Porque o fio neutro não dá choque?

Perguntado por: ualmeida . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

De forma natural o neutro não provoca choque elétrico, pois neutro e aterramento não têm tensão elétrica. O que provoca um choque elétrico é a diferença de potencial elétrico entre dois pontos, que proporciona um fluxo de corrente elétrica pelo corpo de uma pessoa.

A fase continua entrando, a fase vai percorrer o circuito, a resistência, não vai encontrar o neutro ela vem voltando, então onde tem esse fio que antigamente funcionava funcionava como neutro, tinha sinal de neutro, ele perdeu a referência de neutro, então essa tensão que vem entrando pela fase, ela vem retornando ...

Condutor Neutro: é o condutor que está em um potencial próximo a zero volt e, por isso, serve como referência de tensão para os outros condutores da instalação. A cor azul claro é a utilizada para a identificação desse condutor.

O aterramento do neutro de transformadores, e geradores, através de resistência permite: Reduzir os valores das correntes de curto-circuito para a terra, reduzindo os riscos de acidente para as pessoas, equipamentos e a própria instalação.

Se um fio encostar em outro (fase e neutro, por exemplo), não havendo um aparelho para entregar a energia, mas sim um percurso de muito baixa resistência, a corrente torna-se intensa a ponto de colocar em perigo a instalação.

Quando um fio ou cabo elétrico recebe mais corrente elétrica do que ele é capaz de suportar, o cabo esquenta e a sua resistência elétrica aumenta, ou seja, quanto mais quente, mais difícil é para os elétrons passarem neste cabo, logo, o consumo de energia consecutivamente aumenta!

Como o solo está energizado a corrente elétrica pode viajar entre os pés se estiverem afastados, atravessando o corpo de um pé ao outro, quanto mais afastados os pés maiores as chances de choque, então afaste do carro com passos bem curtos e bem devagar a pelo menos 25 metros de distância.

O cabo de NEUTRO deve estar no pino da ESQUERDA. A FASE está no pino à DIREITA, no caso de uma instalação monofásica. Em uma instalação bifásica, é só imaginar a outra fase no lugar do neutro. A instalação monofásica é mais comum, por isso vamos utiliza-la como padrão.

Resposta Esperada: A 110 volts é menos perigosa. Na hora que o dedo encosta acidentalmente num fio da rede, o choque de 220 volts é duas vezes mais forte que um de 110 volts. Isso porque, no caso do corpo humano, quanto maior a tensão na tomada, maior a corrente elétrica que causa o choque, tornando mais perigoso.

Se o rompimento do neutro se der no circuito interno do usuário, pode ocorrer problemas uma vez que qualquer equipamento ligado ao circuito (com o Neutro rompido) pode propiciar um contato indesejável entre a tensão de Fase e a carcaça ou algum ponto que um usuário possa tocar.

Um nêutron ou neutrão é um bárion eletricamente neutro. Composto por dois quarks down e um quark up, forma o núcleo atômico juntamente com o próton e, uma vez fora deste, é instável e tem uma vida média de cerca de 15 minutos, emitindo um elétron e um antineutrino, convertendo-se em um próton.

10V

Se você tiver um voltímetro, ou um multímetro, poderá sempre medir qual a tensão existe entre o terra e o neutro. Normalmente isso fica na faixa entre 2 e 10V, porém em caso de problemas, mau aterramento ou defeitos, isso pode ser bem diferente.

Isso mesmo o condutor neutro não pode ser compartilhada mais um circuito e não pode ter seção inferior ao condutor fase sobre ter a mesma seção do condutor fase.

O condutor neutro é um elemento de circuito ou de sistema que apresenta em regime permanente a corrente elétrica e a diferença de potencial elétrico nulos, indiferente da sua forma ou natureza. Mas mesmo com essas características, ele pode ser um condutor ativo.

Uma vez feitas essas considerações, podemos concluir que a utilização do neutro como terra não é adequada, mesmo no caso previsto no item 6.4.6.2 – Condutor PEN da NBR 5410.

O aterramento não é feito para servir de retorno das correntes de desequilíbrio entre fases. Se assim fosse não haveria necessidade do fio neutro no caso monofásico, bastaria aterrar o neutro das cargas. A função do aterramento é proporcionar uma referência comum para as tensões do sistema.

Esse é o caso mais comum e por causa do item 5.3.2.2.1.1 que a maioria dos profissionais do Mundo da Elétrica entendem que não precisa ser usado disjuntor para o neutro. No item é usada a frase “não é necessário”, ou seja, esta frase não obriga e não proíbe o uso de disjuntor para o neutro.

Existem casos mais específicos como mostra no anexo F, em que o cabo de neutro deve ser mais grosso que o cabo de fase e isso só vai ocorrer quando a taxa de terceira harmônica ou seus múltiplos forem maiores que 33%.

Em primeiro lugar é importante saber que mesmo que você encoste no fio fase você somente tomará choque se a energia à qual você tiver no corpo puder ser escoada para a terra, seja por meio do fio neutro ou por meio do próprio chão, parede, ou metais que você esteja encostado.

No caso do 220V trifásico, temos um fio neutro e três fases, a tensão entre fases é de 220V e de cada fase em relação ao neutro temos 127V – normalmente é usual dizer que temos três fases de 127V, sempre lembrando que é em relação ao neutro.

Fios elétricos azuis
Se encontrar fio dessa cor, você localizou o fio neutro. O objetivo de um fio neutro é conectar-se ao barramento neutro, uma peça de metal condutora dentro de um painel elétrico que atrai a corrente elétrica para distribuição por toda a casa.