Porque o estômago do cachorro vira?

Perguntado por: iguedes8 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 16 votos

A torção gástrica é mais provável de ocorrer quando o animal come uma grande refeição ou bebe muita água (dilatando o estomago), quando o animal só é alimentado uma vez ao dia e come muito rápido, ou pratica exercício físico após ingerir água ou comida.

É uma torção do estomago, um problema sério que pode surgir após uma alimentação exagerada ou feita de maneira errada. Ocorre a dilatação do estômago, seguida da torção desse órgão sobre si mesmo, levando à intensificação da fermentação e aprisionamento de gás e alimento em seu interior.

Os principais sintomas, de acordo com o especialista, são: inquietação, náuseas, ânsia de vômito não produtiva, angustia respiratória, extrema sensibilidade na região abdominal, palidez na gengiva, aumento de volume crescente do abdômen (decorrente da fermentação do alimento e formação de gases) e sialorreia (saliva ...

Para evitar que o cachorro sofra com problemas gastrointestinais, mantenha produtos de limpeza, remédios e plantas tóxicas fora do alcance. Ofereça ração de qualidade, evite dar alimentos humanos para o pet e lembre-se de que é importante fazer mudanças na dieta de maneira gradual.

A dilatação e torção gástrica relaciona-se com um excesso de gás, fluído ou alimento no estômago. As raças de cães grandes ou gigantes estão mais predispostas. Pensa-se que esta predisposição se deve à profundidade do tórax e abdómen, que fornece a conformação e espaço para que exista torção.

Caracteriza-se por o estômago dar uma volta sobre si mesmo ficando torcido. A torção pode bloquear parcial ou totalmente a drenagem estomacal (saída de alimentos do estômago). Provoca produção de gases, aumentando o volume do órgão.

O que é a distensão abdominal? A distensão abdominal é caracterizada por um abdômen distendido ou inchado além do seu tamanho normal. Tanto o inchaço quanto a distensão trazem desconforto e sensação dolorosa, que reduzem a qualidade de vida e o bem-estar da pessoa.

O vômito fecal é um sintoma de obstrução do trato digestivo, mais especificamente do intestino. Acontece quando este último é o tumor de origem, ou em qualquer outro câncer que provoque compressão das alças e impeça a passagem normal das fezes.

Tratamento da torção de estômago/gástrica
O único tratamento de torção gástrica é cirúrgico. O animal é estabilizado colocando-o com fluidoterapia, são administrados antibióticos e anti-inflamatórios, e efetuada uma cirurgia de emergência.

Assim como acontece com os humanos, um bom chá natural faz milagres em casos de dor de barriga. Ervas como camomila, hortelã, boldo ou erva-doce fazem muito bem para o trato gastrointestinal dos cães e são bem fáceis de preparar e servir.

No entanto, certamente você já se perguntou "posso dar omeprazol humano para cachorro?" A resposta é sim mas, você só deve administrar esse remédio ao cachorro se for prescrito pelo veterinário. Além disso, deve sempre respeitar a dose e os dias de tratamento prescritos por esse profissional.

Inadaptação e apetite seletivo
Alguns pets têm dificuldade de se adaptar a determinadas rações, mesmo que estas sejam de qualidade. Quando isso acontece, o cachorro pode apresentar sintomas de indigestão, como vômitos, gases, dores abdominais e diarreias.

Em linhas gerais, os gases têm duas origens principais: podem surgir na boca, a partir do ar ingerido durante a alimentação, ou no próprio intestino, como resultado da fermentação dos alimentos por bactérias intestinais. Uma das causas mais comuns para cachorro com gases fedorentos é comer em ritmo muito acelerado.

Sintomas de obstrução intestinal em cães e gatos

  1. Falta de fome e sede;
  2. Vômitos após ingestão de alimentos e água;
  3. Desidratação;
  4. Posição "acocorada" em gatos (quando eles ficam encolhidos como se fossem expelir uma bola de pelos);
  5. Vômito com cheiro de fezes;
  6. Ausência de fezes;
  7. Animal constantemente cansado.

O que um cachorro vomitando espuma branca quer dizer? Em geral, indica que o pet está de barriga vazia, ou seja, em jejum há algum tempo. A espuma branca é uma mistura da saliva engolida pelo cão com ácidos e muco do estômago, além de bicarbonato – também presente no estômago.

O estômago é um órgão do sistema digestório que se caracteriza por ser a porção mais dilatada deste. Ele está localizado na região logo abaixo do diafragma. Esse órgão é capaz de se distender para acomodar o alimento que ali chega.