Porque o freio ABS torna a frenagem mais segura?

Perguntado por: esalgueiro . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.3 / 5 12 votos

O sistema de freios do tipo ABS (Antilock Brake System – Sistema de freio antibloqueio) é mais eficiente que os freios convencionais, a tambor ou a disco, pois não travam as rodas, o que evita o deslizamento dos pneus sobre o asfalto.

O que significa ABS no painel do up? Vários são os motivos para a luz do ABS acesa. Um deles é o freio de mão acionado. Também pode ser sinal de problemas no circuito elétrico do carro, perda de líquido de freio ou válvulas hidráulicas com defeito.

Contudo, o ABS tem um problema: a sua manutenção requer um especialista. Jamais tente mexer no freio do carro se ele tiver essa tecnologia, pois até mesmo a troca de uma pastilha pode danificar algum sensor ou desregular o sistema, causando problemas ou tornando-o inoperante, o que é muito perigoso.

VIDA ÚTIL: indefinido. Sistema de freio ABS: é um mecanismo de segurança que evita que as rodas travem em uma direção quando o freio é acionado, fazendo com que o veículo mantenha a tração em contato com o solo e não derrape ou capote. VIDA ÚTIL: indefinido.

O disco sólido dá conta do recado, pois foi projetado para esta aplicação e características dos modelos de veículos onde é utilizado. Já o disco ventilado possui desempenho superior devido a dissipação de calor potencializada pelas aletas entre as pistas e consequentemente seu processo produtivo é mais caro.

Como funciona o ABS? Usando sensores, o sistema monitora a velocidade nos pneus e, ao identificar que a frenagem causará o travamento de uma ou mais rodas, ele consegue atuar de forma independente em cada um para evitar que isso ocorra.

Em uma situação de frenagem de emergência, a força de frenagem gerada pelo motorista pode ser maior que o pneu pode suportar: a roda trava. O pneu agora não consegue mais transferir nenhuma força de tração lateral. O veículo fica instável e fora de controle. A distância de parada aumenta.

Saiba o que fazer. A luz ABS acesa pode significar que há algo de errado com seu automóvel. Manter esse sinal apagado é muito importante, pois assim, significa que não há problemas com o sistema de freios, para tal, é necessário uma revisão.

marcha

  • É a marcha mais forte e a que dá menos velocidade.
  • É usada para subir ladeiras íngremes ou para sair com o carro.

Outra dica para quem deseja saber como frear a moto em alta velocidade é: enquanto diminui a aceleração, acione o freio suavemente. Sendo assim, não deve haver uma lacuna grande de tempo entre a aceleração e o acionamento dos freios. Ao soltar o acelerador, aperte o freio dianteiro em um movimento suave.

Freio ou embreagem: qual pedal pisar primeiro para parar o carro sem desligar o motor? Para parar o veículo sem interromper o funcionamento do motor, o certo é pisar primeiro no freio e depois na embreagem. Quando você pisa no freio, o carro ainda anda alguns metros.

A frenagem é feita pelo contato das pastilhas de freio com o disco, que por sua vez provoca a desaceleração das rodas. O disco de freio é acoplado ao eixo do carro, enquanto as pastilhas são conectadas às pinças ligadas à suspensão do automóvel.

Para ilustrar, podemos citar o freio a tambor, que é outro tipo de mecânica de frenagem e substitui os discos. Da mesma forma, um veículo também pode ter freios a tambor com a tecnologia ABS.

A distância de frenagem é a distância que o carro percorre do momento em que o motorista aciona o freio até a parada completa do veículo.

Hans Scherenberg

A patente de um método que impedia as rodas do veículo de travarem em condições de uso extremo dos freios é concebido a Hans Scherenberg, então chefe de design na Mercedes-Benz.

Atualmente, equipamento é opcional e custa de R$ 1,5 mil a R$ 3 mil a mais.

Cerâmica: Essas irão lhe oferecer mais potencia de frenagem, sendo essas extremamente tranquilas e macias. Geralmente são as que têm o maior custo e são mais propensas ao sobreaquecimento.

CBS vem de “Combined Braking System”, expressão em inglês que significa Sistema Combinado de Frenagem. Como o nome indica, o CBS combina a atuação simultânea dos freios dianteiro e traseiro da moto/scooter através de um único comando.

5 – Honda PCX – R$ 17.850
Scooter mais vendida do Brasil, a PCX também conta com uma versão com freios ABS.