Porque o corpo dos santos não se decompor?

Perguntado por: acorte . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.2 / 5 15 votos

Para a comunidade religiosa, esse fenômeno era um sinal divino, que sinaliza a santidade tão profunda daquele corpo, o qual teria sua carne preservada da corrupção e decomposição. Nesse aspecto de fé, a Igreja considerava a preparação do corpo para a ressurreição.

Atualmente, existem corpos incorruptos em exposição em igrejas de várias partes do mundo, com a grande maioria deles espalhada pela Europa. Alguns não resistiram à passagem do tempo — e à ação do ambiente depois que foram exumados —, e finalmente se descompuseram.

Sim, o corpo do Padre Pio recebeu tratamento químico para permanecer preservado após a exumação. Gabrielli revelou que foi aplicada “uma solução de elevada concentração de formalina em álcool”. O procedimento foi completado com creosoto, ácido benzóico e essência de turpentina.

Porém, em média, um corpo enterrado em um caixão típico costuma começar a se decompor em um ano, mas leva até uma década para se decompor totalmente, restando apenas o esqueleto, Daniel Westcott, diretor do Instituto de Antropologia Forense Center da Texas State University, disse ao Live Science.

Sendo assim, pode ocorrer a mumificação natural (em ambiente muito seco) ou a adipocere (em ambiente muito úmido). Devido a esses novos estudos e descobertas, atualmente, a Igreja Católica não considera mais o atual estado de preservação de um corpo para seu processo de canonização.

Corpo incorrupto “é um corpo que, por razões não explicadas cientificamente, permanecem em um estado de conservação muito acima do normal. Existem raros casos de corpos incorruptos. Entre eles estão cerca de 100 santos, beatos e papas.

Italia

Importante local de peregrinação na Italia. O santuário e o convento dos agostinianos atrai devotos de todos os cantos. É na basílica que se encontra a urna com o corpo incorrupto de Santa Rita, que faleceu em 1457, e é conhecida como “a Santa das causas impossíveis”.

(4) A palavra grega “aphtharsia” traduzida por “incorruptibilidade” na versão que usamos, significa algo que não se estraga, eterno, perpétuo, algo que não apodrece. Portanto, “se revista de incorruptibilidade” é uma citação que indica uma transformação a ser realizada em nós.

Também conhecido como “Velatio“, este costume de cobrir as imagens das Igrejas com tecido roxo durante a Quaresma, é para que os fiéis não “se distraiam” com os Santos e que a sua devoção deve estar fundamentada no Mistério Pascal de Cristo, ou seja, na Sua paixão, morte e ressurreição.

"Os santos não têm somente a função de servir de incentivo, de estímulo para os fiéis; contribuem também para fortalecer e acrescentar a união existente entre a Igreja dos falecidos (chamada de triunfante) e a Igreja peregrinante deste mundo.

Um candidato a santo tem de ter alguma vinculação com a condição de ser venerado por alguma característica ou comportamento, religioso ou social, que o torne diferente entre fiéis e atraia devoção.

O papa João Paulo 2º foi embalsamado, para manter a aparência.

Padre Pio foi uma das vítimas do vírus H1N1 que, de fevereiro de 1918 a abril de 1920, infectou cerca de 500 milhões de pessoas em todo o planeta.

pleurisia

Tudo começou em abril de 1959, quando ficou gravemente abatido por uma pleurisia. O santo foi de tal forma acometido da enfermidade que precisou parar de atender confissões, de dar a benção do Santíssimo Sacramento aos fiéis e de celebrar a Missa, ficando de cama.

De acordo com eles, esse é o tempo necessário para que a alma se desvincule do corpo. Para os judeus, o corpo não pode ser destruído, pois a alma se separaria dele lentamente durante a decomposição.

É possível ser enterrado vivo? Não. Na prática, o sepultamento passa por tantas burocracias que, no meio do caminho, o engano seria descoberto por alguém.

Homem não era enterrado com os pés calçados, pois Jesus sempre andou descalço. Se aparecesse na porta do céu de sapatos, estaria querendo ser melhor que o filho de Deus, e o castigo para tal ofensa era dos mais graduados.

O Santo dos Santos era uma sala em formato de um cubo. Dentro do Santo dos Santos ficava a Arca da Aliança. Essa Arca era a representação máxima da presença de Deus no meio de seu povo no tempo do Antigo Testamento.