Porque o corpo sai faísca?

Perguntado por: aparaiso . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.6 / 5 7 votos

A resposta é simples: excesso de cargas estáticas. Um simples aperto de mão em outra que não tem a mesma carga estática podem fazer com que ambas sintam um leve choque, pois o excedente de carga em uma das pessoas se distribui, passando parcialmente para a outra.

Esse fenómeno tão frequente nos humanos resulta da transferência entre corpos e objetos da eletricidade estática. Trata-se do acumular no organismo, de uma carga elétrica que aumenta, até dissipar para outro objeto ou corpo com carga neutra ou carga oposta.

Entre os efeitos da corrente elétrica, podemos listar grande dor muscular, paralisia, queimaduras devido ao Efeito Joule e até mesmo paradas cardíacas. Um dos choques mais letais é aquele que tomamos no braço esquerdo, pois ele está no mesmo caminho dos músculos cardíacos.

COMO EVITAR A DESCARGA ELETROSTÁTICA? O aterramento é a forma mais comum e eficiente de evitar esses danos, mas outras medidas podem ser tomadas, como escolher um piso com isolamento, usar calçados com solado de borracha e não ter por perto objetos com alta concentração de cargas.

O atrito criado pela fricção do tecido em um ambiente seco, como o de uma secadora, pode provocar o aumento da carga elétrica nas roupas, gerando a eletricidade estática. Para diminuir esse problema, use duas folhas com amaciante para secadoras.

A dica para sentir menos é: aumente a área de contato. Repare que você sente mais a corrente quando toca só o dedo no objeto carregado ou em alguém. Então, se você encostar a mão inteira, o braço, a perna, aumentará a área de transição e certamente sentirá menos.

Você sabe porque isso acontece? A resposta é simples: excesso de cargas estáticas. Um simples aperto de mão em outra que não tem a mesma carga estática podem fazer com que ambas sintam um leve choque, pois o excedente de carga em uma das pessoas se distribui, passando parcialmente para a outra.

É comum percebermos esse choque quando encostamos em objetos de metal como a porta do carro, o registro do chuveiro, a maçaneta de uma porta, ou quando encostamos em outra pessoa, pois todos são bons condutores de eletricidade que permitem que a corrente elétrica flua no material.

Isso acontece quando a carga estática de uma pessoa está diferente de outra ou do que ela toca, ou seja, um está mais "carregado". Nessa situação, o contato resulta em uma troca de cargas elétricas. Todos já tivemos essa sensação desagradável.

Quando uma pessoa sofre um choque elétrico as consequências podem ser: queimaduras, Contrações Musculares e do Sistema Nervoso e, dependendo da intensidade do choque, poderão ser afetados órgãos vitais como Coração e Pulmão, que podem levar a pessoa à morte.

Sendo assim, a resposta para a nossa pergunta é: sim, nosso corpo produz eletricidade. Esta eletricidade, que no caso é denominada de bioeletricidade é visualizada com muita facilidade através de um eletrocardiograma ou do eletrocenfalograma.

A gente não percebe, mas o corpo humano é um bom condutor de eletricidade, ou seja, permite que cargas elétricas (os elétrons) se movimentem livremente, possibilitando a passagem de corrente elétrica. O tempo todo estamos nos carregando e descarregando.

Dois corpos eletricamente carregados podem exercer atração ou repulsão entre si de acordo com o seu sinal de carga. Corpos com cargas elétricas de sinais iguais repelem-se, e corpos cujas cargas elétricas possuem sinais contrários atraem-se.

Para que um raio possa ocorrer é necessário que existam cargas de sinais opostos entre nuvens ou entre nuvens e o solo, quando isso ocorre, a atração entre as cargas é tão grande que provoca a descarga elétrica.

- Lave a roupa com água benta e sal grosso. Ponha um punhado de são grosso na água, gotas de água benta e deixe a roupa de molho num balde cheio de água comum. Depois lave normalmente e seque ao sol. O sal grosso tira as más energias e água benta purifica.