Porque o consumismo afeta diretamente a sociedade?

Perguntado por: lgalvao . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 2 votos

O consumismo também causa consequências à sociedade, já que contribui para o processo de degradação das relações sociais. Muitas vezes excluímos pessoas e as julgamos pelo simples fato de ela não possuir tal objeto ou não estar com “roupas da moda”.

O consumismo exagerado leva a outro grande problema praticamente universal: a destinação dos resíduos sólidos. Não apenas o Brasil sofre com a destinação dos resíduos, outros países subdesenvolvidos, e até mesmo desenvolvidos, também se deparam a situação.

O consumo também tem consequências sociais. Enquanto nações são bem avaliadas pela capacidade de compra individual, devido ao crescimento da economia gerado pelo consumo, muitas pessoas entram em quadros de depressão e de ansiedade devido a esses fatores.

O QUE CAUSA O CONSUMISMO? O consumismo não tem uma causa específica. Esse comportamento é motivado por uma série de fatores que envolvem desde a mídia até as táticas de propaganda utilizadas por organizações empresariais.

A pesquisa identificou que pessoas pobres tem aspectos de consumo e privações que moldam seu comportamento e sua vida em sociedade. As privações vivenciadas estão relacionadas a saúde, educação, habitação e alimentação. Em decorrência das privações de consumo, essas pessoas sofrem implicações emocionais e sociais.

A pessoa com comportamento consumista costuma ter muitos problemas financeiros. Em determinado momento ela começa a gastar mais do que ganha e transforma a vida financeira em um caos. Nesse caso, é impossível economizar, guardar dinheiro e alcançar objetivos que não sejam comprar.

Um dos aspectos mais criticados no que se refere à sociedade de consumo é a obsolescência programada – ou obsolescência planejada –, que consiste na produção de mercadorias previamente elaboradas para serem rapidamente descartadas, fazendo com que o consumidor compre um novo produto em breve.

O consumismo desencadeia fortes problemas ambientais, como lixo, desmatamento e a poluição, assim como vem sendo o responsável por distúrbios na sociedade como modismo, endividamento, má qualidade de vida, roubos, bulliyng entre outros.

Com nome esquisito, a oneomania – mais conhecida como consumo compulsivo – atinge entre 2% e 8% das pessoas no mundo, com muito ou pouco dinheiro, que escondem as sacolas e sofrem com as compras. A doença atinge principalmente as mulheres: a proporção é de quatro mulheres para cada homem.

O Consumismo é o ato que está relacionado ao consumo excessivo, ou seja, à compra de produtos ou serviços de modo exagerado. O consumismo é característico das sociedades modernas capitalistas e da expansão da globalização.

Uma pessoa pode ser considerada consumista quando dá preferência ao shopping a qualquer outro tipo de passeio, faz compras até que todo o limite de crédito que possui exceda, deixa de usar objetos comprados há algum tempo, não consegue sair do shopping sem comprar algo, se sente mal quando alguém usa um objeto mais ...

Consumismo – Quais são suas consequências?

  • 1.1 Principais consequências do consumismo.
  • 1.2 Desenvolvimento do oneomania.
  • 1.3 Problemas financeiros.
  • 1.4 Perda de significado das coisas.
  • 1.5 Problemas nos relacionamentos.
  • 1.6 Degradação do meio ambiente.

7 dicas para evitar o consumismo e as compras por ansiedade

  1. Entenda o motivo por trás de cada compra. ...
  2. Controle seu orçamento. ...
  3. Foque nas suas metas financeiras. ...
  4. Adie as compras. ...
  5. Aposte no consumo colaborativo. ...
  6. Planeje suas compras. ...
  7. Separe o “ser” do “ter”

Entende-se por sociedade de consumo a era contemporânea do capitalismo em que o crescimento econômico e a geração de lucro e riqueza encontram-se predominantemente pautados no crescimento da atividade comercial e, consequentemente, do consumo.

Praticidade na hora de comprar, pagar e receber; Preço cada vez mais competitivo; Soluções rápidas e que cumpram as expectativas do consumidor; Relacionamento próximo e transparente com o cliente.

O plástico que está nos produtos que compramos muitas vezes param nos oceanos e prejudicam a vida marinha, a roupa que compramos nas lojas de departamentos utilizam uma grande quantidade de água para a produção, consumindo de maneira exagerada e sem controle esse recurso de que tanto precisamos.

Pesquisa mostra que 76% não praticam consumo consciente no Brasil.