Porque o correto é meio-dia e meia?
MEIO-DIA E MEIA é a forma correta! Por quê? Trata-se da referência a 12ª (décima segunda) hora do dia + MEIA hora, ou seja, 12h + metade de uma hora. A palavra MEIA é um numeral fracionário, que se refere à metade de um todo, de uma unidade.
É ou são meia-noite e meia?
O correto é "meia-noite" (com hífen). 2 - "É" ou "são" meia-noite? O verbo nesse caso concorda com "meia", que é metade de uma unidade. Portanto: "é meia-noite".
Faz dois anos ou fazem dois anos?
Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.
Quando se usa a palavra meia?
Não tem problema. É só dar uma olhada na frase, ver qual função a palavra assume e substituir pelo sinônimo. Se na frase couber o termo “um pouco”, a palavra meia está proibida. Porém, se o sinônimo for “metade”, você pode usar, está liberado!
Por que dizemos meio-dia?
Quando o relógio marca 12 horas durante o dia, dizemos que é meio-dia.
Estava meio nervosa ou meia nervosa?
O termo que modifica um adjetivo é o advérbio, o qual é invariável em gênero e em número. Por essa razão, “meio”, advérbio de intensidade equivalente a “mais ou menos”, “um pouco”, deve ser empregado no masculino e no singular, invariavelmente. O correto, portanto, é dizer “meio nervosa”.
Porque meio e não meia?
Virá vinculado a um substantivo e concorda normalmente: meia-noite, meia garrafa, meia folha. Meio = advérbio de intensidade. Virá vinculado a um adjetivo e não se flexiona: meio cansada, meio distraída, meio louca, meio triste. Para sair de vez da dúvida, pense na palavra muito: se muito não varia, meio também não.
Faz 2 meses ou fazem 2 meses?
Quando o verbo FAZER se refere a tempo transcorrido, ele é impessoal. Ou seja, ele não tem sujeito com quem concordar e então deve ser empregado sempre no singular. Por isso, devemos dizer: faz 20 anos que o conheço/ Fazia três anos que ele não tirava férias.
Estou meia cansada Está correto?
Qual será o correto? A palavra meio quando se refere a adjetivo é um advérbio, por tanto deve permanecer invariável. Desta forma, o correto é a forma: ela ficou meio cansada depois de estudar a tarde toda.
Que hora que é meio-dia e meia?
Devemos utilizar a expressão meio-dia e meia sempre que quisermos referir a décima segunda hora do dia mais trinta minutos, ou seja, o meio-dia mais meia hora.
Porque meia-noite é meia-noite?
Sendo assim, a expressão “meia noite”, sem o uso de hífen, remete justamente à metade da noite. Em contrapartida, aplicando a simples regra da justaposição de termos, a expressão “meia-noite”, que se relaciona à forma inglesa Midnight, remete à exata hora. À zero hora, à meia-noite.
Qual é o correto 24 horas ou 00 horas?
Ao escrever horários em português em contextos formais, deve-se usar o sistema de 24 horas: por exemplo, 16h30 ou 16:30, reservando 4h30 e 4:30 para o horário de quatro e meia da madrugada.
Qual a diferença entre onde é aonde?
Aonde ou onde são termos gramaticalmente corretos e, embora os dois sirvam para indicar lugar, cada um deles tem uma aplicação adequada. Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras.
Faz-se as unhas ou Fazem-se as unhas?
Faz-se unhas: o que é feito? Unhas. Então: Unhas são feitas ou Fazem-se unhas.