Porque o fim do relacionamento dói tanto?

Perguntado por: eilha . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.9 / 5 13 votos

Não é tarefa fácil e a dor é proporcional à intensidade e ao tempo da relação. Basta compreender: quanto mais tempo juntos, maior o vínculo e trocas energéticas estabelecidas entre o casal. Quando há intimidade, o parceiro compartilha seus medos, sonhos, fraquezas e se coloca vulnerável ao outro.

Se estiver muito difícil superar o término de um relacionamento só, não hesite em procurar ajuda, seja de um amigo, da rede de apoio ou, até mesmo, da terapia.

Definitivamente, quem deixa sofre mais.

Assim, o mito de que a pessoa que termina um relacionamento não sofre, não é verdadeiro, já que o luto pela perda da relação é vivenciado por ambas as partes, e além disso, a pessoa que termina pode sentir culpa, um sentimento que em muitos casos é fonte de mal-estar para quem o sente.

Depressão. Durante essa fase, a pessoa já começa a aceitar que o outro não irá mais retomar para a sua vida. Entretanto, acredita que não sairá do estado de tristeza após o término. É comum se sentir sem esperança e não acreditar em outro amor, pensar que sua vida não voltará mais a ser prazerosa.

Você não pode apressar o amor — e, infelizmente, tampouco pode abreviar o processo de superação do fim do relacionamento. Um estudo sugere que leva cerca de três meses (11 semanas para ser mais precisa) para que alguém tenha um sentimento mais positivo em relação à uma separação.

10 coisas que os homens fazem quando terminam um namoro

  1. Dar em cima de várias garotas. ...
  2. Sair para beber (muito) ...
  3. Sair, viajar, cair no mundo com os amigos. ...
  4. Ficar no pé da ex. ...
  5. Tentar se reaproximar de casos antigos. ...
  6. Colar nos mesmos rolês e ignorar a ex. ...
  7. Dar em cima de amigas/conhecidas/inimigas dela.

Se o seu ex-namorado mantém contato frequente com você, isso pode indicar que ele sente falta sua falta e não consegue passar muito tempo longe. Isso inclui o início, por parte dele, de conversas sem razão aparente, a não ser para dizer "oi", seja por e-mail, mensagens, redes sociais ou telefonemas.

Se essa pessoa não tiver confiança para dar o primeiro passo, o fato de você ter parado de correr atrás pode significar o fim desse relacionamento, seja qual for o tipo de relação. A sensação de desvalorização por esse afastamento, acaba impedindo essa continuidade.

Enquanto as mulheres deram uma nota média de 6,84 para seu sofrimento emocional, os homens atribuíram uma nota de 6,58. Em termos de dor física experimentada após um término, as mulheres também "ganham": elas deram a nota média de 4,21 para esse tipo de sofrimento, enquanto os homens deram a nota média de 3,75.

Saber exatamente quanto tempo um homem demora para sentir falta é um pouco delicado, porque cada ser humano reage de uma maneira diferente. Alguns homens não demoram muito para sentir falta, e logo quando terminam em poucos dias já sentem falta e correm atrás.

Vergonha, solidão, sensação de fracasso social e perda de identidade podem surgir neste momento. Além da ausência do parceiro, vive-se o afastamento de várias outras pessoas, como de amigos e familiares do cônjuge.

Motivos pelos quais não aceitamos o fim do relacionamento
Saiba que você não conseguirá se manter “para sempre” da mesma forma que era quando estava apaixonado, e se o seu parceiro realmente te ama, quando ele perceber que você não é “mais o mesmo”, a dor será igual – ou pior – do que se você fosse sincero.

Fim de relacionamento Como lidar? A dificuldade pode surgir devido a novas rotinas que talvez seja necessário implementar. Na verdade cada pessoa terá o seu modo adequado de superação. Fim de relacionamento Arrependimento pode bater mesmo depois do assunto ter sido muito bem analisado.

Medo do arrependimento
A verdade é que ambos em algum momento sentirão esse medo ao se deparar com o fim do relacionamento. Afinal, os dois terão medo de se arrepender dessa decisão, de sentir vontade de estar um com o outro novamente, entre outros arrependimentos.

SÃO PAULO – Relacionamentos extraconjugais e desgaste da relação estão entre os maiores motivos para a separação dos casais. De acordo com um levantamento feito pelo advogado Luiz Kignel, o motivo que mais leva os homens a pedir o divórcio é descobrir que a parceira tem um relacionamento extraconjugal.

três meses

Quanto tempo dura o sofrimento de uma separação? Assim como no luto, o tempo de assimilação e aceitação do final de um relacionamento, independente do seu tempo de duração, oscila de pessoa para pessoa. Geralmente a média de tempo de cicatrização de um relacionamento leva em torno de três meses.

Separações são dolorosas por causa do vínculo entre o casal. O que gera o vínculo é a consumação do amor. Quando duas pessoas resolvem ficar juntas, elas consumam o amor. Mas não é somente "ficar" junto, é ficar junto de coração para coração, mesmo que estejam separados fisicamente, ali começa o vínculo.

Pense em quem vocês dois são como pessoa e mostre exatamente o que ele está perdendo. A melhor forma de conseguir isso é concentrando-se em si mesma, portanto, afaste-se desse rapaz, faça mudanças positivas em sua própria vida e aceite todo o potencial das novas experiências.