Porque o dedão do pé fica latejando?

Perguntado por: acavalcanti5 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.9 / 5 18 votos

Do lado da causa mais preocupante da dor no dedão do pé está a gota, também chamada de artrite gotosa. É uma artropatia (doença das articulações) inflamatória desencadeada pelo excesso de ácido úrico que se deposita na articulação.

Algumas medidas, como aplicar gelo na região dolorida, manter o pé em repouso, diminuir a carga de atividades físicas, podem ajudar na recuperação do dedão.

Procure ajuda ainda no estágio inicial da inflamação, quanto mais dor, mais difícil será o manuseio no local. O tratamento pode incluir antibióticos, pomadas colocação de algodão entre a unha e a borda lateral, além do uso de órteses. “O dedo pode ser protegido durante o tratamento com curativo ou protetor de silicone.

Os antibióticos mais usados são a cefalexina, amoxicilina + clavulanato ou clindamicina.

Os sintomas comuns incluem uma dor leve no terceiro ou quarto pododáctilo, que progride para uma sensação de queimação ou formigamento. O diagnóstico é baseado no histórico da pessoa e em um exame dos pés.

“Na maioria dos casos, basta o repouso e compressas de gelo nas mãos para ajudar a reduzir o fluxo sanguíneo. Se não melhorar, o ortopedista deve ser consultado. Ele pode prescrever desde analgésicos a anti-inflamatórios. Casos mais graves são tratados com fisioterapia ou cirurgia”, explica.

Tente “levantar” a unha que está encravada e inserir um algodão embaixo (fazendo uma espécie de alavanca), minimizando assim o atrito entre a pele e a unha e aliviando o incomodo nos cantos. Esse procedimento deve ser feito logo após a imersão do pé na água morna, pois a região estará mais maleável.

Quais são os principais sintomas da paroníquia? Os quadros agudos de paroníquia se caracterizam por uma dor muito forte, inchaço e vermelhidão na pele da área afetada pela inflamação. Também pode ocorrer a presença de pus debaixo da unha ou sob a pele.

Dor no dedão do pé intensa pode ser gota
Do lado da causa mais preocupante da dor no dedão do pé está a gota, também chamada de artrite gotosa. É uma artropatia (doença das articulações) inflamatória desencadeada pelo excesso de ácido úrico que se deposita na articulação.

A gota caracteriza-se, principalmente, por provocar inflamação, dor e inchaço nas articulações, em especial as articulações dos dedões, tornozelos e joelhos. A articulação pode ainda apresentar-se vermelha e quente.

Tratamento de dor no pé
Em caso de inflamação, o médico ortopedista pode prescrever medicamentos (ou remédios) anti-inflamatórios (ex. ibuprofeno) de forma a aliviar a dor e reduzir a inflamação. De acordo com as causas, muitos outros medicamentos podem ser usados para tratar ou realizar alívio sintomático.

A inflamação é a resposta de proteção normal do corpo a uma lesão. Ocorre quando os nossos glóbulos brancos lutam para nos proteger de uma infecção, por exemplo por bactérias ou vírus.

Caracteriza-se por desordem degenerativa da maior articulação do primeiro dedo do pé, que leva ao desgaste da cartilagem (artrose), com formação de bicos, protuberâncias ósseas e rigidez. A evolução da doença pode causar o bloqueio completo do movimento do dedo.

A eritromelalgia é uma síndrome rara em que pequenas artérias (arteríolas) da pele se dilatam periodicamente, o que provoca dor semelhante a queimação, sensação de pele quente, bem como vermelhidão nos pés e, com menos frequência, nas mãos. A eritromelalgia é uma doença arterial periférica funcional.

Medicamentos Voltaren para alivio da dor nos dedos, mãos e pulsos. Os geles Voltaren contêm diclofenac, um potente anti-inflamatório de aplicação tópica na pele.

Nebacetin contém dois antibióticos, a neomicina e a bacitracina zíncica, que juntos inibem o crescimento de vários tipos de bactérias, principalmente as que costumam causar infecções de pele e de mucosas. Por isto, Nebacetin é eficaz para tratar e para prevenir infecções de pele e de mucosas.

Probenxil gel é um medicamento anti-inflamatório tópico que age sobre a região inflamada aliviando o inchaço e a dor. A formulação do medicamento foi desenvolvida especialmente para ser friccionada sobre a pele.

De fato, o gelo auxilia na diminuição da inflamação local e do edema. E medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios são comumente prescritos pelo médico ortopedista. Aqui é importante fazer um alerta: somente o médico ortopedista pode prescrever medicamentos indicados para tendinite nos pés.

A dor no pé não costuma ter causas graves, sendo normalmente resolvida com repouso ou compressas no local. No entanto, há qualquer sinal de dor média ou intensa é importante ir até um médico ortopedista para investigar a possibilidade de alguma lesão ou problema mais grave na região dos pés.

Os remédios indicados para combater a dor ciática podem ser o Paracetamol, Ibuprofeno, ou os mais fortes, derivados da morfina como o Tramadol, mas um relaxante muscular e o Diazepan também podem ser indicados pelo ortopedista.