Porque o freio a disco é melhor?

Perguntado por: acurado . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
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É que, em situações de emergência, as pinças tocam os discos muito rapidamente, e isso reduz o espaço de frenagem do carro. No sistema a tambor, as sapatas demoram um pouco mais para gerar atrito com as lonas, o que traz consequências práticas ao comportamento do veículo.

Em termos de eficiência, os freios hidráulicos funcionam melhor. Isso porque os mecânicos são acionados por cabo, enquanto os hidráulicos funcionam à base de óleo mineral ou fluídos de freio (dependendo da marca). Ambos, quando consideramos o aspecto da força investida, vão travar a roda ao serem acionados.

As vantagens de utilizar freio a disco é porque o freio não entra em contato com o aro da bicicleta, assim não desgasta o aro. Em caso de aro torto ou desalinhado a frenagem fica prejudicada. Outro detalhe vantajoso é pelo fato de o sistema de freio ficar nomeio da roda, assim tem menos contato com lama e água.

A desvantagem principal é o baixo rendimento em condições extremas de frenagem (como em descida de serras e em alta velocidade), uma vez que o resfriamento é mais demorado. Há também os discos de freio ventilados, bastante comuns no eixo dianteiro dos modelos compactos mais potentes ou em carros mais pesados.

Quando trocar o disco de freio? De maneira geral, o sistema de freios como um todo deve ser verificado a cada 10 mil quilômetros percorridos. No entanto, o disco de freio provavelmente atinge o final de vida útil próximo aos 40 mil quilômetros.

O Freio ABS é mais eficiente quando comparado ao freio convencional, isto porque não causa o travamento das rodas, permitindo maior controle sobre o veículo. O sistema de freios é uma das partes mais importantes de um veículo.

Sistemas mais eficientes
Enquanto o sistema CBS combina a atuação dos freios dianteiro e traseiro, o ABS evita o travamento das rodas, em uma frenagem brusca, sobre um piso de baixa aderência, como asfalto molhado. Além de funcionamento distinto, os sistemas servem a públicos diferentes, explica o engenheiro da Honda.

FREIO A DISCO – Cada vez mais utilizado em motos de todo tipo, potência e tamanho, o sistema de freio a disco é composto do disco propriamente dito e o cáliper, também chamado de pinça. O freio a disco pode ser simples – um por roda – ou duplo na roda dianteira.

Para a maioria dos carros de passeio, porém, o modelo considerado mais seguro é o freio ABS. Quanto mais se consegue garantir uma frenagem estável e controlável, mais seguro é o veículo.

O disco ventilado é constituído por duas partes externas unidas por uma câmara central. De tal forma que, a circulação de ar ventila e resfria, evitando o superaquecimento do freio. Isto melhora a eficiência do freios, já que altas temperaturas prejudicam severamente a qualidade da frenagem.

Disco de Freio Ranhurado
Por motivos estéticos, o disco com furos ou ranhurado são os melhores para esta funcionalidade e custo benefício. Já o disco ventilado é o mais indicado para garantir a melhor frenagem do veículo.

Quais são os problemas no freio mais comuns dos veículos?

  • Perda de eficiência na frenagem. Ele é identificado quando o motorista tem que pisar com mais força no pedal de freio para conseguir parar o veículo. ...
  • Pedal muito duro. ...
  • Trepidação quando acionado. ...
  • Ruídos ao frear.

O disco sólido dá conta do recado, pois foi projetado para esta aplicação e características dos modelos de veículos onde é utilizado. Já o disco ventilado possui desempenho superior devido a dissipação de calor potencializada pelas aletas entre as pistas e consequentemente seu processo produtivo é mais caro.

Por isso, na hora da escolha é preciso observar:

  1. O tipo de disco. Os dois principais tipos de disco são os ventilados e os sólidos. ...
  2. O posicionamento do encaixe. ...
  3. A espessura, o tamanho e o diâmetro do furo central. ...
  4. O número de buracos para o encaixe. ...
  5. O fornecedor.