Nos dias cinzas, quando o organismo sente falta de luz, há uma quebra na produção de serotonina, conhecido como hormônio da felicidade. Esse hormônio afeta diretamente o humor, por isso, quanto menos serotonina no organismo, maior são as chances do indivíduo apresentar quadros de tristeza e depressão.

Os dias mais nublados e mais frios nos deixam mais desanimados e pode levar a um quadro depressivo. Isso ocorre porque a luz influencia o relógio biológico.

Além das alterações nos hormônios, os dias de inverno são, em geral, mais escuros, e somos menos expostos à luz solar. Esse fato também aumenta a ansiedade e pode despertar sentimentos de tristeza.

Quando a temperatura cai, geralmente o ar fica mais seco, o que resseca as mucosas do aparelho respiratório. Isso compromete a produção de secreções com anticorpos para a defesa do organismo, favorecendo o aparecimento de doenças respiratórias.

De modo que o frio é sim psicológico, pois pode ser alterado pelo modo como sentimos o frio, seja a partir da nossa história de vida, influenciada pela cultura, ou por mudarmos a nossa atenção para outro foco, como por exemplo, ficar distraído ouvindo música, quando poderíamos estar tremendo.

Esses fatores aparecem porque a ansiedade impossibilita que o cérebro se desconecte durante a noite. Assim, ao tentar dormir, a mente fica em estado de alerta, focada nos medos e estresse. Essa condição impede que o organismo inicie as fases do sono ou as atrapalha.

Veja a seguir algumas dicas para se livrar do desânimo e ter uma vida com mais alegria e disposição!

  1. Faça planos de curto, médio e longo prazo. ...
  2. Procure se alimentar corretamente e dormir bem. ...
  3. Dê presentes a si mesmo vez ou outra. ...
  4. Livre-se de relacionamentos tóxicos. ...
  5. Contra o desânimo, invista em autoconhecimento.

A crise de choro que acontece sem um motivo é um sinal de que algo não está bem. Se você tem chorado mais do que o habitual e não consegue cessar as lágrimas, pode estar vivenciando uma depressão não diagnosticada, ou outro transtorno do humor.

Dicas para superar a tristeza em momentos difíceis

  1. Pratique meditação. A meditação é uma prática muito simples, que pode ser feita em qualquer lugar. ...
  2. Escreva um diário. Nem todo mundo sabe, mas a escrita influencia diretamente a saúde mental e física. ...
  3. Faça exercícios. ...
  4. Tente ver o lado bom das coisas. ...
  5. Faça terapia.

Como manter a calma em tempos de crise

  1. Entender que é normal não estar calmo. ...
  2. Fazer exercícios físicos. ...
  3. Evitar a sobrecarga de informação. ...
  4. Ficar em contato com família e amigos. ...
  5. Procurar manter uma rotina. ...
  6. Ter metas para o período. ...
  7. Pedir ajuda profissional.

Febre emocional, psicogênica ou hipertermia induzida por estresse é uma condição pouco conhecida de febre causada por estresse emocional crônico. É um quadro que possui diagnóstico difícil, e tratamento também, visto que a mesma é insensível a anti-inflamatórios e antitérmicos.

É por isso também que pessoas muito magras sofrem mais com o frio. “A gordura prende o calor dentro do organismo. Quem é magro tem mais dificuldade em manter os órgãos vitais aquecidos”, afirma. “Da mesma maneira, no verão, quem é mais gordinho sofre mais, porque não consegue perder calor”, explica.

Tente em um dia de frio sair do banho, cantar uma música ou simplesmente prestar atenção em uma música que está em sua cabeça. Quando mudamos o foco das sensações corporais para o auditivo, nós deslocamos a nossa atenção, provavelmente você sentirá menos frio, ou até, talvez, nem o perceba.

As três palavras existem na língua portuguesa e estão corretas: friorento, friento e friolento. São adjetivos e palavras sinônimas que se referem a uma pessoa que sente mais frio do que os outros ou a um lugar onde faz muito frio. A palavra friorento é a mais utilizada e a socialmente mais aceite.

As pessoas frias emocionalmente costumam colocar uma grande distância entre elas mesmas e as outras, parecendo ser pessoas egoístas que não têm outro interesse que não seja elas mesmas.

O que é a dor psicológica? Também chamadas de dores psicossomáticas, dores psicológicas não possuem efeito ou estímulo físico, apenas psicológico, por exemplo, um aperto forte no peito que é originado da angústia ou a saudade que se sente por alguém que se foi.

Com o inverno, aproveitamos também as melhores comidinhas: tem chocolate quente, fondue, cafés, pinhão, sopas, cremes, caldos são perfeitos para essa época. E tudo fica melhor ainda na frente da lareira, claro!