Porque o ego e consciente?

Perguntado por: lcastros . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.9 / 5 17 votos

Eles compõem a chamada tríade do modelo psíquico. O Ego, como dito, é a parte consciente dos indivíduos e se desenvolve a partir da interação do ser humano com a realidade. Ele age de acordo com os valores morais e o que a sociedade espera sem ignorar seus próprios desejos.

Assim, uma parte do ego e uma parte do superego podem ser inconscientes, ao passo que o id só pode se tornar consciente se for transformado em uma representação, o que significa que suas formas originais permanecerão inconscientes, independente do lugar onde o inconsciente fique, mesmo porque a partir da revisão feita ...

O ID está relacionado aos instintos e é totalmente inconsciente. Essa estrutura é formada pelos impulsos, instintos e desejos. Sempre em busca do prazer, o ID não lida bem com frustrações e quer sempre uma solução imediata para tudo. Essa estrutura desconhece a razão e valores morais.

Veja, na galeria de fotos a seguir, 3 dicas para controlar o ego e parar de pensar tanto:

  1. 1) Seja gentil cinco vezes por dia, uma vez por semana, por um mês e meio. Estudos mostram que nos sentimos melhor quando fazemos o bem. ...
  2. 2) Pratique a gratidão. ...
  3. 3) Assuma a responsabilidade.

O Ego surge a partir da interação do ser humano com a sua realidade, adequando seus instintos primitivos (o Id) com o ambiente em que vive. É também chamado de "princípio da realidade". É o mecanismo responsável pelo equilíbrio da psique.

Um de seus eixos são os três estados do ego, a saber: pai, adulto e filho. Segundo essa teoria, cada pessoa interage com os demais a partir de algum desses estados. Os estados do ego são definidos como formas específicas de sentir, pensar e agir.

Ego normalmente é definido como uma valorização excessiva sobre si mesma/o. Ou seja, a opinião que a pessoa tem de si está distorcida e tende a ser uma imagem de grandeza, pouco objetiva ou fiel à realidade.

A consciência do pensamento permite uma relativa independência face ao princípio do prazer. A consciência é então, para Freud, consciência da percepção do mundo externo, consciência dos estados afetivos do continuum prazer-desprazer, e consciência de uma parte dos processos psíquicos do próprio sujeito.

A chamada morte do ego, ou perda do ego, é um fenômeno que muitos psiconautas estão procurando e ao mesmo tempo que temem. O que isso significa? A morte do ego significaria que o sentimento que você tem sobre si mesmo, a ideia de ser um 'indivíduo', desaparece completamente.

Os homens têm o ego mais frágil do que parece
Pode parecer que os homens não tem muita sensibilidade, mas a verdade é que eles têm um ego super frágil. Às vezes, coisas que não percebemos ferem os sentimentos e o orgulho deles. Isso acontece, principalmente quando o assunto é ligado à masculinidade.

O Ego seria, para Freud, o elemento principal entre Id, Ego e Superego. Ele é a nossa instância psíquica e evolui a partir do Id, por isso, possui elementos do Inconsciente. Apesar disso, funciona principalmente a nível Consciente.

As pessoas orgulhosas ou egoístas têm um ego exacerbado, ou seja, pensam demais em si mesmas e na própria imagem, desconsiderando o sentimento alheio. Consideram-se merecedoras de tudo e levam toda questão para o lado pessoal. Além disso, tendem a ser intolerantes com quem é ou pensa diferente.

Meditação para silenciar o ego
Você deve iniciar a meditação de como silenciar o ego de forma paciente. Olhe para os seus pensamentos sem classificá-los como positivos ou negativos. Ao fazer isso, você atribui força a eles, tornando-os maiores e dificultando que você desapegue.

Quando deixamos o ego falar mais alto podemos ter muitos problemas, pois quando o ego está inflado a pessoa pode se sentir superior diante de tudo e de todos. Mesmo que não esteja tão bem, mas sempre tem a vontade de mostrar que está.

O ego é considerado o “defensor da personalidade”, é responsável por impedir que os conteúdos inconscientes passem para o campo da consciência, acionando assim os seus mecanismos de defesa. Uma das principais funções do ego é harmonizar os desejos do id com os valores morais do superego.

Como lidar com egos inflados

  1. Dar feedbacks. Muitas vezes o que se fala para alguém dói menos do que a forma como as pessoas se expressam. ...
  2. Investir em gestão do conhecimento. ...
  3. Gerir as competências.

O ego alimentar inclui excesso de consumo e o consumo de alimentos de fontes, que de alguma forma, desrespeitam os ciclos naturais e bonitos da vida. O eco alimentar vem nos trazer um outro lado! Eco tem relação com alimentar e o significado de alimentar envolve cooperação, colaboração, sustentar, criar, cuidar.

Um ego forte, na concepção freudiana, é aquele que se constrói na busca pelo equilíbrio do id e superego. Não ignora ou empodera, em demasia, nenhum dos impulsos. A tarefa não é fácil e, sem dúvida, representa um propósito a ser desenvolvido pela vida toda.

O ego representa a razão ou a racionalidade, ao contrário da paixão insistente e irracional do ID. O ego obedece ao princípio da realidade, refreando as demandas em busca do prazer até encontrar o objeto apropriado para satisfazer a necessidade e reduzir a tensão.

A partir do momento que o ego se manifesta como a consciência do indivíduo, ele passa a determinar as ações e também os instintos que este tem, diante das situações que ocorrem no mundo real. Além disso, outro ponto onde o ego surge e contribui é para a construção da personalidade deste mesmo indivíduo.

Comparação Social. Quando as pessoas sentem que foram vítimas de ações injustas, elas podem defender o ego comparando-se com aquelas em pior situação. Da mesma forma, podemos ver semelhanças entre nós e os outros em uma posição melhor para melhorar nossa auto-imagem.