Porque o fio neutro derrete?

Perguntado por: aarruda . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 13 votos

O derretimento dos cabos condutores que são ocasionados por uma emenda entre fio acontece pelo fato de ter sido executada uma emenda de forma errônea e com isso vai acontecer um aquecimento além do suportado e causar danos a sua instalação.

Portanto, a corrente que vem da rede elétrica pelo fio fase passa pelo aparelho e retorna pelo neutro. Isso quer dizer que: quando não está ligado a um aparelho, o fio neutro não deve conduzir corrente e, por isso, não dá choque.

Se o rompimento do neutro se der no circuito interno do usuário, pode ocorrer problemas uma vez que qualquer equipamento ligado ao circuito (com o Neutro rompido) pode propiciar um contato indesejável entre a tensão de Fase e a carcaça ou algum ponto que um usuário possa tocar.

Como identificar fuga de corrente no neutro? Muito simples amigo. Se houver carga no circuito,haverá corrente circulando,portanto o neutro estará energizado. Agora se o circuito da sua casa está desligado,e mesmo assim há corrente no neutro.

O maior risco de utilizar o sistema de aterramento TNC é quanto a perda do neutro da instalação, neste caso o cabo fase perde a referência de neutro e tanto o cabo de neutro como o de terra que estão neste ponto, passam a ser um cabo de fase, ou seja, energiza os cabos de neutro até o ponto rompido e como o cabo do ...

Se um fio encostar em outro (fase e neutro, por exemplo), não havendo um aparelho para entregar a energia, mas sim um percurso de muito baixa resistência, a corrente torna-se intensa a ponto de colocar em perigo a instalação.

Em situações normais, o neutro deve estar sempre com zero volts ou o mais próximo possível disso. Portanto, se houver tensão no neutro significa que há um desequilíbrio entre as fases. Sabendo disso, podemos responder outra dúvida comum que é se o cabo de neutro dá choque!

Portanto a corrente eficaz no neutro é a soma de três fasores, cada um com intensidade de 22 A, defasados entre si por 120 graus.

Em outras palavras, quando falamos que a tensão (voltagem) elétrica de uma instalação é 220 volts, isso quer dizer que o condutor de fase está em um potencial de 220 volts, o neutro está em zero volt e, portanto, a diferença de potencial (tensão) entre eles é 220 – 0 = 220 volts.

Coloque a ponta da chave em um dos buracos da tomada; Coloque o dedo na outra extremidade da chave; Se a lâmpada interna da chave acender é porque nesse buraco se encontra o fio Fase (positivo). Se não acender, significa que nesse buraco se encontra o fio Neutro.

Para encaixe dos cabos que vão para o circuito, basta colocar uma chave de fenda pequena no fura menor, acima do maior furo, onde vai o cabo de neutro do circuito, em seguida forçar a chave para cima que o espaço para conexão cabo de neutro se abre, assim permitindo a conexão do cabo.

E como surge o fio Neutro? O fio neutro pode surgir por meio do Center Tap de uma bobina, ou seja, o contato que acontece na metade do enrolamento desse indutor. Assim também, o ponto neutro se forma, a partir da ligação da conexão no formato de estrela em um transformador.

Esse é o caso mais comum e por causa do item 5.3.2.2.1.1 que a maioria dos profissionais do Mundo da Elétrica entendem que não precisa ser usado disjuntor para o neutro. No item é usada a frase “não é necessário”, ou seja, esta frase não obriga e não proíbe o uso de disjuntor para o neutro.

Em boa parte das residências brasileiras, a ligação entre o poste e as casas é a bifásica. Isso quer dizer que há três fios que “saem do poste” em direção aos imóveis. Dois deles são chamados de fases e possuem tensão elétrica; já o terceiro é conhecido como neutro e não tem tensão.

O aterramento do neutro de transformadores, e geradores, através de resistência permite: Reduzir os valores das correntes de curto-circuito para a terra, reduzindo os riscos de acidente para as pessoas, equipamentos e a própria instalação.

O perigo da falta do sistema de aterramento está nas grandes variações de tensão – ocorrências comuns na rede elétrica -, que podem provocar a queima de máquinas e equipamentos que dependam de uma fonte de energia conectada à tomada e nos acidentes com eletricidade, colocando em risco a vida do usuário.

Um átomo neutro é aquele em que o número de prótons é igual ao número de elétrons, o que o torna eletricamente neutro. Nestes casos, os átomos neutros não têm carga nenhuma, ou seja, apresenta carga neutra.

Como resolver? Lembre-se de contratar um profissional qualificado para resolver a fuga de corrente. Não faça nenhum reparo com a chave geral ligada e, em hipótese alguma, utilize moedas, fios, lâminas de estanho ou de alumínio no lugar de fusíveis e disjuntores.