Porque o frio da vontade de urinar?

Perguntado por: rribeiro . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.6 / 5 5 votos

Para manter a temperatura corporal equilibrada no clima frio, os vasos sanguíneos periféricos se comprimem para diminuir a perda de calor. Isso reduz a perda de líquido através da pele e, consequentemente, aumenta a vontade de urinar.

A bexiga hiperativa costuma ser uma das principais causas por trás do problema, mas o médico urologista precisa afastar primeiro outros fatores que podem estar relacionados com a vontade excessiva de urinar, como: inflamações e infecções de urina, cálculos (pedras) no trato urinário, crescimento benigno da próstata ( ...

Embora a vontade de urinar toda hora pareça uma situação normal (principalmente após a ingestão de líquidos), esse sintoma também pode indicar uma alteração no sistema urinário. Sobretudo, é um sinal característico de bexiga hiperativa.

Em alguns casos, reduzir o consumo de café e álcool pode reduzir a micção excessiva. Pessoas que têm problemas para acordar à noite porque urinam (noctúria) podem precisar reduzir a ingestão de líquidos antes de dormir.

Todos os dias, o corpo produz entre 2 e 2,5 litros de urina.

As manifestações mais registradas são: ardência, dor ao urinar, sensação de não conseguir esvaziar a bexiga, idas ao banheiro diversas vezes ao dia e urinar de pouquinho em pouquinho. Mulheres com quadros um pouco mais graves também podem apresentar sangue na urina”, enumera a nefrologista.

A frequência ideal para fazer xixi é de cinco a oito vezes por dia. Menos que isso é considerado muito pouco, e pode ser reflexo da falta de líquidos ou do hábito de segurar a urina por muito tempo na bexiga.

O chá de funcho é perfeito para a incontinência urinária, já que tem propriedades diuréticas. Esse chá ajuda a conter a urina e a facilitar o ato de esvaziar a bexiga por completo.

Geralmente uma bexiga inicialmente vazia demora cerca de 40 minutos para se tornar suficientemente cheia e satisfatória para a realização do exame. Então, cabe a você como paciente saber identificar quando inicia a sua vontade de urinar. Você deve se sentir incomodado mas não desesperado para ir ao banheiro.

Amarelo-claro: Esta é a cor ideal da urina; Amarelo-escuro: É considerada normal, porém indica que a urina está concentrada e que você precisa ingerir mais água; Âmbar ou mel: Pode ser sinal de desidratação.

Diminuir a ingestão de água durante a noite
Essa é uma dica ainda mais importante para quem acaba acordando para urinar todos os dias no mesmo horário. Em termos gerais, entre o consumo da água e o descarte em forma de xixi passam-se 45 minutos, mas isso muda de pessoa para pessoa.

"Ao urinar, a pessoa não elimina apenas água, também perde sais minerais. Se beber muita água, faz os rins trabalharem mais sem necessidade", disse.

A maneira mais eficaz de identificar alguma doença nos rins é por meio de exames de sangue e urina. A dosagem de creatinina sanguínea é capaz de calcular a taxa de filtração sanguínea no órgão. O exame de creatinina é laboratorial e pode ser feito por dois métodos diferentes.

A poliúria é chamada inapropriada quando o paciente urina demais mesmo sem haver uma grande ingestão de líquidos ao longo do dia. Neste caso, a perda excessiva de urina não é uma resposta natural e leva o paciente à desidratação. O rim é o órgão responsável pelo controle da água corporal.

Isto posto, os principais sintomas da inflamação na bexiga, são:

  1. Vontade frequente para urinar, porém com pouco volume de urina;
  2. Dor ou ardência ao urinar;
  3. Presença de sangue na urina;
  4. Urina escura, turva e com cheiro muito intenso;
  5. Dor no fundo da barriga ou sensação de peso;
  6. Mal-estar geral ou fraqueza no corpo.

A vontade frequente de ir ao banheiro, aquela dor ou ardência ao urinar e até a incapacidade de segurar a urina podem ser mais que inconvenientes. Essas são situações que podem estar relacionadas com problemas na bexiga, ainda que esses possam ser sintomas de outras condições.

Quais são os sintomas de uma infecção da bexiga?

  1. Necessidade de urinar com maior frequência, incluindo à noite.
  2. Uma sensação de dor ou queimação ao urinar.
  3. Dor no baixo ventre e, algumas vezes, na região lombar.
  4. Urina turva e, talvez, sangue na urina.
  5. Às vezes, febre.