Porque o dia e a noite acontecem a cada 24 horas?

Perguntado por: otorres . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.6 / 5 4 votos

Uma volta completa em torno do Sol demora 365 dias e 6 horas. O movimento da Terra em torno de seu próprio eixo é chamado de rotação. O tempo necessário para dar uma volta completa é 24 horas. A sucessão entre dia e noite é consequência direta do movimento de rotação da Terra em torno de seu próprio eixo (Figura 1).

Isso significa que o nosso sol também possui um movimento de rotação, assim como os demais planetas que integram o sistema solar. No entanto, a velocidade com que esse movimento acontece varia de um planeta para o outro, e isso faz com que os dias e as noites tenham durações diferentes entre eles.

Um dia no 1º sentido, tem 24 horas. O dia, no segundo sentido dura o tempo em que o sol estiver aparecendo no céu. A noite é o nome do período em que o sol sumiu do céu devido a rotação da terra, que encobre a sua visão.

Esse intervalo de tempo é chamado de “dia sideral”. Mas como a Terra se move em sua órbita ao redor do Sol, ela tem que se mover 1 grau a mais para que ele retorne à mesma posição no céu, ou seja, 361 graus. Isso leva 4 minutos a mais, resultando nas “24 horas” com as quais estamos acostumados.

Na Terra, marcamos a passagem do tempo em dias, que são divididos entre um período de luz solar e a noite. A rotação da Terra, o giro em torno de si mesma, leva 23 horas e 56 minutos.

O movimento de rotação resulta na sucessão de dias e noites devido à diferença de iluminação nas diferentes áreas do planeta. Sendo assim, parte do planeta fica iluminada pelos raios solares, correspondendo ao dia, enquanto a parte oposta não recebe luz solar correspondendo à noite.

A possível causa do movimento de rotação da Terra em torno de si mesma tem a ver com o torque gravitacional. Acredita-se que a força exercida pelo Sol e por outros planetas fez com que a Terra experimentasse a ação de torques (momentos de uma força) e adquirisse um movimento rotacional.

Nós aprendemos que rotação é um movimento que a Terra faz em torno do seu próprio eixo e que esse movimento demora 24 horas. Esse movimento também vai originar o dia e a noite, pois a face que não está iluminada é a noite e a face que é iluminada é o dia.

A diferença normal entre a duração do dia e a da noite acontece porque o eixo ao redor do qual a Terra gira sobre si mesma é inclinado 66,5 graus em relação ao plano da sua rotação em torno do Sol. Essa inclinação faz o astro iluminar um hemisfério por menos tempo durante o outono e o inverno.

Nessa conferência, eles resolveram dividir a Terra em 24 partes, pois sabiam que a Terra levava 24 horas para dar a volta em seu próprio eixo (rotação) e completar um dia.

O mais provável é que a vida no planeta seria extinta. Nessa situação, o dia e a noite durariam seis meses. Nesse sentido, duas situações antagônicas poderiam acontecer: o mundo iria se tornar extremamente quente ou entraria em uma era glacial.

A rotação é um dos vários movimentos feitos pela Terra, no entanto, ela é um dos mais conhecidos, pois é responsável pela alternância entre o dia e a noite.

O planeta Terra gira em torno dele mesmo, é o que a gente chama de rotação. Conforme a gente vai girando com a Terra, chega uma hora que ele fica do outro lado do planeta e aí onde nós estamos, no lado oposto, fica escuro – é a noite. Você pode ver como é que isso funciona de um jeito bem fácil.

Descubra alguns lugares de onde você pode assistir esse fenômeno incrível! A Noruega é conhecida como a terra do sol da meia-noite. A melhor opção para vê-lo é ir à região norte do país.

De acordo com o gráfico, as primeiras evidências de vida datam de 3,5 bilhões de anos, período em que o dia durava 12 horas. Quando do surgimento do processo de fotossíntese há 2,5 bilhões de anos o dia já durava 18 horas.