Porque o fogo do fogão está amarelo?

Perguntado por: ldantas . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

A chama está amarela, o que indica que o gás não é puro ou tem muito ar no botijão/encanamento, formando monóxido de carbono; 3. A chama está muito alta e o calor é maior do que a panela suporta.

Quanto à coloração da chama, essa indica a intensidade da mesma. A cor azul indica uma chama mais intensa, ou seja, mais quente. Já a cor amarela tendendo para o vermelho implica em uma chama mais fria.

No entanto, se a mistura de combustível e oxigênio não estiver nos níveis corretos, a combustão não é completa. As chamas obtidas fornecendo a mistura certa de combustível e oxigênio são, geralmente, azuis. Quando a mistura não está devidamente balanceada, você fica com chamas de cor laranja em seu fogão a gás.

A cor laranja ou amarela pode indicar problemas, como: combustão incompleta do gás, quantidade errada de ar na mistura, contaminação do queimador ou gás de baixa qualidade. Chamas vermelhas indicam uma quantidade desbalanceada de monóxido de carbono, substância nociva à saúde.

Passo 1: Passe um pouco de sabão na boca do fogão e deixe agir por até 5 minutos. Passo 2: Esfregue a boca do fogão com lã de aço até tirar as manchas. Passo 3: Enxague bem, seque e encaixe novamente as peças no fogão.

Para tons de roxo, use cloreto de potássio. Para tons de amarelo, use carbonato de sódio. Para tons de branco, use sulfato de magnésio.

A cor do fogo depende da temperatura em que ele queima
Dependendo do comprimento dessa onda, ela terá uma coloração diferente. O tamanho da onda, por sua vez, depende da quantidade de energia que ela carrega: quanto mais energia, mais curta é a onda. As ondas “menores” são azuis, enquanto ondas “maiores” são vermelhas.

Cientificamente, sabe-se que essa mudança de cor da chama ocorre pela. reação do gás de cozinha com o sal, volatilizando gás cloro. emissão de fótons pelo sódio, excitado por causa da chama.

Se a chama apresentar coloração amarela é sinal que os queimadores estão sem regulagem e a combustão não está sendo completa e o gás monóxido está sendo produzido e, neste caso, há risco à saúde.

– E se for vermelho, você deve agir imediatamente, já que é óxido ou partículas tóxicas alojadas nos tubos. Não se esqueça de verificar periodicamente seu fogão e seus componentes, bem como limpar os dutos e grades para maximizar sua eficiência. E chame os peritos para a manutenção adequada da tubulação.

Quando a proporção não é perfeita, como no caso do maçarico, são emitidos também hidrocarbonetos, que emitem menos energia, uma característica de suas ligações de carbono. Isso resultado no tipo de luz que eles emitem: azul (que tem mais energia) e amarela (com menos energia).

violeta

Cores Quentes e Frias
E se o violeta é a cor mais quente do espectro visível, então o material vai estar absorvendo todas as outras mais frias. Ou seja, um material vermelho tende a estar mais aquecido do que um material azul ou violeta, pois ele tem mais energia sendo absorvida.

Já a chama azul é característica de uma combustão completa, com maior energia.

Note que as pontas das chamas ficam avermelhadas e trepidantes, diferente do azul intenso de quando o botijão está cheio. Isso é sinal de que a combustão não é suficiente e há uma proporção muito maior de oxigênio que de gás na queima. Quando perceber isso, prepare a troca.

Nesses casos, um gás interno chamado pentano também passa a ser expelido para o processo de combustão, deixando a queima desregulada. Também é necessário ficar de olho em bocas entupidas, chamas não uniformes ou muito altas, maiores do que a panela suporta.

A ferrugem acontece quando você não limpa o eletrodoméstico com frequência, permitindo a oxidação dos componentes metálicos nele.

Quando o gás de cozinha tá no botijão, uma parte dele é líquida. Isso serve pra diminuir o volume dentro do recipiente. Na hora que você liga o forno ou fogão e aciona, esse líquido vira gás ocupando mais espaço dentro do botijão, o que causa muita pressão!

Veja só:

  1. Desligue o gás.
  2. Retire a chapa de fundo que separa o forno do acendedor.
  3. Pegue a mesma peça pontiaguda usada para limpar os tremps e, com muito cuidado, limpe orifício por orifício.
  4. Recoloque a chapa.
  5. Religue o gás e faça o teste.
  6. Se o problema persistir, procure a assistência técnica.

Como limpar tampinha de fogão

  1. Retire todas as peças. Coloque as dentro de bacias, preferencialmente de ferro. Se precisar, use mais de uma bacia.
  2. Misture vinagre e água. Use 500ml de vinagre e 1,5 litros de água. Ferva a mistura e jogue-as sobre as peças.
  3. Deixe de molho até esfriar. A água pode mudar de cor — é normal!

Com o fogão já sem as grades e queimadores, limpe toda a superfície com uma esponja umedecida com água morna e sabão neutro. Esfregue bem para sair toda a sujeira do fogão. Em seguida, passe um pano úmido e macio para retirar o sabão e depois seque bem com um pano seco ou papel toalha.

A pedra de carbureto, é um solido iônico branco acinzentado que, em contato com a água, reage imediatamente produzindo gás acetileno (nome usual do etino) e hidróxido de cálcio. Seu nome oficial é carbeto de cálcio, mais conhecido como carbureto de cálcio.