Porque o corpo fica quente quando você tá perto de alguém que gosta?

Perguntado por: anunes . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.1 / 5 8 votos

De acordo com o psicólogo José Palcoski, do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), em Curitiba, as tradicionais palpitações e o “frio na barriga” ao se aproximar de alguém ocorrem devido à liberação de adrenalina no organismo quando há interesse pela outra pessoa.

Além da menopausa e da andropausa, que são as causas mais comuns, existem outros distúrbios relacionados com essa sensação. Entre os principais, podemos citar alterações na tireoide, ansiedade, diabetes e até hipertensão.

O coração bate com mais força e intensidade, você sente menos sono e até mesmo o sistema digestório se altera. Os níveis de serotonina, por sua vez, caem em até 40% . Justamente ela, que é a responsável por nos acalmar e trazer a velha e boa sensação de bem-estar.

Mas já adianta: se você fica fantasiando seu futuro ao lado daquela pessoa, é um sinal sólido de paixão. Agora, se não faz planos e fica em dúvida se deve apresentá-la aos seus amigos, mostra que é só atração mesmo.

Essa produção fora do comum explica a sensação causada de ter o corpo e a mente fora de controle. Diz-se que "rolou uma química" quando as duas pessoas são afetadas por esta produção hormonal, os chamados feromônios, hormônios que, nos animais, se destina a estimular a escolha de um parceiro e o acasalamento.

Clorose, também conhecida como febris amatoria (do latim "febre do amor") ou ainda morbo virgineo (do latim "doença das virgens"), foi uma doença acometida em humanos - em sua maioria meninas adolescentes ou jovens apáticas - mencionada em diagnósticos médicos durante vários séculos e classificada como uma doença ...

A atracção pelo outro é sobretudo química. O aspecto físico e o cheiro podem desencadear uma reacção imediata que nos faz apaixonar por alguém.

88 dias

O tempo médio para os homens se apaixonarem é de 88 dias, enquanto os mesmos sentimentos de amor verdadeiro exigem pelo menos 134 dias das mulheres. Outro site de namoro, o Elite Singles, fez uma pesquisa em 2017 e descobriu que 61% das mulheres acreditam no amor à primeira vista, contra 72% dos homens.

Pode-se dizer que um homem é “quente” quando trata as pessoas com respeito e carinho.

Estresse ou ansiedade
As pessoas podem suar mais, sentir mais calor do que o normal ou ficar vermelhas no rosto. Outros sintomas podem incluir: pulso aumentado. boca seca.

A cabeça concentra a maior temperatura do corpo; na testa, o calor chega a 50 graus.

Ele mantém contato visual. Se o seu paquera estabelece e mantém um contato visual prolongado é porque se sente atraído por você. Se ele não faz nenhum esforço para manter seu olhar em você significa que está escondendo alguma coisa, ou que realmente não tem muito interesse.

Ele se sente visto e apreciado por quem ele é.
Ele fica mais carinhoso, mais envolvido, começa a fazer mais por você. Apreciação é o que atinge um homem no nível mais profundo. Não se trata apenas de dizer “obrigado” toda vez que ele faz algo de bom. É mais profundo que isso.

30 meses

Segundo um estudo da University College, de Londres, a paixão dura entre 18 e 30 meses. Ou seja, ficamos apaixonados de um ano e meio a três anos e meio, sendo que o auge da felicidade a dois costuma ser alcançada por volta dos três anos de relação.

A atração é impulsionada pelos mesmos caminhos cerebrais que controlam a sensação de recompensa. Dessa forma, isso explica o motivo pelo qual os estágios iniciais de um relacionamento podem ser tão estimulantes. Afinal, a dopamina é produzida e causa uma sensação de euforia quando estamos perto das pessoas que amamos.

A química de um beijo
As bochechas ficam rosadas, o pulso acelera e nossa respiração fica descontrolada e intensa. As pupilas dilatam, o que, talvez, explique o motivo por que muitas pessoas fecham os olhos durante este momento.

É possível ter um vínculo muito forte com o marido, mas sentir desejo por um colega de trabalho e estar apaixonada pelo vizinho." "Vários estudos, tanto americanos quanto europeus, chegaram à conclusão semelhante: a paixão, esse estado de alteração mental e física muito característico, dura de 12 a 48 meses.