Porque o dia e à noite acontece?

Perguntado por: ufreitas . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.1 / 5 19 votos

O movimento de rotação resulta na sucessão de dias e noites devido à diferença de iluminação nas diferentes áreas do planeta. Sendo assim, parte do planeta fica iluminada pelos raios solares, correspondendo ao dia, enquanto a parte oposta não recebe luz solar correspondendo à noite.

As estações do ano existem em decorrência da inclinação da Terra em relação ao Sol. O movimento de translação, em que a Terra gira ao redor do Sol, é responsável pela existência das estações do ano. Já o movimento de rotação, em que a Terra gira em torno do seu próprio eixo, possibilita a ocorrência do dia e da noite.

O movimento de rotação é quando a Terra gira em torno do seu próprio eixo. E este movimento leva exatamente 24 horas ou um dia. Ela gira no sentido Oeste-Leste. É o Sol que ilumina a Terra.

Nos seres humanos em geral, o controle sobre as escolhas para realização das atividades diárias está em nosso cérebro. Numa região chamada de núcleo supraquiasmático, do hipotálamo, é que se encontra o centro de comando que nos dá condições de preferirmos o dia ou a noite como momento para nosso melhor desempenho.

A Lua, como o Sol e a Terra, não está parada no céu, ela gira ao redor da Terra, que por sua vez gira ao redor do Sol. A Lua possui muitos movimentos, mas os principais são translação, rotação e revolução. O movimento de translação é o que ela faz em torno do Sol, acompanhando a Terra.

Os efeitos negativos da privação do sono estão relacionados a diversas doenças, como problemas cardiovasculares, diabetes, obesidade e demência. As consequências diárias de passar consecutivas noites sem dormir, no entanto, ainda não foram alvo de muitos estudos.

“Biologicamente, somos programados para dormir à noite. Existem fatores que predispõem o corpo a descansar neste período, como a ausência da luz, a queda da temperatura do corpo e a produção da melatonina – hormônio capaz de contribuir na indução do sono”, alerta.

Esqueça a desculpa de “só mais 5 minutinhos”
Isso acontece porque, para dormir, nosso organismo libera serotonina, um neurotransmissor ligado a um estado de bem-estar e relaxamento. Já na hora de acordar, acontece a liberação da dopamina, que nos deixa mais ativos.

É entre os dias 20 e 21 de Junho de cada ano, quando o sol atinge a sua máxima distância da Terra, no chamado afélio. Nesse ponto, devido à inclinação do eixo da terra em relação à sua trajetória ao redor do sol – movimento de translação – ocorre a menor incidência de luz solar de todo o ano no hemisfério sul da Terra.

A posição mais próxima ao Sol, o perihélio ( ), é atingido aproximadamente em 3 de janeiro e o ponto mais distante, o afélio ( ), em aproximadamente 4 de julho. As variações na radiação solar recebida devidas à variação da distância são pequenas.

As estações do ano acontecem por causa da inclinação da terra em relação ao sol. O movimento do nosso planeta em torno do sol, dura um ano. Esse movimento recebe o nome de translação e a sua principal conseqüência é a mudança das estações do ano. Se a Terra não se inclinasse em seu eixo, não existiriam as estações.

O dia e a noite existe por causa da rotação que faz a Terra girar em torno do seu eixo. … O dia e a noite existe por que a Terra gira em torno do Sol.

Muitas pessoas acreditam que a Terra está mais próxima do Sol no verão e é por isso que é mais quente. E, da mesma forma, eles acham que a Terra está mais distante do sol no inverno. Embora essa ideia faça sentido, ela está incorreta. É verdade que a órbita da Terra não é um círculo perfeito.

Com o passar dos anos, a Lua sincronizou o seu movimento de rotação e de translação com a Terra, ou seja: enquanto completa uma volta em torno da Terra (translação), a Lua também completa uma volta em torno de si mesma (rotação). Isso faz com que ela tenha sempre a mesma face voltada para o nosso belo planeta azul.

Que noite foi essa que me proporcionasse, foi magico o seu toque, perfeita a sintonia dos nossos corpos, seu corpo pedindo o meu, seu gemido alucinada de prazer me deixa louca, incrível a jornada que tivemos, se morresse agora morreria feliz pois por alguns dias lhe tive em meus braços e foi único diante da sublime ...

Resposta. Resposta: Para o narrador além das nuvens , estava um luar lindo , de lua cheia , e que as nuvens que cobriam a cidade eram , vistas de cima , enluaradas.

A velocidade da Lua é tangencial à sua trajetória ao redor da Terra e, sendo assim, ela está em uma espécie de movimento de queda perpétuo e nunca atingirá a superfície terrestre.

Se a Terra parasse de girar, possivelmente sofreríamos graves consequências, como mudanças climáticas e a movimentação das águas oceânicas em direção aos polos. Se a Terra parasse de girar em torno de seu eixo, teríamos dias e noites de 6 meses de duração.

Ademais, a Lua serve como uma proteção extra ao planeta Terra, já que funciona como um escudo protetivo contra a queda de asteroides e cometas. Ela também tem influência na inclinação do eixo terrestre, assim como no movimento de rotação, que permite a sucessão entre os dias e as noites terrestres.

Especialistas no assunto confirmam a relação: “A privação de sono aumenta o apetite por alimentos calóricos. Indivíduos que não dormem têm maior tendência à obesidade do que os que não são privados do sono”, diz Pedro Genta, coordenador do Centro de Medicina do Sono do HCor.

O método promete fazer dormir em apenas 60 segundos. 1-Inspire profundamente pelo nariz contando até 4; 2-Segure a respiração contando até 7; 3-Expire o ar pela boca fazendo barulho, contando até 8.