Porque o energético me dá sono?

Perguntado por: rcavalcante . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 16 votos

No entanto, depois desse “Boom” de energia, o açúcar no seu sangue passa a diminuir, fazendo com que você se sinta cansado, causando diretamente irritação acerca de situações distintas, dificuldade de concentração, sono, etc.

As pessoas que dizem não sentir o efeito da cafeína provavelmente não possuem receptores com muita afinidade por essa substância. Outra possibilidade para explicar as nossas diferenças de tolerância à cafeína é a velocidade de metabolização do composto no fígado.

Energético pode dificultar o sono, segundo os resultados de uma pesquisa (em inglês) realizada por um grupo de cientistas norte-americanos. Isso porque as bebidas desse tipo contêm cafeína, um dos mais poderosos estimulantes do sistema nervoso central.

Essa adenosina passa a se ligar a receptores no cérebro, deixando-nos mais sonolentos. Quimicamente, a cafeína se parece o suficiente com a adenosina no nível molecular que ocupa esses locais de ligação, evitando que a adenosina se ligue a esses receptores cerebrais.

O energético Monster tem 120mg de cafeína e o Red Bull tem 116mg. A mais alta concentração é a do Spiker Shooter, que contém 428mg de cafeína em cada 340 gramas, e o Wired X344, com 258mg. Steve ressalta que as bebidas energéticas mais conhecidas geralmente têm menos cafeína do que uma xícara de café.

Pico de ação entre 30 a 60 minutos e duração de três a seis horas.

A reposição deve ser feita nas 2 horas seguintes ao treino, também de forma fracionada. As bebidas energéticas contêm várias substâncias, mas as mais importantes são a cafeína e a taurina.

  • 3.1 1. Red Bull.
  • 3.2 2. Monster Energy.
  • 3.3 3. TNT Energy Drink.
  • 3.4 4. Flying Horse.
  • 3.5 5. Burn.
  • 3.6 6. NOS.
  • 3.7 7. Fusion Energy Drink.

É comum que as pessoas consumam energéticos para espantar o sono e manter o cérebro em “alerta”. Mas de acordo com uma nova pesquisa publicada no jornal Nutrition Reviews, o único ingrediente que causa esse efeito é a cafeína. As informações são do Daily Mail.

1.Energético Red Bull Energy Drink
O Energy Drink possui a medida certa para quem quer uma boa dose de energia. Sua concentração de cafeína e taurina em grandes quantidades são ótimas para estimular o cérebro e o corpo físico, sendo um ótimo aliado para estudar ou praticar esportes.

A cafeína apenas bloqueia o processo natural, como se mascarasse a função intrínseca da adenosina. Desta forma, as células continuam a produzi-la e a adenosina vai-se acumulando no organismo. No momento em que a cafeína desvanece, o efeito de sonolência será, consequentemente, mais forte.

O que é a Taurina? Taurina é um aminoácido encontrado em muitos alimentos e geralmente encontrado em bebidas energéticas. Taurina é um aminoácido que ocorre naturalmente em seu organismo e está concentrado particularmente no cérebro, olhos, coração e músculos.

“O energético nada mais é que uma substância com associação de cafeína e taurina. E essa combinação pode causar a aceleração do coração, com palpitações, também aumentando a frequência cardíaca.

INDICAÇÃO DE USO DO MONSTER ENERGY BLACK
Tomar 1 dose (60 ml) de Monster Energy Probiótica ao dia.

O primeiro sinal do problema aparece quando o café deixa de fornecer o mesmo aumento de energia como de costume. Outro indício é a leve dor de cabeça que a pessoa sente quando a cafeína começa a sair do organismo. Tolerância à cafeína – quando uma xícara de café não é suficiente para ter disposição.

Para tirar o sono durante o dia, uma boa dica é consumir alimentos ou bebidas estimulantes como o café, guaraná ou chocolate preto, por exemplo.
...
O que fazer para tirar o sono

  • Café forte;
  • Guaraná em pó;
  • Açaí;
  • Chocolate preto;
  • Chá de gengibre.