Porque o deus Saturno foi escolhido para nomear o planeta?

Perguntado por: ilancastre . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 15 votos

Um dos titãs e pai de Júpiter, Saturno nomeia o planeta no que pode ter sido uma representação de pai e filho pela mitologia romana. Saturno é o Deus da Agricultura dos romanos, o equivalente a Kronos, Deus pai de Júpiter, na mitologia grega.

Divindade de origem itálica muito antiga, Saturno era um deus romano que foi sempre identificado com o deus grego Cronos.

Filho de Urano (Céu) e Gaia (Terra), Saturno foi o deus que expulsou o seu pai, dominado pela insanidade, da posição de soberano entre os deuses e assumiu o seu lugar. Recebeu a profecia de que ele próprio seria destronado por um de seus filhos e, por isso, passou a devorá-los quando nasciam.

Saturno é a representação das suas inseguranças, suas dificuldades e seus medos. Mas, ao mesmo tempo, o planeta sugere lições e aprendizados. O signo em que você tem Saturno no Mapa Astral revela onde você vai buscar por excelência. Junto disso, ele mostra seu poder de determinação.

Basicamente, o principal parâmetro que levou a União Internacional da Astronomia (IAU) a remover Plutão da lista de planetas é o fato de ele não ser capaz de conduzir a sua própria órbita, ou seja, ele depende de outros corpos celestes para influenciar seu trajeto – neste caso, Netuno, de um lado; e diversos objetos ...

Superando obstáculos. Pode parecer estranho devido a sua conotação mais "pesada", mas Saturno tem o poder de gerar ganhos mais reais do que Júpiter e Vênus, considerados planetas benéficos e suaves, garantindo assim uma noção mais real do quão positivo é agir com resiliência onde mais precisamos.

Saturno devorando um filho representa o deus Chronos, ou Saturno segundo a mitologia romana, no ato alegórico em que ele comia os filhos que teve com a esposa Reia, por ter medo de ser destronado por um deles. Por isso, o deus Chronos é aquele que governa o Tempo.

Saturno é famoso por seu complexo sistema de belos anéis, divididos em sete grupos principais. Cada anel que enxergamos daqui na verdade são milhares de anéis, de diferentes espessuras, agrupados. Eles são formados por fragmentos de gelo e de rochas espaciais, com tamanhos que vão de um grão de areia até o de uma casa.

Os gregos a nomearam o planeta de Gaia, entidade titânica que representa a terra. Já os romanos escolheram a palavra Telo para representar a Terra. O nome atual tem mais de mil anos, é de origem germânica e significa “solo”.

Os nomes que conhecemos hoje são de origem romana; assim, Hermes é Mercúrio, Afrodite é Vênus, Gaia é a Terra, Ares é Marte, Zeus é Júpiter, Cronos é Saturno, Urano é Urano e Netuno é Poseidon.

Sabemos hoje que o primeiro ser vivo foi provavelmente muito semelhante aos micro-organismos procariontes modernos, classificados como bactérias e arqueias.

Saturno possui 9 vezes o tamanho do planeta Terra e é formado principalmente por gases. Dispõe de 7 conjuntos de anéis circundantes e 82 luas, como Titã, a maior e mais conhecida. Saturno é o sexto planeta a partir do Sol e é o segundo maior planeta do Sistema Solar, ficando atrás apenas de Júpiter.

O físico Galileu Galilei foi o primeiro a observar Saturno, em 1610. Com o seu telescópio simples, chegou a acreditar que os anéis seriam duas luas grandes ao lado do planeta.

A energia de Saturno atua em várias dimensões do nosso ser, na vida prática, na psicológica e no nível da nossa alma. Saturno é também, o Senhor do carma, o ponto em nossa vida que mais dói, que sentimos mais dificuldade, onde teremos, certamente mais trabalho, o lugar onde nossos medos afloram.

Achado indica que planeta anão é mais geologicamente vivo do que pensavam cientistas. Uma série de vulcões de gelo em forma de domo foi identificada em Plutão, estruturas diferentes de qualquer outra coisa conhecida no nosso sistema solar.

Plutão deixou de ser planeta há 15 anos por não atender aos requisitos da categoria de planetas oficiais.

Em 2006, uma controvérsia assolou a comunidade da astronomia, quando Mike Brown, da Caltech, fez com que a União Astronômica Internacional (IAU) rebaixasse Plutão da categoria de “planeta”.

Kepler-22b
O 22-b foi o primeiro planeta que a missão Kepler confirmou estar posicionado em uma zona habitável. O exoplaneta tem 2,4 vezes o tamanho da Terra — o menor já encontrado em área que pode abrigar vida.

A Nasa, agência espacial norte-americana, anunciou na 3ª feira (10. jan. 2023) a descoberta de um novo planeta habitável, o TOI 700 e. A novidade foi apresentada na 241ª reunião da American Astronomical Society, em Seattle.

Na terra, a produção de oxigénio é o resultado da respiração das plantas, essencial para a sobrevivência dos animais. Mas, em Saturno, as moléculas de oxigénio surgiram sem vida, por meio da reacção química entre a radiação solar e as partículas de gelo presentes no anel A de Saturno.

Saturno é o sexto planeta do Sistema Solar em distância ao Sol e seu icônico sistema de anéis, que pode ser visualizado da Terra mesmo com pequenos instrumentos, faz dele uma das joias do Universo e o astro preferido de muitas pessoas que visitam o Observatório.