Porque o corticoide faz mal?

Perguntado por: osalgueiro . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 20 votos

Quando o corticoide é ingerido, o corpo interpreta que há níveis altos de cortisol no sangue e então diminui a produção do hormônio, prejudicando o equilíbrio do organismo.

Santucci conta que tomar um diurético pode ajudar. Porém, isso nunca deve ser feito sem a supervisão e recomendação do médico. Tanto durante o tratamento, quanto depois, recomenda-se uma dieta hipocalórica e hipossódica, isto é, diminuir massas, frituras, doces, álcool e sal.

Além das grávidas, pessoas com hipertensão, insuficiência cardíaca, insuficiência renal, osteoporose, epilepsia, úlcera gastroduodenal, glaucoma, psicose, obesidade ou diabetes não devem fazer uso de corticoides. Apenas a orientação médica poderá liberar para uso.

Hoje vamos entender o que são os corticoides. Por vezes, eles podem ser muito mais nocivos que os antibióticos.

A dexametasona é o mais potente corticoide sintético e seus efeitos colaterais incluem ganho de peso, diabetes, hipertensão, e outros comemorativos da Síndrome de Cushing, detalhada no post anterior. Tabela de equivalência entre os glicocorticoides. A dexametasona é 30 vezes mais potente que o cortisol.

Porém um de seus efeitos colaterais é o aumento da reabsorção de sódio e consequentemente de água, o que leva a um aumento de fluido extracelular, conhecido como inchaço.

O excesso de corticoides por um prolongado período pode levar o paciente a desenvolver a chamada Síndrome de Cushing, que resulta da estimulação crônica e excessiva dos órgãos-alvo por glicocorticoides endógenos ou exógenos.

O corticoide leva a redistribuição da gordura do corpo, ou seja, a gordura pode se acumular em locais indesejados, como no parte de trás do pescoço e ainda no rosto. Ele pode ficar “inchado”, arredondado, o que os médicos chamam de “moon face” ou “face de lua cheia”.

A insônia trazida pelo uso de corticoide, é caracterizada pela incapacidade de conciliar o sono, se tornando frequente em todo o ciclo do sono, impedindo o sono reparador. E, assim inicia a jornada insone do usuário de corticoide.

Tratamentos desse tipo não costumam ultrapassar os 10 dias de medicação. Em emergências, alguns médicos receitam o corticoide para aliviar sintomas rapidamente. Mas é essencial que a paciente procure um profissional após isso, com o objetivo de identificar o porquê da irritação na pele”.

Geralmente, uma dose baixa de prednisona é de cerca de 7,5 mg por dia ou menos, uma dose média varia entre 7,5 e 30 mg por dia e uma dose superior a 30 mg é considerada alta.

Anti-inflamatórios não-esteroides, como ibuprofeno, nimesulida e diclofenaco, agem apenas em uma dessas ramificações, e nas etapas finais. “Já os corticoides inibem o início dessa cascata de eventos. Por isso são extremamente potentes”, complementa.

Quando tempo demora para a prednisona sair do organismo? O medicamento pode demorar até 30 dias para sair 100% do organismo após a última dose. Além disso, quanto mais longo o tratamento, mais pode demorar para que os efeitos colaterais desapareçam.

Entre os anti-inflamatórios, a nimesulida é mais potente que o ácido acetilsalicílico (AAS). Por outro lado, não tem grande vantagem em relação ao diclofenaco e o ibuprofeno.