Porque o ferro tem esse nome?

Perguntado por: icastro . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.1 / 5 7 votos

O nome ferro é derivado do latim ferrum, é um metal maleável, tenaz, de coloração branco-acizentada apresentando propriedades magnéticas; é ferromagnético à temperatura ambiente, assim como o Níquel e o Cobalto. É duro e resistente, mas ao mesmo tempo é maleável e dúctil.

O elemento químico ferro, simbolizado por Fe, é um dos elementos de história mais rica dentre todos os da Tabela Periódica dos Elementos. São hoje conhecidos indícios de sua utilização, procedente possivelmente de meteoritos, que remontam de, talvez, quatro milênios a.C., pelos antigos Sumérios e Egípcios.

Tungstênio

A História do Tungstênio. Com uma resistência à tração de 1.510 megapascais, agora conhecemos o tungstênio como o metal mais forte que ocorre naturalmente na Terra.

O ferro é obtido a partir da fusão de seus minérios, sendo que os principais são hematita, Fe2O3, a magnetita, Fe3O4, a limonita, FeO(OH) e a siderita, FeCO3.

De um modo geral, a designação de Idade do Ferro abarca o I milénio antes de Cristo, época em que as comunidades desta região habitavam em povoados fortificados, vulgarmente conhecidos por castros, que se distribuíam ao longo das bacias dos principais rios.

Importância do Ferro
O ferro é um metal que também está presente no corpo humano. Um ser humano adulto apresenta cerca de 2 a 4 g de ferro. Trata-se do principal componente da hemoglobina no sangue, proteína responsável por transportar o oxigênio dos pulmões para as demais partes do corpo.

Nosso organismo não produz ferro, então você precisa absorvê-lo a partir da dieta - seja por meio do consumo de alimentos naturalmente ricos em ferro ou daqueles enriquecidos com o mineral, como pão de forma e cereais matinais. O problema é que nem todo ferro ingerido está na forma que você é capaz de absorver.

A Idade do Ferro pelo Mundo
Um dos primeiros artefatos de ferro conhecidos é uma adaga, com a lâmina de ferro encontrada numa tumba Hatita na Anatólia e datada de 2 500 a.C..

O ferro e a formação dos primeiros depósitos
Sua descoberta também foi possível graças a fenômenos envolvendo o fluxo de fluidos quentes, que acabaram carregando de 10 a 20 milhões de toneladas de ouro até oceanos e mares para, posteriormente, boa parte ser diluído em quantidades microscópicas.

O ferro é encontrado na natureza principalmente na forma de óxidos, hidróxidos e oxi-hidróxidos, geralmente, na forma cristalina. Minério é um material natural contendo um conjunto de minerais do qual se pode extrair um ou mais minerais de interesse, de forma economicamente viável.

Para a produção do ferro, o minério mais utilizado é a hematita. Ele é feito em altos-fornos com carvão coque para ser queimado e produzir calor. É colocada também uma mistura de hematita, calcário e carvão coque que são favorecidos por uma corrente de ar que leva a uma reação de oxirredução.

O ferro (Fe) é um elemento químico metálico pertencente à classe dos metais de transição, bi ou trivalente, de cor branco-prateada, dúctil e maleável, que se localiza no grupo 8 e período 4 da Tabela Periódica. Possui número atómico 26 e massa atómica 55,845.

5 a 5

Dureza 5 a 5,5 Mohs.

antimônio

Nesse contexto, o metal mais raro do mundo é o antimônio, elemento que tem monopólio da China e está listado entre os metais com risco de extinção. Aliás, 97% de todos os metais raros do planeta, como o neodímio, o estíbio e o escândio, são produzidos na China.

Ouro, prata e platina são os metais preciosos mais populares do mundo. No entanto, o mais valioso é quase desconhecido: o ródio.