Porque o dígito do meu RG e X?

Perguntado por: osilveira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 3 votos

O dígito verificador do RG é X: Quando o dígito verificador do RG for X é porque o resultado do último passo é 10 (11-1). O dígito verificador 10 foi substituído pelo algarismo romano X. O dígito verificador é 0 (zero):

É que cada Estado tem autonomia para gerar sua própria sequência de caracteres dos registros gerais (RG) que emitem. Alguns levam até letras, como rolava antigamente em Santa Catarina: os códigos 1/R, 2/R etc. identificavam o município que imprimiu o documento.

O dígito verificador (DV) da conta, basicamente, é um código que valida o número da sua conta bancária e que, como já dissemos, está posicionado no final de uma sequência numérica , logo após o traço. Sua principal função é impedir que haja erros de transmissão de dados ou digitação, além de evitar fraudes.

O dígito verificador do RG é X
Então o dígito verificador 10 foi substituído pelo algarismo romano X.

O que fazer quando o sistema não aceita RG sem dígito? Os RG sem o dígito verificador estão desatualizados, motivo pelo qual os sistemas recusam. É necessário que o usuário providencie um novo documento, com a inclusão do dígito, junto aos órgãos competentes de seu município.

DV e dígito da conta é a mesma coisa? Sim, o dígito verificador (DV) da sua conta é o que você conhece popularmente como dígito da conta.

O campo "Número" do "Documento de Identidade" aceita apenas números e letras. Caso o número do documento de identificação a ser utilizado no dia do atendimento tenha símbolos como traço, por exemplo, preencha apenas os número e letras.

Número do RG
De modo geral, ele não significa nada. É apenas uma sequência de números utilizada para identificar os brasileiros. Cada estado possui autonomia para estabelecer as regras de emissão do RG.

Encontrar o dígito verificador da conta é uma tarefa simples. Primeiro, identifique no cartão ou no aplicativo onde fica localizado o seu número da conta. Logo depois, veja se existe um número após um hífen ou espaço. Se sim, pronto, esse é o dígito verificador.

O Dígito Verificador da sua conta será sempre o número após o hífen ou espaço após a numeração da conta. Você pode encontrar essa informação no cartão do seu banco ou no aplicativo nas informações do seu perfil.

Cálculo do Dígito Verificador
O cálculo do DV é feito através do módulo 11 destes 43 primeiros algarismos da chave, é calculado multiplicando-se cada algarismo pela sequência de multiplicadores 2,3,4,5,6,7,8,9,2,3, …, posicionados da direita para a esquerda.

O dígito X pode ser substituído pelo número 0. Por exemplo, caso a conta seja 87390-X, ela deve ser transcrita como 87390-0.

A medida foi adotada para reduzir o risco de fraudes, já que o número, além de válido em todo o território nacional, é gerado pela Receita Federal (RF). O RG, em contrapartida, é estadual, ou seja, o cidadão pode ter um RG diferente em cada estado do país.

Não se preocupe: a rotina contempla essas situações. Os dígitos de UF correspondem a: 01-SP, 02-MG, 03-RJ, 04-RS, 05-BA, 06-PR, 07-CE, 08-PE, 09-SC, 10-GO, 11-MA, 12-PB, 13-PA, 14-ES, 15-PI, 16-RN, 17-AL, 18-MT, 19-MS, 20-DF, 21-SE, 22-AM, 23-RO, 24-AC, 25-AP, 26-RR, 27-TO e 28-Exterior(ZZ).

Como os dados estão incorretos, o valor deve voltar para a conta de origem.