Porque o fio do chuveiro começa a derreter?

Perguntado por: icamacho2 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.9 / 5 3 votos

O alumínio tem cerca de 60% da condutividadede cobre, por isso não pode carregar tanta carga. O fluxo constante de eletricidade através deste material faz com que o alumínio fique muito quente, empenue ou derreta e se funda.

Caso se tente passar uma corrente elétrica maior do que o cabo suporta, haverá perda de energia e aquecimento, o que pode ser perigoso. É por esta razão, por exemplo, que o fio do chuveiro elétrico é mais grosso que o fio que se utiliza para a ligação de luminárias.

Qual a tomada para chuveiro elétrico? O chuveiro elétrico tem uma potência em watts consideravelmente elevada, dependendo do modelo do chuveiro ele pode chegar até 40 Amperes de corrente nominal. As tomadas tem a corrente máx de 10A ou 20A que é bem inferior ao que o chuveiro elétrico necessita.

Quando a corrente que passa pelo fio é maior do que a suportada por ele, pode ocorrer o superaquecimento da fiação, ocasionando o cheiro de queimado.

Quando um fio ou cabo elétrico recebe mais corrente elétrica do que ele é capaz de suportar, o cabo esquenta e a sua resistência elétrica aumenta, ou seja, quanto mais quente, mais difícil é para os elétrons passarem neste cabo, logo, o consumo de energia consecutivamente aumenta!

Como fazer para o fio do chuveiro não derreter

  1. 5.1 1 – Dimensione corretamente sua instalação.
  2. 5.2 2- Revise os pontos de conexão.
  3. 5.3 3 – Jamais faça extensões utilizando o circuito do chuveiro.
  4. 5.4 4 – Emenda com conector.
  5. 5.5 5 – Emenda direta.

Tecnicamente falando e mais seguro, para fazer o aterramento de chuveiro é necessário que você ligue este fio terra em um outro fio de aterramento exclusivamente para isso. Na falta do fio de aterramento a opção (menos segura, mas ainda viável) é no neutro. Para isso, você deve ter uma chave de teste.

O aquecimento indica que a fiação pode estar mal dimensionada. Sua segurança é importante, pense me providenciar as adequações com um eletricista.

Chuveiro de 7500W 220V - 7500/220=34A, portando deve ser instalado com cabos de 6mm² e disjuntor de 40A.

Cada fio deve ser instalado conforme a sua cor. O azul-claro é o fio neutro; verde ou amarelo é o terra; vermelho, preto ou marrom é o fase. Não se esqueça de isolar os fios com a fita isolante.

A ligação direta de aparelhos de aquecimento de água na rede elétrica é proibida.

Disjuntor para chuveiro 220v
A amperagem do disjuntor deve ser dimensionada de acordo com a potência e tensão, por exemplo, chuveiros 220v e 6800w de potência, a amperagem do disjuntor deve ser de 40A.

Uma das possibilidades que indicam a queima de um disjuntor é quando o aparelho está armado, mas a energia não é transmitida. Essa situação também ocorre em casos de erro na ligação ou rompimento de fios. A ação mais comum para verificar se o dispositivo está queimado é utilizar o multímetro ou alicate amperímetro.

Caso a resistência queime/rompa, e você opte por não efetuar a troca utilizando ainda o mesmo chuveiro, melhor deixá-lo com a chave em modo “desligado/frio”.

O fio terra vem no chuveiro de fábrica. Por padrão ele é dar cor verde e amarela. Tecnicamente falando e mais seguro, para fazer o aterramento de chuveiro é necessário que você ligue este fio terra em um outro fio de aterramento exclusivamente para isso.

Enquanto aquece a água, ao mesmo tempo a resistência se resfria para que tenha equilíbrio. Desse modo, se a resistência é ligada e não entra em contato com a água, ela poderá queimar. Isso porque, nesse caso, não há nada para absorver a energia térmica gerada e, por isso, é inevitável que ela queime.

Cabo elétrico para alta temperatura é Revestido de borracha Silicone é o tipo de cabo que normalmente consiste de uma capa externa de borracha com um ou vários condutores no interior, os quais também são de borracha Silicone que atinge temperaturas de até 300º.

O cobre, assim como outros metais, apresenta estados de oxidaçao. Ele passa , primeiramente ao estado de oxido cuproso e depois para oxido cuprico quando exposto ao ar (a cor passa de um vermelho salmao para um vermelho um pouco mais escuro).