Porque o escapulário tem que ser ganhado?

Perguntado por: lsiqueira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

Um lembrete importante é que o Escapulário não se trata de um amuleto, e por isso, devemos afastar dele todo tipo de superstição. Então, apesar de ser um presente simbolicamente forte para ser dado a quem amamos, não há nenhuma obrigatoriedade nesse sentido.

O escapulário é um símbolo de devoção para os católicos, sendo um amuleto composto por duas imagens unidas entre si por uma corrente — além disso, ele é usado no pescoço e nunca deve ser retirado!

O Escapulário não é um objeto mágico. Ele é um sinal de proteção, mas é também um sinal de dedicação ao serviço de Nossa Senhora. É uma promessa que a Virgem nos faz de nos proteger ao longo da vida, nos dar assistência na hora da morte e a salvação eterna.

O escapulário é um símbolo de devoção para os católicos, sendo um amuleto composto por duas imagens unidas entre si por uma corrente — além disso, ele é usado no pescoço e nunca deve ser retirado!

A tradição também diz que, quando um escapulário se rompe, é porque o fiel que o usava foi livrado de alguma situação de perigo. Há ainda a promessa feita por Nossa Senhora, de que todos aqueles que falecessem usando esse objeto de devoção seriam livrados do inferno.

Existe regra? “Não e sim” é a resposta. Segundo o costume católico, o escapulário precisa chegar às nossas mãos como presente. Ou seja, alguém precisa dá-lo a você.

No entanto, não existe nenhuma regra que determine que o escapulário necessariamente precisa ser doado. O que vale mesmo aqui é o compromisso que você assume com Maria de, além de querer receber sua proteção, procurar a colocar em prática na sua vida as virtudes que Ela nos ensina.

Segundo esta tradição, Nossa Senhora do Carmo teria aparecido a São Simão Stock, em 1251, trazendo o escapulário na mão e dizendo: «Hoc tibi et tuis privilegium: in hoc moriens salvabitur». Por outras palavras: aquele que morrer usando o Escapulário com devoção não padecerá no fogo do inferno.

Se você já ouviu que não se pode retirar o escapulário mesmo para tomar banho, saiba que isso é um mito. A proteção divina não é tão fraca que não se possa retirar o amuleto por alguns instantes enquanto se banha. Assim que se secar, ponha-o de volta. Evite entrar no mar ou em piscinas com a peça.

No dia 16 de julho de 1251, quando rezava em seu convento de Cambridge, na Inglaterra, São Simão pediu a Nossa Senhora um sinal de sua proteção que fosse visível também para os seus adversários. Teve então a visão em que Nossa Senhora lhe entrega o escapulário, com a promessa: “Recebe, filho amado, este escapulário.

Porém, tratando de algo que se possa readquirir facilmente, substituindo o objeto de devoção quebrado, podemos destruí-lo no fogo, queimando-o, portanto. No caso de uma peça de gesso ou barro, podemos tirar as feições da imagem e depositá-la na terra, em um jardim, por exemplo, enterrando-a.

O escapulário de ouro tradicional tem o significado de proteção física e espiritual. Usado para esse propósito temos , por exemplo, escapulário de ouro de Nossa Senhora do Carmo, São bento e Nossa Senhora Aparecida.

Passe-a ao redor do pescoço e deixe as duas pontas para frente. Em seguida, pegue seu escapulário e dobre-o ao meio. Deixe os dois pingentes para frente, assim como a corrente. Na sequência, passe cada ponta do colar pelo lado correspondente a dos pingentes.

Quais os tipos de escapulário? Existem vários tipos de escapulário: de tecido, madeira, prata, ouro e bronze. A versão tradicional contém dois pingentes, sendo um a representação de Nossa Senhora do Carmo e outro a do Coração de Jesus. Ele é usado no pescoço, envolvendo os ombros e ficando na frente do peito.