Porque o dinheiro volta para a conta?

Perguntado por: amota . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

Quando os dados da conta de destino não são informados corretamente, o valor é automaticamente estornado para a conta de origem.

Quando uma transferência TED volta para a sua conta, significa que algum dos dados do recebedor foi inserido incorretamente*. Neste caso, você deverá revisar as informações e fazer uma nova transferência.

Se o seu dinheiro sumiu da sua conta, primeiramente você deve entrar em contato com os canais oficiais de atendimento do banco. Lembre-se sempre de guardar comprovantes das transações fraudulentas e das conversas que você tiver com o seu banco.

Estorno é o processo de reembolso do valor pago em uma transação, seja ela realizada com PIX, cartão de crédito, débito ou qualquer outra forma de pagamento. Ele é um processo importante para garantir a segurança e a confiança dos consumidores em suas transações.

Se a transferência ou o DOC/TED não caiu na conta certa e voltou para a sua, você só precisa conferir qual foi o erro (se digitou a conta ou a agência errada) e fazer uma nova transação. Mas no caso de um depósito, a situação fica um pouco pior porque você levará mais tempo para refazer o pagamento.

Esta é uma forma de devolução usada quando um pagamento tem erro no valor ou no destinatário. Por exemplo, se um cliente pagar um boleto bancário com um número de conta errado, o banco poderá estornar o pagamento para o cliente.

O ressarcimento de dinheiro é um direito garantido por lei em diversas situações que envolvem a relação de consumo. É importante conhecer essas hipóteses para poder exigir seus direitos quando necessário.

A proposta do governo brasileiro é devolver para as famílias parte do imposto pago, beneficiando, sobretudo, as de menor renda. Será basicamente como funciona com clientes que utilizam um cartão de crédito, em que em toda compra feita, o consumidor recebe uma parte do dinheiro de volta.

Principais de códigos de erro para TED devolvida
Conta do destinatário do crédito encerrada. Agência ou conta destinatária errada. Ausência ou divergência na indicação do CPF ou CNPJ. Mensagem inválida para o tipo de transação ou finalidade.

O que significa “seguro desemprego com situação devolvida”? Quando ao consultar a situação do benefício o sistema informar que ele está como “devolvido”, isso significa que o valor retornou aos sofres públicos e não está mais disponível para o saque.

O QUE FAZER QUANDO O CAIXA ELETRÔNICO "ENGOLE" SEU DINHEIRO
Tanto a Febraban, que representa as instituições financeiras, quanto o Procon - órgão de defesa do consumidor - dizem que a primeira medida a ser tomada é acionar o banco.

Diante dessa situação, muitas pessoas nos indagaram se poderiam usar o dinheiro que milagrosamente caiu na sua conta. Vamos direto para a resposta. Não importa se o erro foi do banco, há a obrigação de devolver o dinheiro, sim. Isso está nos artigos 876 e 884 do Código Civil.

Segundo os artigos 876 e 884 do Código Civil, a pessoa que recebe um dinheiro por engano é obrigada a devolver o valor, seja uma transferência do banco ou de outro cliente: Art. 876. Todo aquele que recebeu o que lhe não era devido fica obrigado a restituir [...].

Como saber se a compra foi estornada? Para saber se sua compra já foi estornada, é importante ficar atento às informações da fatura. O modo mais fácil de descobrir é procurar algum crédito gerado em nome do estabelecimento em que a compra foi efetuada.

O prazo para devolução em caso de estorno de débito costuma variar de 24 horas até 15 dias úteis, mas pode chegar até 30 dias caso a empresa realize algum tipo de análise.

Se verificar um pagamento revertido, significa que um comerciante decidiu cancelar um pagamento ou que não reclamou os fundos dentro do tempo alocado. Entre em contacto com com o comerciante para entender a razão do cancelamento. O nosso sistema não permite esta nova tentativa de pagamento.

Geralmente, assim que identifica o erro e visualiza que os dados informados não pertencem a uma conta válida, o banco solicita um prazo de até 5 dias úteis para realizar o estorno. Em poucos casos, a transferência pode ser direcionada para uma outra conta bancária existente e, por isso, o estorno não é feito.

Mas não é recomendado encerrar contas bancárias dessa forma, pois mesmo sem utilização a conta pode gerar tarifas. Por determinação do Banco Central do Brasil (BCB), os bancos devem encerrar automaticamente as contas bancárias que estejam a mais de 6 (seis) meses sem movimentação.

Verifique em sua fatura se há um estorno ou crédito do valor referente a esta compra. O crédito pode demorar até 15 dias após a data do cancelamento efetuado na loja.

De quem é a responsabilidade de estornar o valor? É o estabelecimento comercial que precisa iniciar o processo do estorno junto à operadora. Aliás, a operadora do cartão é responsável apenas por intermediar as operações financeiras.