Porque o dente dói com água gelada e quente?

Perguntado por: ialves . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.3 / 5 7 votos

Na dentina, existem os túbulos dentinários, pequenos canais que ligam a polpa dental (região com vários nervos) à porção externa da dentina, que pode estar recoberta por cemento (na raiz) ou esmalte (na coroa). Caso o esmalte ou o cemento esteja ausente, os estímulos de quente e frio chegam até o nervo, provocando dor.

A lesão de cárie é caracterizada por mancha branca ou escura acompanhada, geralmente, por uma cavidade (buraco no dente). Já a sensibilidade geralmente acontece na região próximo à gengiva, onde ocorre a retração gengival ou um desgaste na superfície do dente, próximo à raiz.

Sintomas da dor no nervo do dente

  1. Dor aguda e penetrante no dente;
  2. Dificuldade ao se alimentar e beber;
  3. Pulsação dentária, podendo causar dor de cabeça;
  4. Sensibilidade ao ingerir alimentos quentes ou frios;
  5. Dor ao consumir doces e frutas cítricas.

Quanto tempo dura a sensibilidade? Saber quanto tempo dura a sensibilidade nos dentes após clareamento é importante para que você monitore sua saúde bucal. “No geral, são até 15 dias de sensibilidade depois de feito o clareamento.

Uma forma de curar a dor de dente em 5 segundos, no sentido de pará-la, é o uso de gelo. O gelo irá adormecer a região dolorida, permitindo que você perceba uma sensação de alívio. Porém, pode ser que esse alívio demore mais do que 5 segundos para aparecer, mas você pode persistir por um tempo.

Outros mantimentos que devem ser evitados são as frutas cítricas e os condimentos picantes, eles podem irritar a gengiva que está cobrindo o siso. A temperatura também deve ser observada. Pratos quentes podem ser grandes vilões para dores de dente, opte por pratos frios ou mornos.

O inchaço na cavidade oral também é outro possível sintoma da inflamação. Além disso, outros sinais como sensibilidade nos dentes, dificuldade ao abrir a boca ou mastigar, dente escurecido, vermelhidão e inchaço nos gânglios do pescoço também indicam uma inflamação na polpa dentária.

Sinais e sintomas

  1. Dor latejante no dente, maxilares ou pescoço.
  2. Inchaço na bochecha.
  3. Sensibilidade ao contato com frio ou calor.
  4. Sensibilidade causada por pressão.
  5. Febre.
  6. Inchaço dos linfonodos no pescoço.

Cáries que causam danos mais profundos no dente podem afetar o nervo, provocando dor intensa. Às vezes, uma cárie pode crescer tanto que as bactérias podem penetrar nas gengivas ou até nos ossos abaixo dos dentes. Isso pode causar dor intensa, além de infecções graves.

O dente latejando é um sintoma que causa desconforto, sendo o principal indício de que algum problema bucal acabou evoluindo com o tempo. O sintoma de dor e sensibilidade extrema do dente normalmente está associado a inflamação do nervo dentário, chamado de pulpite.

A sensibilidade dentinária (ou sensibilidade nos dentes)
Ou seja, você pode ter dentes sensíveis. A chamada sensibilidade dentinária acontece quando a camada interna do dente, conhecida como dentina, fica exposta. E esse tipo de dor de dente acontece mesmo quando você não tem cárie.

POSSÍVEIS CAUSAS
Os fatores de infecções dentárias, cáries, lesões, retrações da gengiva e placa bacteriana são muito comuns em caso de dores. Já em outras situações, o indivíduo não sente exatamente uma dor no dente, mas sim, na parte externa da região oral, que pode causar engano no diagnóstico.

O gelo reduz o fluxo sanguíneo na região e ajuda no desinchar. Caso a dor seja decorrente da exposição da raíz pela retração, pode-se cobrir a área exposta até chegar ao seu dentista. Isso impede que agentes externos como o frio e o calor cheguem ao dente.

Em casos de inflamações, dores e febres a Nimesulida pode ser prescrita. No caso da odontologia, essa substância em geral é receitada após intervenções que possam promover o inchaço e a dor. No caso de dor de dente também pode ser recomendado o uso do medicamento.

Cha para dor de dente? Veja 5 receitas naturais

  1. Cha de hortelã Fresco, aromático e com propriedades calmantes, o chá de hortelã ou de menta contribui com o controle da dor de dente. ...
  2. Chá de camomila. ...
  3. Cha para dor de dente inflamado com própolis. ...
  4. Chá de erva-cidreira. ...
  5. Chá com óleo de cravo-da-índia.

São eles: os ácidos, os doces, os frios e os quentes, que agem de formas diferentes sobre a estrutura do dente, mas geram uma sensação igualmente ruim de desconforto, e deixam a boca sensível.
...
Ácidos

  • Cerveja: pH entre 4 e 5.
  • Tomate: pH entre 3,7 e 4,7.
  • Maçã: pH 3,8.
  • Ketchup: pH 3,7.
  • Vinagre: pH entre 2,4 e 3,3.
  • Limão: pH 2,2.