Porque o dígito verificador não e válido?

Perguntado por: lsalgueiro . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

Esse erro de validação ocorre quando nos dados do autorizado estão informados os dados pertinentes a um CNPJ e no Tipo está marcado que é CEI ou está marcado que é CNPJ e no campo identificação está informado um CEI.

O digito de verificação ou dígito verificador da conta bancária é um código usado pelas instituições financeiras para validar se o número da conta existe ou não. Ele pode ser composto por apenas um algarismo ou mais.

E qual o dígito verificador, você sabe? É bem simples de localizar: o que vem depois do traço (ou espaço) é o dígito verificador. Ele também pode ser chamado de algarismo de controle. Ao lado, você encontrará os números da conta e o código de segurança.

A Rejeição (490):"CPF informado inválido (DV ou zeros)", indica que o CPF informado possui o dígito verificador que não corresponde ao cálculo dos dígitos anteriores ou está preenchido com zeros, tornando o CPF inválido.

Comumente, o Dígito Verificador é formado por apenas um número. Porém, isto não é uma regra. Em alguns bancos, pode-se ter dois destes algarismos. Ainda, no Banco do Brasil, algumas contas possuem a letra “X” no local destinado ao Dígito Verificador.

Ou seja, o Dígito Verificador não interfere no número da conta, ocorrendo o contrário. Como mencionado, o DV possui como única função, apenas, comprovar ao contra banco que os dados inseridos são validos e existentes, não se tratando de uma fraude.

Em geral, ele fica na parte da frente dos cartões físicos. Como já foi dito antes, o dígito da agência fica no final desse número, separado por um espaço ou por um traço (-).

Que nada mais é do que um indicador da própria situação do CPF (se estiver suspenso). Por exemplo, se o CPF estiver com a situação regular, o Código verificador para esse status será representado por dois zeros (00).

Esse número isolado após o traço é o DV da conta Caixa, também conhecido como dígito verificador. A última sequência será uma de quatro números, que corresponde ao período de validade do seu cartão.

Onde ver o código da agência Caixa? No cartão da CAIXA, os 4 primeiros dígitos são da agência e os 9 últimos dígitos são da conta, sendo que o último número é o dígito verificador. O dígito da agência é o que aparece logo após o traço.

O dígito verificador, ou DV da conta, é um código numérico único, composto por um ou mais algarismos, geralmente localizados no final da sequência numérica, utilizado para validar se o número de uma conta corrente ou poupança existe.

Os quatro primeiros algarismos são os da agência, seguido pelo seu dígito verificador após o hífen (que não deve ser informado). Em seguida aparece o número da conta bancária com o respectivo dígito verificador.

Nas declarações anteriores a 2019, preencha o campo com o código da operação (3 dígitos) e o número da conta (8 dígitos) numa só linha (exemplo: 00100012345). Se o número da conta não possuir 8 dígitos, inclua zeros entre o código da operação e a conta.

Contas poupança do Banco do Brasil devem iniciar com a variação 51. O número da conta poupança deve ter, ao todo, 9 dígitos, mais o dígito verificador. Se não tiver, acrescente zeros à entre a variação e o número da conta.

Seja para fazer uma transferência, pagamento online ou qualquer outra utilização do número da sua conta corrente, é obrigatório inserir também o dígito verificador. Vale ressaltar que, no caso do dígito da agência bancária, ele pode ser representado pela letra X em vez de um número.

Número incompleto da agência pode impedir transferência via DOC ou TED. O padrão são quatro números. Na hora de fazer uma transferência você só precisa informar o número da agência com 4 (quatro) números. O dígito não é necessário!

O que fazer se me arrependi do depósito? Em primeiro lugar, entre em contato com o seu banco. Explique o seu caso e, então, pergunte sobre um possível cancelamento do depósito. Há um ponto relevante nisso: quanto mais rápido você avisar a instituição, maiores as chances de conseguir recuperar dinheiro após depositar.