Porque o cravo volta no mesmo lugar?

Perguntado por: egarcia . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 20 votos

“O motivo disso ocorrer ainda é incerto, mas uma possível explicação para este fenômeno é o fato de existir neste local de constante incidência de cravos um aglomerado de glândulas sebáceas, ou até mesmo bactérias, que constantemente causem uma inflamação”, explica.

Já nos cravos fechados não é possível observar o folículo piloso entupido, mas ao espremer a pele (o que não é recomendado sem acompanhamento médico), percebe-se que sai desse folículo uma substância branca, o sebo.

Isso vai ajudar a abrir os poros e a suavizar o interior dos cravos.

Depende muito do tipo de pele. Mas, em média, isso leva de sete a dez dias. O secativo faz com que a cicatrização da espinha seja mais rápida, pois, geralmente, contém ácido salicílico e enxofre na fórmula. Se você for usar os produtos em forma de gel, passe na espinha logos após lavar o rosto, antes do hidratante.

Quem já reparou bem nos detalhes do processo de extração de cravos, provavelmente já percebeu que a pinça usada não é das mais comuns. Segundo a biomédica Fabiana, esse instrumento se chama pinça autoclavada e tem o formato parecido com um "L" - o que ajuda bastante na remoção da massinha.

Quando surgem os pontinhos no rosto, pode ser tentador espremer, né? Mas essa não é uma boa ideia! Espremer os cravos pode empurrar tanto o sebo como as bactérias mais para o fundo dos poros, provocando uma inflamação. Além disso, você pode provocar uma lesão e criar uma cicatriz no local.

A gente conta todos os cuidados que você deve ter depois de espremer uma espinha, vem conferir!

  1. 1- Evite mexer ainda mais no local. ...
  2. 2- Mantenha a região limpa. ...
  3. 3- Não use maquiagem no local machucado. ...
  4. 4- Aposte em um produto para espinhas. ...
  5. Como cuidar da espinha sem espreme-la?

O cravo da índia, também chamado cientificamente de Syzygium aromaticus, além de ser um ótimo tempero possui muitos benefícios medicinais; quando utilizado em banhos para abrir caminhos no amor.

“O cravo é um poro entupido de gordura”, explica a dermatologista Tereza Makaron, do Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Só que algumas bactérias, como a Propionobacterium acne, e até um parente das aranhas, o Demodex folliculorum, adoram morar dentro desses poros, onde encontram um ambiente ideal para procriar.

Contraindicações. Conforme explica Ana, nem todos podem ingerir o cravo-da-Índia para esses fins. Segundo ela, não é recomendado que crianças tomem o chá de cravo em grandes quantidades e gestantes devem evitar a bebida, já que ela pode aumentar as contrações do útero.

Entenda. Cravos pretos – São os comedões abertos, ou seja, quando o poro não está coberto por pele, apenas por sebo. A aparência escurecida se dá por conta da oxidação que acontece quando o material (sebo, queratina e células mortas) acumulado no poro dilatado entra em contato com o ar.

Em outras palavras, quando o poro é obstruído, o folículo fica repleto de sebo formando o cravo”. Além de explicar o que são comedões, o especialista diz que existem dois tipos de “cravos”: abertos e fechados.

Limpe muito bem o rosto e, em seguida, faça uma pasta de bicarbonato de sódio misturando-a com água e misturando bem os dois constituintes. Agora, aplique a pasta espalhando-a sobre as áreas afetadas pelo cravo. Mantenha-o por 3 minutos e depois enxágue com água morna. Você tem que usar isso duas vezes por semana.

4- Extração dos cravos: uma opção para retirar os cravos sem causar irritação na pele é usar dois cotonetes para pressionar exatamente ao lado de cada cravo. Há também produtos eletrônicos que desempenham essa função.