Porque o dependente químico tem recaída?

Perguntado por: efogaca . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

Estresse. A volta para a vida normal após o tratamento da dependência química pode ser muito estressante para o paciente. No entanto, alguns podem ter reações exageradas a essas situações. Tais mudanças no humor podem indicar o risco de recaídas, tanto as positivas como as negativas.

Qual é a etapa mais difícil de recuperação de dependente químico? Das fases de recuperação da dependência química anteriormente citadas, a fase da reabilitação é a mais crítica, porque, a fase demanda um esforço, dedicação e atenção. É nela que o dependente precisa mais do que nunca do apoio dos familiares.

Um dependente só começa a pensar em abandoná-las quando os prejuízos pelo uso forem maiores que os prazeres. Não existe possibilidade de sucesso enquanto eles continuarem usufruindo dos prazeres, enquanto os pais arcam com os prejuízos.

Como ajudar um dependente químico que recaiu

  1. Seja compreensivo e demonstre empatia. ...
  2. Busque ajuda profissional. ...
  3. Preencha o dia com atividades sadias. ...
  4. Mantenha-se atento(a)

Mudanças de humor ou de comportamento
Ela pode se tornar mais reservada, introspectiva e até apresentar sinais de culpa, depressão ou tristeza. Dependendo do tipo de entorpecente consumido, o dependente também pode se tornar impaciente ou assumir posturas extremamente agressivas sem motivo aparente.

Em todo tratamento existem estas chamadas”recaídas”, pode ser porque ainda precisa de mais tempo no acompanhamento médico e psicológico, e devido à situações novas, que te retornam ao motivo da ansiedade e outras causas.

Na prevenção de recaídas, um aspecto merece ser mencionado: evitar o encerramento prematuro quando houve alívio rápido dos sintomas após poucas sessões. Essa melhora precoce pode se dever a inúmeros fatores que não a ação dos componentes específicos da terapia cognitiva.

Desde que o mundo é mundo, ouvimos que uma das piores coisas que podemos fazer na vida é ter uma recaída com o ex, não é mesmo? Porém, a ciência acaba de comprovar que uma noite de sexo com um ex pode ser bom e útil, já que pode nos ajudar a superar um término mais recente.

A dependência química é capaz de gerar alterações psíquicas significativas, pois os efeitos das drogas modificam as funções e capacidades neurais e a intensidade destas dependem do organismo da pessoa, da gravidade da dependência, tempo de uso e frequência.

A crise tem início em torno de 6 a 8 horas após a interrupção da bebida. A crise de abstinência do álcool é caracterizada pelo tremor das mãos, que é acompanhada de distúrbios gastrointestinais e de sono, além de um estado de inquietação geral.

Como você pôde ver, a dependência química é uma doença que precisa de muita atenção e, por isso, é importante que os usuários tenham apoio especializado. O período de internação ou a duração média de tratamento é de 150 a 180 dias.

heroína

Embora existam várias drogas altamente viciantes, quando a pergunta é sobre qual a droga mais difícil de largar, a resposta é a heroína. Um estudo mostrou que a heroína é a droga mais viciante de todas, ficando na frente da cocaína, nicotina, barbitúricos e álcool.

Palavras grosseiras, gritos e ofensas são as piores coisas a se fazer. 5- Piadas não são bem-vindas: contar piadas e histórias relacionadas a dependentes químicos pode ser algo desagradável. Mesmo com a boa intenção de animar o indivíduo, esse tipo de distração pode gerar um efeito contrário.

A duração do tratamento pode ser muito variável: entre 1 e 30 dias, pois depende dos efeitos desejados e da tolerância ao tratamento. De fato, alguns preferem uma cura expressa por alguns dias (cerca de 10 dias) ou espalham essa cura suavemente por um mês.

Os remédios caseiros para amenizar a ansiedade são chás de Kava-kava, valeriana, ashwagandha, erva-cidreira, camomila e lavanda. lembrando que se são complementos para amenizar a ansiedade, mas a visita ao médico é imprescindível e salva a vida do paciente.

O importante é ter o suporte necessário para evitar o isolamento e o desejo de usar entorpecentes.
...
Porém, se ainda não quer fazer isso, expresse seus sentimentos de outra forma, por exemplo:

  1. cantando;
  2. dançando;
  3. escrevendo;
  4. falando com um psicólogo ou psiquiatra.