Porque o espelho nao e branco?

Perguntado por: . Última atualização: 14 de maio de 2023
/ 5 votos

Queria comentar primeiro sobre o fato de porque espelhos não são brancos. Um material é branco pois reflete toda luz do espectro visível, uma folha de papel branca reflete toda luz que chega até o mesmo, porém de maneira difusa, de forma que nenhuma imagem pode ser formada.

Em qualquer um dos casos, o fenômeno é o mesmo – o espelho possui a propriedade de refletir a luz. Portanto, quando você está em frente a um espelho, a luz que você reflete atinge o espelho e retorna até você, fazendo exatamente o mesmo caminho, mas no sentido inverso.

Nos espelhos planos, as imagens são formadas por prolongamentos de raios refletidos. Para que possamos enxergar o nosso reflexo em alguma superfície refletiva, esta deve promover a reflexão regular da luz, ou seja, refletir raios de luz com ângulo igual ao ângulo incidente.

Definimos 3 tipos diferentes de espelhos:

  • Espelho plano – Possui superfície reflexiva plana.
  • Espelho esférico côncavo – Sua superfície corresponde a uma região semi-esférica cuja área interna é reflexiva.
  • Espelho esférico convexo – Sua superfície corresponde a uma região semi-esférica cuja área externa é reflexiva.

Como falamos anteriormente, os espelhos refletem apenas 90% da luz que chega até ele, os outros 10% são quase imperceptíveis. Agora, se olharmos bem para um espectro de luz refletido poderemos observar que ele melhor refletirá na cor verde. É muito, muito suave, mas é levemente dessa cor.

Justus von Liebig

O primeiro espelho como conhecemos hoje surgiu em meados de 1830, criado pelo químico alemão Justus von Liebig. A mistura utilizada pelo inventor usava nitrato de prata para garantir uma boa reflexão.

Espelhos: O espelho não pode ser reciclado devido à sua composição. Isso acontecer porque, para garantir a reflexão da imagem é deposta uma camada de elementos químicos (como a prata, alumínio ou estanho) que são de difícil separação do vidro, o que inviabiliza a reciclagem dos espelhos.

Por mais que ele pareça um sólido, sua estrutura molecular é de um líquido, sendo classificado por muitos cientistas como “sólido amorfo”, sem forma.

Depois de ficar na frente do reflexo por uns minutos, começamos a nos achar mais bonitos. Isso ocorre por causa do “Efeito da Mera Exposição”, formulado em 1968 pelo psicólogo polonês Robert Zajonc. Ele defende que temos mais familiaridade com coisas que vemos mais - ou seja, que são mais expostas.

Quando a imagem formada por um espelho é invertida em relação ao seu objeto, essa imagem é chamada de imagem real.

Esse fenômeno chama-se Fotogenia, a forma como nos vemos através da foto pode ser influenciada por inúmeras variáveis: fatores como o ângulo, a iluminação e até o equipamento utilizado podem transformar uma cena. Ainda assim, é papel da fotografia fazer com que a reprodução de um momento seja natural.

O responsável por refletir as imagens é o metal, também é nele que ocorre o processo de oxidação que escurece o espelho. A superfície de metal, limpa e super polida, é constituída de prata e um produto químico que a faz aderir totalmente ao vidro.

O espelho mostra sua história
O olho dos outros talvez não nos veja da mesma forma que nós nos vemos, e apesar disso, eles ainda são fundamentais para que a nossa imagem se forme. Em outras palavras, encontramos em nós, reflexos dos outros. Reflexos esses que nem podem ser nossos, mas estão ali, no nosso inconsciente.

Os espelhos planos são superfícies sem curvatura, lisas e polidas capazes de refletir os raios de luz, possibilitando enxergar o reflexo dos objetos. Eles são sempre estigmáticos, já que geram para cada ponto do objeto um único ponto na imagem, formando imagens perfeitamente simétricas.

Côncavos – espelhos esféricos côncavos são aqueles cuja superfície interna é reflexiva. De acordo com a posição do objeto a imagem pode ser maior, menor, real ou virtual. Este é o único espelho que gera imagens reais quando o objeto está situado a uma distância maior que a distância focal.

seguem uma regra geométrica. o ângulo de incidência é igual ao ângulo de reflexão Se você usar como referência o ponto do ovo mais distante do espelho. a construção de sua imagem acontece. a partir de um segmento de reta que parte desse ponto e ao incidir sobre o espelho é.