Porque o fogo do fogão fica laranja?

Perguntado por: dfogaca . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 15 votos

A cor laranja ou amarela pode indicar problemas, como: combustão incompleta do gás, quantidade errada de ar na mistura, contaminação do queimador ou gás de baixa qualidade. Chamas vermelhas indicam uma quantidade desbalanceada de monóxido de carbono, substância nociva à saúde.

2. A chama está amarela, o que indica que o gás não é puro ou tem muito ar no botijão/encanamento, formando monóxido de carbono; 3. A chama está muito alta e o calor é maior do que a panela suporta.

Podemos definir como combustão a reação do combustível (GLP) com o comburente (oxigênio do ar). A cor azul da chama é produzida em razão da combustão completa, ou seja, reação total com o oxigênio. Agora, se a chama do fogão emite um vermelho-amarelado indica que o gás está acabando e a combustão não foi completa.

azul

A cor correta da chama do fogão deve ser azul! do gás. Se você notar algo diferente, é só nos chamar!

azul

A chama do gás deve ser, em grande parte, azul. Caso houver predominância da cor amarela na chama, significa que há muito ar junto com o gás, e isso, ocasiona na queimadura das panelas. Nesses casos, tente ajustar a válvula do gás até a chama ficar completamente azul. Fique atento, também, à intensidade do fogo.

A chama azul é característica de uma combustão completa; e a chama amarela é característica de uma combustão incompleta. Quando vamos cozinhar algum alimento em nossas casas, utilizamos a combustão do gás de cozinha.

A cor do fogo, na verdade, é resultado da cor da luz que ele emite. Essa luz é formada por fótons, partículas muito pequenas que se comportam como uma onda eletromagnética. Dependendo do comprimento dessa onda, ela terá uma coloração diferente.

A cor do fogo é resultado da temperatura em que está queimando e, por consequência disso, cada parte da sua chama terá uma cor diferente. A luz do fogo é formada por fótons, ou seja, partículas pequenas que funcionam como onda eletromagnética. A luz do fogo, portanto é resultado do tamanho dessa onda.

A saída de gás não está bem ajustada
É possível regular o fornecimento de ar aos queimadores do fogão ajustando o orifício de saída de ar para maior ou menor, e assim, ajustar da forma devida para equilibrar a falta ou excesso de ar. Se as panelas e frigideiras ficam escurecidas, a causa pode ser a falta de ar.

Em situação normal, as chamas são azuis, mas, quando o gás está no final, as pontas ganham um tom de avermelhado a amarelado, além de ficar trepidantes. Quando acontece isso, é sinal de que, em breve, o fogo vai falhar completamente.

As manchas de ferrugem são um problema comum em fornos e fogões, de inox ou não, que podem ser resolvidos de maneiras relativamente simples. A ferrugem acontece quando você não limpa o eletrodoméstico com frequência, permitindo a oxidação dos componentes metálicos nele.

Note que as pontas das chamas ficam avermelhadas e trepidantes, diferente do azul intenso de quando o botijão está cheio. Isso é sinal de que a combustão não é suficiente e há uma proporção muito maior de oxigênio que de gás na queima.

Aprenda como limpar boca de fogão com maestria

  1. Remova as bocas do fogão e deixe-as de molho em uma solução de água quente com vinagre e detergente. ...
  2. Pasta de água com bicarbonato de sódio ajuda a remover manchas mais persistentes. ...
  3. Você também pode usar sabonete e lã de aço para limpar e deixar as bocas do fogão brilhando.

Quanto mais azulada mais quente, sendo assim, a do fogão ganha a parada, uma vez que a vela produz flama amarela.

Para dar às chamas tons de azul, use cloreto de cobre ou cálcio. Para tons de turquesa, use sulfato de cobre. Para tons de vermelho, use cloreto de estrôncio. Para tons de cor-de-rosa, use cloreto de lítio.

Cientificamente, sabe-se que essa mudança de cor da chama ocorre pela. reação do gás de cozinha com o sal, volatilizando gás cloro.

A chama do fogão é azul basicamente porque a queima do combustível resulta em gás carbônico e água. Segundo o físico e professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Ennio Peres da Silva, são esses materiais, gerados na queima do gás do fogão, que emitem luz no espectro do azul.

A mais comum, vista em incêndios e em simples velas, é a chama amarelada, resultado da combustão do sódio, que emite luz amarela quando aquecido a altas temperaturas.