Porque o diesel é melhor que a gasolina?

Perguntado por: ttorres . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
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Apesar de ser mais caro, uma grande vantagem do carro a diesel é que ele é mais econômico, pois tem uma autonomia maior e o curso do combustível é menor. Além disso, é um motor que dura muito mais tempo. Se você não pretende trocar de veículo tão cedo ou quer um valor de revenda melhor, é uma boa opção.

Suas duas principais vantagens do diesel sobre a gasolina: o quilômetro rodado custa muito menos e, por ser mais procurada, a caminhonete diesel usada tem maior valor de revenda.

Diesel: Menos rotativo, chega a +- 5.000 rotações. Isso significa que ele é mais forte que um motor a gasolina, pois produz mais força aplicada.

O motor a diesel dura mais tempo, inclusive pelo fato de ser pouco queimado por quilometragem. Porém, é importante ter cuidado, pois, o diesel quando armazenado por períodos longos, tem a possibilidade de degradar por fatores orgânicos.

Durabilidade. O que não mudou nos carros a diesel foi a durabilidade dos motores. “Hoje, um motor a combustão bem cuidado chega a 250 mil km e o diesel passa dos 400 mil km facilmente, se for bem cuidado”, afirma Anderson.

Vantagens de usar diesel
Uma das principais vantagens dos motores a diesel é que o consumo de combustível chega a ser 35% menor se comparado, por exemplo, à gasolina. Além disso, ele possui maior força, isso explica sua larga utilização por caminhões, carretas transportadoras e máquinas.

A lei que proibiu a circulação de carros de passeio a diesel no Brasil é de 1976. Ela foi votada no contexto da crise internacional de petróleo e foi uma forma de o governo incentivar a produção de carros a álcool, protegendo o mercado interno e diminuindo a dependência da importação do diesel.

Os óleos diesel são as principais fontes de energia de veículos para transporte de passageiros e de carga, bem como no uso em máquinas para diversas aplicações. Máquinas e veículos para uso agrícola, uso em mineração e em obras civis.

Mas, afinal, porque o diesel é mais barato que a gasolina? Basicamente, porque a demanda de consumo é menor e sobre ele incide uma porcentagem menor de impostos e tributos.

Por que a gasolina caiu mais? Segundo especialistas consultados pelo UOL, o preço do litro do diesel não acompanhou a queda da gasolina porque a redução de impostos não teve um impacto grande nele. O diesel já tinha uma alíquota menor do que a da gasolina.

Vantagens e desvantagens do diesel

  • Carros mais econômicos e mais esportivos. ...
  • Motores a diesel não usam velas. ...
  • Motores a diesel têm maior durabilidade. ...
  • A tecnologia a diesel é mais moderna. ...
  • Carros a diesel poluem menos. ...
  • Carros a diesel vibram mais. ...
  • Carros a diesel custam mais caros.

Como pode ver, o cálculo é simples. Imagine percorrer 450 quilômetros com 150 litros de diesel. Para descobrir o km/l com esses valores, basta dividir a quilometragem pela litragem: 450/150 = 3 km/l.

Stellantis - 1.0 Turbo 200 Flex: até 130 cv e 20,4 kgfm
Um dos mais modernos do país, também é o mais potente da categoria com a ajuda de diversas tecnologias, além do turbo e da injeção direta de combustível, comum em diversos concorrentes.

1. Motor GSE Turbo 1.3: 142,3 cv/l. O novo motor produzido no Brasil já estreia com o troféu de melhor rendimento.

A gasolina ela faz em média 11 km/litro e, com diesel, roda 14 km/litro.

É o caso de SVs, caminhetes e vans, por exemplo.

  1. Cuidados com o motor a diesel. ...
  2. Faça revisões periódicas. ...
  3. Troque os filtros de óleo dentro do tempo. ...
  4. Limpeza do purificador de ar. ...
  5. Abasteça em locais de confiança. ...
  6. Troca de óleo de acordo com indicação do fabricante.

Mas é claro que não depende só do motorista, mas também da qualidade do projeto e dos materiais aplicados na construção desse motor. Tá bom, vamos descer do muro e dar uma média de quilometragem de um motor a gasolina ou álcool: de 200 a 250 mil quilômetros.

Se o proprietário mantiver as revisões e as manutenções em dia e não rodar em regime extremo é possível que ultrapasse a média de 200 mil km. Este é o número mágico de longevidade considerado por muitos fabricantes. Porém há casos de modelos que rodam bem mais que isso e outros que abrem o 'abrir o bico' bem antes.

Em temperaturas climáticas elevadas, ao abastecer, o combustível gera várias reações no tanque, normalmente o nível de espuma aumenta, por isso a importância de aproveitar o período da noite.